Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Infográfico estático e animado

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP29 : Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

EF67LP20 : Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.

EF67LP21 : Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

EF69LP33 : Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.

EF67LP24 : Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

EF67LP25 : Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.

EF69LP35 : Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

EF69LP36 : Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

EF69LP38 : Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

EF69LP40 : Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

EF69LP41 : Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.

EF69LP42 : Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,

Plano 01 de 15

Conhecendo o gênero do discurso infográfico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Juliana Ormastroni Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Conhecendo o gênero do discurso infográfico Finalidade da aula: ...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP29

Plano 02 de 15

Infográficos e curadoria: a seleção e filtragem de informaçõ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Juliana Ormastroni Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Infográficos e curadoria: a seleção e filtragem de informa&cc...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP20

Plano 03 de 15

Explorando a multimodalidade: os elementos verbais e não ver...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Juliana OrmastroniMentor: Conceição Maria Alves Especialista: Juliana Ormastroni Título da aula: Explorando a multimodalidade: os elementos verbais e não verbais em contribui&cced...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP33

Plano 04 de 15

A construção composicional do gênero do discurso infográfico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Juliana Ormastroni Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: A construção composicional do gênero do discurso infográ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP42

Plano 05 de 15

Reconhecendo a linguagem que compõe o infográfico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Juliana Ormastroni Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Reconhecendo a linguagem que compõe o infográfico Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP42

Plano 06 de 15

Elementos constitutivos, paralinguísticos e cinésicos de uma...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Juliana Ormastroni Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Elementos constitutivos, paralinguísticos e cinésicos de uma videoau...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP42

Plano 07 de 15

A construção de argumentos com base nas informações de um in...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Juliana Ormastroni Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: A construção de argumentos com base nas informações de...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP25

EF69LP41

Plano 08 de 15

Emprego de slides: seleção de informações e emprego de ferra...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Juliana OrmastroniMentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Emprego de slides: seleção de informações e emprego de ferramentas...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP25

EF69LP41

Plano 09 de 15

Uso de slides como recurso para apresentação oral sobre o gê...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Juliana Ormastroni Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Uso de slides como recurso para apresentação oral sobre o gêne...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP25

EF69LP41

Plano 10 de 15

Videoaula: contexto de produção, recursos e elementos parali...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Juliana OrmastroniMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Videoaula: contexto de produção, recursos e elementos paralinguísticos e cinésicos F...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 11 de 15

Planejamento, roteiro e ensaio para a gravação de uma videoa...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Juliana OrmastroniMentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Planejamento, roteiro e ensaio para a gravação de uma videoaula Finalidade da au...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP24

EF69LP38

Plano 12 de 15

Gravação e edição de videoaula sobre infográficos: elemento...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Juliana OrmastroniMentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Gravação e edição de  videoaula sobre infográficos: el...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP24

EF69LP38

Plano 13 de 15

Elaboração de um projeto de texto: o planejamento de um info...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Juliana OrmastroniMentor: Conceição MariaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Elaboração de um projeto de texto: o planejamento de um infográfico Finalidade d...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP21

EF69LP35

EF69LP36

Plano 14 de 15

Produção de um infográfico animado

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Juliana OrmastroniMentor: Erica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção de um infográfico animado Finalidade da aula: Elaborar um infográfico animado com ...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP21

EF69LP35

EF69LP36

Plano 15 de 15

O processo de revisão de texto: um olhar sobre as capacidade...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Juliana OrmastroniMentor: Erica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: O processo de revisão de texto: um olhar sobre as capacidades de linguagem dos infográficos produzidos pelos a...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP21

EF69LP35

EF69LP36