Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Haicai

Material para trabalhar as habilidades:

EF89LP37 : Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF69LP48 : Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

EF69LP51 : Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

EF69LP53 : Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

EF69LP54 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

EF89LP33 : Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

EF89LP36 : Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.

Plano 01 de 15

Leitura e reconhecimento de haicai

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Carolina Alecrim BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Leitura e reconhecimento de haicai Finalidade da aula: Construir a definição de...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 02 de 15

A origem do haicai e seus contextos de produção e recepção

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ana Carolina Alecrim Benzoni Mentor: Débora Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A origem do haicai e seus contextos de produção e recepçã...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

Plano 03 de 15

Leitura de haicais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Leitura de haicais Finalidade da aula: Ler e compreender haicais previamente selecionados interagindo com o espa&cc...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF89LP33

Plano 04 de 15

A estrutura composicional do haicai

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A estrutura composicional do haicai Finalidade da aula: Entrar em contato com a estrutura do haicai percebendo o ef...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF89LP37

EF69LP48

Plano 05 de 15

Metrificação no haicai

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Metrificação no haicai Finalidade da aula: Analisar a métrica do haicai, percebendo a import&a...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF89LP37

EF69LP48

Plano 06 de 15

Leitura de haicais: japoneses x brasileiros

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Leitura de haicais: japoneses x brasileiro Finalidade da aula: Contrastar a produção de haicais brasi...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF89LP37

EF69LP48

Plano 07 de 15

As palavras e a construção da imagem no haicai

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Benzoni Mentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: As palavras e a construção da imagem no haicai Finalidade da aula: Analisar, em um grupo de poe...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 08 de 15

A presença e ausência de rima no haicai

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Benzoni Mentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A presença e ausência de rima no haicai Finalidade da aula: Diferenciar os haicais clássi...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 09 de 15

Haicai: do concretismo ao humor

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana Benzoni Mentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Haicai: do concretismo ao humor Finalidade da aula: Comparar o trabalho gráfico de haicais japoneses e o trabalh...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

9º ano

EF69LP54

Plano 10 de 15

Haicai e a natureza - declamação de poemas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Haicai e a natureza - declamação de poemas Finalidade da aula: Apreciar trechos da peça &...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 11 de 15

Haicai e a natureza - declamação de poemas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Haicai e a natureza - declamação de poemas Finalidade da aula: Declamar haicais previamente selecionados ao...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 12 de 15

Haicai e a natureza - declamação de poemas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Haicai e a natureza - declamação de poemas Finalidade da aula: Editar os vídeos gravados na au...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 13 de 15

Produzindo haicai - projeto “Árvore de haicai”

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produzindo haicai - projeto “Árvore de haicai” Finalidade da aula: Compreender o projeto &l...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

Plano 14 de 15

Produzindo haicai - projeto “Árvore de haicai” - II

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produzindo haicai - projeto “Árvore de haicai” - II Finalidade da aula: Produzir 2 haicais,...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

Plano 15 de 15

O projeto “Árvore de haicai” - III

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ana BenzoniMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O projeto “Árvore de haicai” - III Finalidade da aula: Revisar  textos feitos previame...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP36