Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Fábulas

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF35LP22 : Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF35LP25 : Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF35LP26 : Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF35LP29 : Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

EF35LP30 : Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF35LP03 : Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF15LP16 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

EF35LP05 : Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF15LP19 : Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF03LP07 : Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.

EF35LP14 : Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

Plano 01 de 15

Fábulas na escola

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Elenir NovaesMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Fábulas na escola Finalidade da aula: Identificar a finalidade do gênero textual f&aacu...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Compreendendo as fábulas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Elenir NovaesMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Compreendendo as fábulas Finalidade da aula: Perceber e analisar criticamente o ensinamento c...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP16

EF35LP22

EF15LP02

EF15LP03

Plano 03 de 15

A fábula na sala de aula

<title> Sobre este plano </title> Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco n...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP03

EF15LP16

EF35LP05

EF15LP02

EF15LP03

Plano 04 de 15

Fábula e sua composição

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Elenir NovaesMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Fábula e sua composição Finalidade da aula:Identificar as partes que compõem ...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP29

Plano 05 de 15

Fábula em foco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Elenir NovaesMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Fábula em foco Finalidade da aula:Ler textos analisando cenário, conflito gerador e resolu&...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP29

Plano 06 de 15

Fábulas à vista

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Elenir NovaesMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Fábulas à vista Finalidade da aula:Identificar o ponto de vista com base no qual as hist&oa...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP29

Plano 07 de 15

Diferenciando discurso direto e indireto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Elenir NovaesMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diferenciando discurso direto e indireto Finalidade da aula: Comparar discurso direto e indireto, o...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF03LP07

EF35LP30

Plano 08 de 15

Diálogo na sala de aula

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Elenir NovaesMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diálogo na sala de aula Finalidade da aula: Reconhecer a finalidade da pontuaçã...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF03LP07

EF35LP30

Plano 09 de 15

Diálogo em fábulas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Elenir Novaes Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Diálogo em fábulas Finalidade da aula: Reconhecer e utilizar a pontua&cc...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF03LP07

EF35LP30

Plano 10 de 15

Oralidade: escuta atenta

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria Teresa SugaharaMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Oralidade: escuta atenta Finalidade da aula: Refletir sobre o Relato oral/Registro formal e informal ...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP13

Plano 11 de 15

Oralidade: planejando um sarau

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria Teresa Sugahara Mentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Oralidade: planejando um sarau Finalidade da aula: Recontar oralmente uma fábula com apoio de ...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP19

Plano 12 de 15

Oralidade: Sarau de Fábulas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria Teresa SugaharaMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Oralidade: Sarau de Fábulas Finalidade da aula: Recontar oralmente uma fábula....

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP19

Plano 13 de 15

Planejando uma fábula

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria Teresa SugaharaMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Planejando uma fábula Finalidade da aula: Refletir sobre os elementos constitutivos ...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP25

EF15LP05

Plano 14 de 15

Produzindo novas fábulas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria Teresa SugaharaMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Produzindo novas fábulas Finalidade da aula: Usar os elementos de apresentaç...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP25

EF35LP26

EF35LP14

Plano 15 de 15

Revisando fábulas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Maria Teresa SugaharaMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Revisando fábulas Finalidade da aula: Ler os textos escritos em dupla, anotar poss&i...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07