Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Entrevista oral ou escrita

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP11 : Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.

EF69LP12 : Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

EF06LP01 : Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.

EF69LP16 : Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

EF69LP17 : Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).

EF67LP08 : Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

EF69LP03 : Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

EF69LP06 : Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0,

EF69LP07 : Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

EF67LP14 : Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.

EF69LP08 : Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

EF69LP10 : Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.

Plano 01 de 15

Introdução ao gênero entrevista

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Introdução ao gênero entrevista Finalidade da aula: A partir da leitura de uma entr...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF06LP01

Plano 02 de 15

Leitura de uma entrevista: sentidos globais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Leitura de uma entrevista: sentidos globais Finalidade da aula: Compreender os sentidos globais de uma ...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP03

Plano 03 de 15

Leitura de uma entrevista: observação do paratexto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Leitura de uma entrevista: observação do paratexto Finalidade da aula: Observar a multiss...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP08

Plano 04 de 15

Partes e organização da entrevista

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Partes e organização da entrevista Finalidade da aula: Analisar entrevistas para descobri...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 05 de 15

Apresentação do entrevistado e turnos de fala em uma entrevi...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Apresentação do entrevistado e turnos de fala em uma entrevistaFinalidade da aula: Compre...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 06 de 15

Reconstrução de uma entrevista

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Reconstrução de uma entrevistaFinalidade da aula: Reconstruir o texto de uma entrevista a ...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 07 de 15

O estilo na linguagem do entrevistado e do entrevistador

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert  Título da aula: O estilo na linguagem do entrevistado e do entrevistador Finalidade da aula: Descobrir como as es...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP17

Plano 08 de 15

Expressões que organizam e conduzem a interação em uma entre...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Expressões que organizam e conduzem a interação em uma entrevista Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP17

Plano 09 de 15

Inferir as perguntas e as escolhas lexicais em uma entrevist...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Inferir as perguntas e as escolhas lexicais em uma entrevistaF inalidade da aula: A partir de uma entrevista em que as...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP17

Plano 10 de 15

Apreciação de uma entrevista em suporte audiovisual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Apreciação de uma entrevista em suporte audiovisual Finalidade da aula: Analisar uma entr...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP11

EF67LP14

Plano 11 de 15

Planejamento de uma entrevista em formato audiovisual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Planejamento de uma entrevista em formato audiovisual Finalidade da aula: Planejar a realizaç&at...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP12

EF69LP10

Plano 12 de 15

Realização de uma entrevista em formato audiovisual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Realização de uma entrevista em formato audiovisual Finalidade da aula: Realizar e regist...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP11

EF69LP10

Plano 13 de 15

Planejamento de uma entrevista escrita

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Planejamento de uma entrevista escrita Finalidade da aula: Planejar uma entrevista escrita para divulga&cced...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP06

EF69LP07

EF69LP08

Plano 14 de 15

Produção de uma entrevista escrita

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção de uma entrevista escrita Finalidade da aula: Textualizar, em pequenos grupos, a entr...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP06

EF69LP07

EF69LP08

Plano 15 de 15

Revisão, socialização e publicação de uma entrevista escrita

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carolina MacedoMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Revisão, socialização e publicação de uma entrevista escrita Finalidade da aul...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP06

EF69LP07

EF69LP08