Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP29 : Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

EF67LP21 : Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

EF69LP32 : Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

EF69LP33 : Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.

EF67LP24 : Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

EF69LP34 : Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e

EF69LP35 : Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

EF69LP36 : Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

EF69LP38 : Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

EF69LP40 : Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

EF69LP41 : Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.

EF69LP42 : Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,

Plano 01 de 15

Ler um mapa conceitual para reconhecer seus propósitos, estr...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carla GerhardtMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Finalidade da aula: Ler um mapa conceitual para reconhecer seus propósitos, estrutura composicional e linguística e cam...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP29

Plano 02 de 15

Ler, em grupos, mapas conceituais de diversos estilos visuai...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Carla Gerhardt Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Finalidade da aula: Ler, em grupos, mapas conceituais de diversos estilos visuais e assuntos, para refletir sobre o contexto ...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP29

Plano 03 de 15

Sintetização de informações em mapa conceitual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Carla Gerhardt Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Sintetização de informações em mapa conceitual Finalidade da aula: Le...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP32

EF69LP33

EF69LP34

Plano 04 de 15

Organização de exposição oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Carla Gerhardt Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Organização de exposição oral Finalidade da aula: Explorar exposi&cce...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP42

Plano 05 de 15

Aspectos de etapas da exposição oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carla GerhardtMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert  Título da aula: Aspectos de etapas da exposição oral Finalidade da aula: Comparar exposições ora...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP42

Plano 06 de 15

Planejamento de Exposição Oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Carla Gerhardt Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Planejamento de Exposição Oral Finalidade da aula: Preparar exposição...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP42

Plano 07 de 15

Conteúdo de Slides para Exposição Oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carla GerhardtMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Conteúdo de Slides para Exposição Oral Finalidade da aula: Perceber conteúdo de aprese...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP41

Plano 08 de 15

Síntese de informações em slides de Exposição Oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carla GerhardtMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Síntese de informações em slides de Exposição Oral Finalidade da aula: Comparar...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP41

Plano 09 de 15

Organização de informações em slides para exposição oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carla GerhardtMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Organização de informações em slides para exposição oral Finalidade da aula:&...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP41

Plano 10 de 15

Organização de Exposição Oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carla GerhardtMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Organização de Exposição Oral Finalidade da aula: Comparar exposições or...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF67LP24

EF69LP38

Plano 11 de 15

Planejamento e Avaliação de Exposição Oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carla GerhardtMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Planejamento e Avaliação de Exposição Oral Finalidade da aula: Planejar exposiç...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF67LP24

EF69LP38

Plano 12 de 15

Apresentação, avaliação e revisão da exposição oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carla GerhardtMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Apresentação, avaliação e revisão da exposição oral Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF67LP24

EF69LP38

Plano 13 de 15

Planejamento de Mapa conceitual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carla GerhardtMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Planejamento de Mapa conceitual Finalidade da aula: Planejar a produção de um Mapa conceitual tomand...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP21

EF69LP35

EF69LP36

Plano 14 de 15

Produção de Mapas conceituais e critérios de avaliação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carla GerhardtMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção de Mapas conceituais e critérios de avaliação Finalidade da aula: Prod...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP21

EF69LP35

EF69LP36

Plano 15 de 15

Socialização, avaliação e revisão de Mapa conceitual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Carla GerhardtMentor: Carolina MüllerEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Socialização, avaliação e revisão de Mapa conceitual Finalidade da aula: Social...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP21

EF69LP35

EF69LP36