EF12LP17 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
EF12LP02 : Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
EF01LP22 : Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
EF01LP23 : Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
EF01LP24 : Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
Língua Portuguesa
1º ano
Leitura/Escuta
EF15LP01
Língua Portuguesa
1º ano
Leitura/Escuta
EF12LP02
EF15LP02
Língua Portuguesa
1º ano
Leitura/Escuta
EF12LP17
EF15LP02
Língua Portuguesa
1º ano
Análise linguística/Semiótica
EF01LP24
Língua Portuguesa
1º ano
Análise linguística/Semiótica
EF01LP24
Língua Portuguesa
1º ano
Análise linguística/Semiótica
EF01LP24
Língua Portuguesa
1º ano
Análise linguística/Semiótica
EF01LP24
Língua Portuguesa
1º ano
Análise linguística/Semiótica
EF01LP24
Língua Portuguesa
1º ano
Análise linguística/Semiótica
EF01LP24
Língua Portuguesa
1º ano
Oralidade
EF01LP23
Língua Portuguesa
1º ano
Oralidade
EF01LP23
EF15LP13
Língua Portuguesa
1º ano
Oralidade
EF01LP23
Língua Portuguesa
1º ano
Produção de textos
EF15LP05
EF01LP22
Língua Portuguesa
1º ano
Produção de textos
EF15LP05
EF01LP22
Língua Portuguesa
1º ano
Produção de textos
EF15LP07
EF01LP22