Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Crônicas

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF35LP26 : Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF35LP29 : Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

EF35LP30 : Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

EF35LP01 : Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF35LP03 : Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF15LP16 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

EF35LP05 : Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF35LP10 : Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

EF05LP16 : Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.

EF35LP11 : Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.

EF05LP23 : Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.

Plano 01 de 15

Crônica: uma leitura do cotidiano

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira SousaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Crônica: uma leitura do cotidiano Finalidade da aula: Compreender o gênero Crôni...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Ler e interpretar o gênero Crônica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira SousaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Ler e interpretar o gênero Crônica Finalidade da aula: - Ler, de forma autônoma ...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP03

EF15LP16

EF35LP05

EF15LP02

EF35LP01

Plano 03 de 15

Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira SousaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas Finalidade da aula: - Ler e com...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP02

EF05LP16

EF05LP23

Plano 04 de 15

A Crônica humorística

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira Sousa Mentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: A Crônica humorística Finalidade da aula: - Ler com autonomia o gênero Cr&oci...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP29

Plano 05 de 15

Relacionando os gêneros Crônica e Cartum

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira SousaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Relacionando os gêneros Crônica e Cartum Finalidade da aula: - Ler texto do gênero Cartum, rec...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP29

Plano 06 de 15

Sistematizando o conhecimento do gênero Crônica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira Sousa Mentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Sistematizando o conhecimento do gênero Crônica Finalidade da aula: - Reescrever te...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP29

Plano 07 de 15

Discurso direto e indireto - Introdução

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira Sousa Mentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Discurso direto e indireto - Introdução Finalidade da aula: Reconhecer o uso do d...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP30

Plano 08 de 15

Discurso direto e indireto - Sistematizando o conhecimento

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira SousaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Discurso direto e indireto - Sistematizando o conhecimento Finalidade da aula: Sistematizar o uso do discurso di...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP30

Plano 09 de 15

Discurso direto e indireto - Aplicando o que aprendemos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira Sousa Mentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula:Discurso direto e indireto - Aplicando o que aprendemos Finalidade da aula: - Comparar os discursos d...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP30

Plano 10 de 15

Analisando textos orais - A Crônica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira Sousa Mentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Analisando textos orais - A Crônica Finalidade da aula: Identificar marcas própria...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP10

EF35LP11

EF15LP13

Plano 11 de 15

Planejando a elaboração de um texto oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira SousaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Planejando a elaboração de um texto oral Finalidade da aula: Planejar a elaboração de...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP10

EF35LP11

EF15LP13

Plano 12 de 15

Produzindo o texto oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira Sousa Mentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Produzindo o texto oral Finalidade da aula: Produzir crônica oral, atentando para as cara...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP10

EF35LP11

EF15LP13

Plano 13 de 15

Produzindo crônicas - Planejamento

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira SousaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Produzindo crônicas - Planejamento Finalidade da aula: Planejar a escrita de Crônica a partir de uma...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

Plano 14 de 15

Produzindo Crônicas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira SousaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Produzindo Crônicas Finalidade da aula: Produzir crônica, considerando as características rela...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF35LP26

Plano 15 de 15

Produzindo Crônicas - Revisão

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Janira SousaMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Produzindo Crônicas - Revisão Finalidade da aula: Revisar texto com o apoio do professor e reescre...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07