Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Cordel

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF69LP48 : Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

EF69LP49 : Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

EF69LP51 : Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

EF69LP53 : Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

EF69LP54 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

EF69LP55 : Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

EF89LP35 : Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.

EF89LP36 : Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.

Plano 01 de 15

Conhecer a origem da literatura de cordel

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Finalidade da aula:Conhecer a origem da literatura de cordel, finalidade, meios de c...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP44

EF69LP49

Plano 02 de 15

A literatura de cordel e os efeitos de sentido

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana RaquelMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A literatura de cordel e os efeitos de sentido Finalidade da aula: Identificar os valores cultur...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP44

EF69LP49

Plano 03 de 15

Cordel e rap: contexto social e visões de mundo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Cordel e rap: contexto social e visões de mundo F...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP44

EF69LP49

Plano 04 de 15

Cordel: a narrativa cantada

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Cordel: a narrativa cantada Finalidade da aula: Des...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 05 de 15

A rima do cordel

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A rima do cordel Finalidade da aula: Reconhecer os ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 06 de 15

Cordel: o ritmo que faz o verso

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Cordel: o ritmo que faz o verso Finalidade da aula: ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 07 de 15

Cordel, da oralidade à escrita: A circulação dos panfletos e...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana RaquelMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Cordel, da oralidade à escrita: A circulação dos panfletos e o recurso das xilog...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP48

Plano 08 de 15

A linguagem do cordel

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana RaquelMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A linguagem do cordel Finalidade da aula: Perceber as marcas da oralidade nos textos de cordel i...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP48

EF69LP55

Plano 09 de 15

As figuras de linguagem na literatura de cordel

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana RaquelMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula :As figuras de linguagem na literatura de cordel Finalidade da aula: Analisar a intencionalidade das f...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP48

EF69LP55

Plano 10 de 15

A oralidade nos textos de cordel

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana RaquelMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A oralidade nos textos de cordel Finalidade da aula: Análise das características d...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 11 de 15

Características da Peleja nos textos de Cordel: a retórica.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana RaquelMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Características da Peleja nos textos de Cordel: a retórica. Finalidade da aula: Ob...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 12 de 15

O cordel e a arte de recitar.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana RaquelMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O cordel e a arte de recitar. Finalidade da aula: Produção de recital de Cord&eacu...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 13 de 15

A produção de textos de cordel

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana RaquelMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A produção de textos de cordel. Finalidade da aula: Planejamento da escrita de Cor...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

EF89LP35

EF89LP36

Plano 14 de 15

Cordel: atividades de reescrita

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana RaquelMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Cordel: atividades de reescrita. Finalidade da aula: Análise e reescrita dos textos produ...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

EF89LP35

EF89LP36

Plano 15 de 15

Produção de textos: coletânea de cordéis

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana RaquelMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produção de textos: coletânea de cordéis Finalidade da aula: Té...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

EF89LP35

EF89LP36