Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Contos populares

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF69LP46 : Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

EF69LP47 : Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

EF69LP51 : Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

EF69LP53 : Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

EF67LP28 : Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

EF67LP30 : Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

EF06LP12 : Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto).

Plano 01 de 15

Roda de Conversa sobre Contos Populares

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Michele Da Silva Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Roda de Conversa sobre Contos Populares. Finalidade da aula: Organizar  uma roda de conversa com a fi...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF69LP46

EF67LP28

Plano 02 de 15

Conto Popular - Condições de produção, circulação e recepçã...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Michele Da Silva Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Conto Popular -  Condições de produção, circulação e recep&...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF69LP46

EF67LP28

Plano 03 de 15

Conto Popular - Leitura e inferência

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Michele Da Silva Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Conto Popular - Leitura e inferência. Finalidade da aula: Apreciar uma letra de música ,...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF69LP46

Plano 04 de 15

Os discursos Direto e Indireto no Conto Popular

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Michele Da Silva Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Os discursos Direto e Indireto no Conto Popular Finalidade da aula: Explorar no conto popular o discu...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP47

EF06LP12

Plano 05 de 15

Contos Populares - Tipos de discurso e coesão referencial

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Michele Da Silva Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Contos Populares - Tipos de discurso e coesão referencial. Finalidade da aula:Desenvolver  ati...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP47

EF06LP12

Plano 06 de 15

Contos Populares - As vozes do narrador e as vozes dos perso...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Michele Da Silva Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Contos Populares - As vozes do narrador e as vozes dos personagens Finalidade da aula: Aplicar, em at...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP47

EF06LP12

Plano 07 de 15

A coesão textual no gênero Conto Popular

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Michele Da Silva Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: A coesão textual no gênero Conto Popular Finalidade da aula: Explorar contos populares ...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP47

EF06LP12

Plano 08 de 15

Contos Populares - Recursos coesivos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Michele Da Silva Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Contos Populares - Recursos coesivos Finalidade da aula: Aplicar recursos coesivos em um conto popula...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP47

EF06LP12

Plano 09 de 15

Contos Populares - Utilização de elementos coesivos.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Michele Da Silva Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Contos Populares - Utilização de elementos coesivos. Finalidade da aula: Utilizar recu...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP47

EF06LP12

Plano 10 de 15

Contos Populares - Contação de histórias.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Michele da SilvaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Contos Populares - Contação de histórias. Finalidade da aula: Apreciar a contação ...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 11 de 15

Contos Populares - Estratégias de contação de histórias

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Michele da SilvaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Contos Populares -  Estratégias de contação de histórias. Finalidade da aula: Analis...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 12 de 15

Representação oral e recursos expressivos nos Contos Popular...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Michele Da Silva Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Representação oral e recursos expressivos nos Contos Populares Finalidade da aula: Performa...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 13 de 15

Contos populares - Produção textual - Planejamento.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Michele Da Silva Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Contos populares - Produção textual - Planejamento. Finalidade da aula: Planejar a pro...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

EF67LP30

Plano 14 de 15

Contos populares - Produção textual - Escrita

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Michele Da Silva Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Contos populares - Produção textual - Escrita Finalidade da aula: Escrever um Conto pop...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

EF67LP30

Plano 15 de 15

Contos populares - Produção textual - Reescrita e socializaç...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Michele Da Silva Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Contos populares - Produção textual - Reescrita e socialização Finalidade da ...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

EF67LP30