Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Contos de suspense e de terror

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF69LP47 : Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

EF69LP51 : Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

EF69LP53 : Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

EF69LP54 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

EF89LP32 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.

EF89LP33 : Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

EF89LP35 : Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.

Plano 01 de 15

Introdução ao gênero conto de suspense e terror

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Joice Eloi Guimarães Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Introdução ao gênero conto de suspense e terror F...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP44

Plano 02 de 15

Introdução à sequência narrativa no gênero conto de terror e...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Joice Eloi Guimarães Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Introdução à sequência narrativa no gê...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP32

EF89LP33

Plano 03 de 15

Identificação do narrador e da tipologia descritiva no gêner...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Joice Eloi Guimarães Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Identificação do narrador e da tipologia descritiva no g...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP32

EF89LP33

Plano 04 de 15

Emprego dos verbos na construção da narrativa no gênero cont...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Joice Eloi Guimarães Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Emprego dos verbos na construção da narrativa no gê...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP47

Plano 05 de 15

Os efeitos de sentido provenientes do uso de advérbios no gê...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Joice Eloi Guimarães Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Os efeitos de sentido provenientes do uso de advérbios no g&eci...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP47

Plano 06 de 15

Estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Joice Eloi GuimarãesMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense Finalidade da aula: Rec...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP47

Plano 07 de 15

O uso dos substantivos e dos adjetivos no gênero Conto de te...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Joice Eloi Guimarães Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: O uso dos substantivos e dos adjetivos no gênero Conto de terror...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 08 de 15

A utilização de figuras de linguagem no gênero Conto de susp...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Joice Eloi Guimarães Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A utilização de figuras de linguagem no gênero Con...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 09 de 15

O emprego dos recursos coesivos no gênero Conto de terror e ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Joice Eloi Guimarães Mentor: Mara Emília Gonçalves Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: O emprego dos recursos coesivos no gênero Conto de terror e susp...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 10 de 15

Roda de histórias de suspense e terror

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Joice Eloi GuimarãesMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Roda de histórias de suspense e terror Finalidade da aula: Refletir sobre se...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 11 de 15

Reconto oral - A loira do banheiro

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Joice Eloi GuimarãesMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Reconto oral - A loira do banheiro Finalidade da aula: Praticar a oralidade e r...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 12 de 15

Leitura coletiva de contos de suspense e terror

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Joice Eloi GuimarãesMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Leitura coletiva de contos de suspense e terror Finalidade da aula: Praticar a leit...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 13 de 15

Produção de mapa mental: gênero conto de terror e suspense

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Joice Eloi GuimarãesMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produção de mapa mental: gênero conto de terror e suspense Finalidade...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP51

EF89LP35

Plano 14 de 15

Escrita da primeira versão do conto de terror e suspense

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Joice Eloi GuimarãesMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Escrita da primeira versão do conto de terror e suspenseFinalidade da aula: Elabor...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP51

EF89LP35

Plano 15 de 15

Escrita da versão final do conto de terror e suspense

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Joice Eloi GuimarãesMentor: Mara Emília GonçalvesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Escrita da versão final do conto de terror e suspenseFinalidade da aula: Produzir ...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP51

EF89LP35