Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Contos de fada

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP15 : Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

EF02LP28 : Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.

EF12LP03 : Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF12LP05 : Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP19 : Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

EF02LP17 : Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF02LP26 : Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Plano 01 de 15

Ouvir e contar histórias

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cibele KimuraMentor: Anie ParutaEspecialista: Tânia Rios Título da aula: Ouvir e contar histórias Finalidade da aula: Refletir sobre o contexto de produção de um c...

Língua Portuguesa

2º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP15

EF15LP01

Plano 02 de 15

Explorando títulos e imagens de contos de fadas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cibele Kimura Mentor: Anie Paruta Especialista: Tânia Rios Título da aula: Explorando títulos e imagens de contos de fadas Finalidade da aula: Realizar leituras de t&iacut...

Língua Portuguesa

2º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP02

EF15LP03

EF02LP26

Plano 03 de 15

Conhecendo novos contos de fadas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cibele Kimura Mentor: Anie Paruta Especialista: Tânia Rios Título da aula: Conhecendo novos contos de fadas Finalidade da aula: Descrever expectativas em relação &a...

Língua Portuguesa

2º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP02

EF15LP03

EF02LP26

Plano 04 de 15

Os conflitos gerados nas histórias de contos de fadas.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cibele Kimura Mentor: Anie Paruta Especialista: Tânia Rios Título da aula: Os conflitos gerados nas histórias de contos de fadas. Finalidade da aula: Perceber as diferente...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF02LP28

Plano 05 de 15

Investigando personagens, conflitos e resoluções dos contos ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cibele Kimura Mentor: Anie Paruta Especialista: Tânia Rios Título da aula: Investigando personagens, conflitos e resoluções dos contos de fadas Finalidade da aula: ...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF02LP28

Plano 06 de 15

Reconhecendo os diferentes aspectos dos contos de fadas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cibele Kimura Mentor: Anie Paruta Especialista: Tânia Rios Título da aula: Reconhecendo os diferentes aspectos dos contos de fadas Finalidade da aula: Reconhecer diferentes aspec...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF02LP28

Plano 07 de 15

A passagem do tempo nos contos de fadas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cibele KimuraMentor: Anie ParutaEspecialista: Tania Rios  Título da aula: A passagem do tempo nos contos de fadas. Finalidade da aula: Identificar, nos contos de fadas, as expressões utili...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF02LP17

Plano 08 de 15

Quais marcadores temporais podemos usar nesse conto de fadas...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cibele KimuraMentor: Anie ParutaEspecialista: Tania Rios  Título da aula: Quais marcadores temporais podemos usar nesse conto de fadas? Finalidade da aula: Determinar marcadores temporais adequad...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF02LP17

Plano 09 de 15

Revisando os marcadores temporais dos contos de fadas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cibele KimuraMentor: Anie ParutaEspecialista: Tania Rios  Título da aula: Revisando os marcadores temporais dos contos de fadas Finalidade da aula: Refletir sobre o uso dos diferente marcadores t...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF02LP17

Plano 10 de 15

Reconhecendo as características de uma produção oral de cont...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cibele KimuraMentor: Anie ParutaEspecialista: Tania Rios Título da aula: Reconhecendo as características de uma produção oral de contos de fadas Finalidade da aula: Reconhecer as ...

Língua Portuguesa

2º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP19

Plano 11 de 15

Produção oral de um Conto de Fadas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cibele KimuraMentor: Anie ParutaEspecialista: Tania Rios Título da aula: Produção oral de um Conto de Fadas Finalidade da aula: Planejar a apresentação de uma contaç...

Língua Portuguesa

2º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP19

Plano 12 de 15

Brincando de encenar e recontar contos de fadas.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cibele KimuraMentor: Anie ParutaEspecialista: Tania Rios Título da aula:Br incando de encenar e recontar contos de fadas. Finalidade da aula: Recontar o conto de fadas produzido para avaliar por meio de in...

Língua Portuguesa

2º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP19

Plano 13 de 15

Era uma vez nosso conto de fadas: Planejamento

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cibele KimuraMentor: Anie ParutaEspecialista: Tânia Rios Título da aula: Era uma vez nosso conto de fadas: Planejamento Finalidade da aula: Planejar a produção textual de um conto ...

Língua Portuguesa

2º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

Plano 14 de 15

Era uma vez nosso conto de fadas: Produção

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cibele KimuraMentor: Anie ParutaEspecialista: Tânia Rios Título da aula: Era uma vez nosso conto de fadas: Produção Finalidade da aula: Reescrever um conto de fadas conhecido, leva...

Língua Portuguesa

2º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF12LP05

Plano 15 de 15

Era uma vez nosso contos de fadas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cibele KimuraMentor: Anie ParutaEspecialista: Tânia Rios Título da aula: Era uma vez nosso contos de fadas: Revisão final Finalidade da aula: Revisar coletivamente o texto produzido fazen...

Língua Portuguesa

2º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF12LP03

EF15LP06