Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Contos clássicos e contemporâneos

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF69LP47 : Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

EF69LP51 : Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

EF69LP53 : Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

EF69LP54 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

EF89LP32 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.

EF69LP55 : Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

EF89LP33 : Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

EF89LP35 : Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.

Plano 01 de 15

Leitura de um conto contemporâneo para entender o empoderame...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Leitura de um conto contemporâneo para entender o empoderamento femi...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF89LP33

Plano 02 de 15

Diferenças entre os contos clássico e contemporâneo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Diferenças entre os contos clássico e contemporâneo Fi...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF89LP33

Plano 03 de 15

Intertextualidade entre os gêneros conto e propaganda

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Intertextualidade entre os gêneros conto e propaganda Finalidade da ...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF89LP32

Plano 04 de 15

Estrutura da narrativa no gênero conto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Estrutura da narrativa no gênero conto Finalidade da aula: Anal...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP47

Plano 05 de 15

A construção da personagem no gênero conto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A construção da personagem no gênero conto Finalidade ...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP47

Plano 06 de 15

O tempo e o espaço no gênero conto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: O tempo e o espaço no gênero conto Finalidade da aula: I...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP47

Plano 07 de 15

Figuras de linguagem no gênero conto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos Mentor: Débora Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Figuras de linguagem no gênero conto Finalidade da aula: Analisar os efeitos d...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

EF69LP55

Plano 08 de 15

Figuras de linguagem e variação linguística na caracterizaçã...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos Mentor: Débora Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Figuras de linguagem e variação linguística na caracterizaç&a...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

EF69LP55

Plano 09 de 15

Expressões denotativas e conotativas no gênero conto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos Mentor: Débora Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Expressões denotativas e conotativas no gênero conto Finalidade da aula:&nbs...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP54

EF69LP55

Plano 10 de 15

Planejando um podcast a partir do conto clássico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane Eloisa dos SantosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejando um podcast a partir do conto clássico Finalidade da aula: Planejar o roteiro de uma transp...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 11 de 15

Gravando podcasts a partir do conto clássico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane Eloisa dos SantosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Gravando podcasts a partir do conto clássico Finalidade da aula: Gravar um podcast empregando os recu...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 12 de 15

Edição de podcasts a partir do conto clássico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane Eloisa dos SantosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Edição de  podcasts a partir do conto clássico Finalidade da aula: Editar podcasts...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 13 de 15

Planejamento da escrita de um conto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane Eloisa dos SantosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejamento da escrita de um conto Finalidade da aula: Planejar um roteiro de entrevista para co...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

EF89LP35

Plano 14 de 15

Produção escrita: o gênero conto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane Eloisa dos SantosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produção escrita: o gênero conto Finalidade da aula: Criar contos a partir da...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

EF89LP35

Plano 15 de 15

Produzindo um livro digital de contos contemporâneos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane Eloisa dos SantosMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produzindo um livro digital de contos contemporâneos Finalidade da aula: Revisar os textos ...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

EF89LP35