EF15LP15 : Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
EF01LP13 : Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
EF15LP16 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.
EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
EF01LP19 : Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
EF01LP25 : Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
EF01LP26 : Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
Língua Portuguesa
1º ano
Leitura/Escuta
EF15LP01
Língua Portuguesa
1º ano
Leitura/Escuta
EF15LP15
EF15LP16
EF15LP02
EF15LP03
Língua Portuguesa
1º ano
Leitura/Escuta
EF15LP15
EF15LP16
EF15LP02
EF15LP03
Língua Portuguesa
1º ano
Análise linguística/Semiótica
EF01LP26
Língua Portuguesa
1º ano
Análise linguística/Semiótica
EF01LP26
Língua Portuguesa
1º ano
Análise linguística/Semiótica
EF01LP26
Língua Portuguesa
1º ano
Análise linguística/Semiótica
EF01LP26
Língua Portuguesa
1º ano
Análise linguística/Semiótica
EF01LP26
Língua Portuguesa
1º ano
Análise linguística/Semiótica
EF01LP26
Língua Portuguesa
1º ano
Oralidade
EF01LP13
EF01LP19
Língua Portuguesa
1º ano
Oralidade
EF01LP13
EF01LP19
Língua Portuguesa
1º ano
Oralidade
EF01LP13
EF01LP19
Língua Portuguesa
1º ano
Produção de textos
EF15LP05
EF01LP25
Língua Portuguesa
1º ano
Produção de textos
EF15LP05
EF01LP25
Língua Portuguesa
1º ano
Produção de textos
EF15LP06