Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Contos acumulativos

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP15 : Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

EF01LP13 : Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

EF15LP16 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF01LP19 : Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF01LP25 : Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

EF01LP26 : Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.

Plano 01 de 15

Brincando de acumular ideias

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista:Tania Rios Título da aula: Brincando de acumular ideias Finalidade da aula: Espera-se que os alunos observem a estrutura acumulativa presente ...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

Plano 02 de 15

Conhecendo um conto acumulativo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Conhecendo um conto acumulativo Finalidade da aula: Espera-se que os alunos apreendam o sentido global do texto deste gêner...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP15

EF15LP16

EF15LP02

EF15LP03

Plano 03 de 15

Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel Finalidade da aula: Espera-se que os alunos explorem a leitura de um ...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP15

EF15LP16

EF15LP02

EF15LP03

Plano 04 de 15

Palavras do conto acumulativo: A casa que Pedro fez

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Palavras do conto acumulativo: A casa que Pedro fez Finalidade da aula: Espera-se que os alunos identifiquem ...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF01LP26

Plano 05 de 15

Jogos com as palavras do conto: A casa que Pedro fez

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor:  Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Jogos com as palavras do conto: A casa que Pedro fez Finalidade da aula: Espera-se que os alunos reconh...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF01LP26

Plano 06 de 15

Completando o conto: A casa que Pedro fez.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Completando o conto: A casa que Pedro fez. Finalidade da aula: Espera-se que os alunos completem trechos de u...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF01LP26

Plano 07 de 15

O enredo do conto acumulativo: A casa que Pedro fez.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor:  Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: O enredo do conto acumulativo: A casa que Pedro fez. Finalidade da aula: Espera-se que os alunos percebam o ...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF01LP26

Plano 08 de 15

Observando e organizando a sequência acumulativa.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Observando e organizando a sequência acumulativa. Finalidade da aula: Organização de elementos em u...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF01LP26

Plano 09 de 15

Escrevendo sentenças acumulativas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor:  Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Escrevendo sentenças acumulativas Finalidade da aula: Produção de novas sentenças obs...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF01LP26

Plano 10 de 15

Ouvindo uma canção acumulativa: A velha a fiar.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Ouvindo uma canção acumulativa: A velha a fiar. Finalidade da aula: Espera-se que os alunos reconstruam ...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF01LP13

EF01LP19

Plano 11 de 15

Planejando um reconto oral: “A velha a fiar”

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Planejando um reconto oral: “A velha a fiar” Finalidade da aula: Espera-se que os alunos planejem uma expos...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF01LP13

EF01LP19

Plano 12 de 15

Apresentação do cantiga: “A velha a fiar”

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Apresentação do cantiga: “A velha a fiar” Finalidade da aula: Espera-se que os alunos organi...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF01LP13

EF01LP19

Plano 13 de 15

Planejando a escrita de contos acumulativos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Planejando a escrita de contos acumulativos Finalidade da aula: Descrever os aspectos da narrativa e planejar oralment...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP05

EF01LP25

Plano 14 de 15

Escrita compartilhada de contos acumulativos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Escrita compartilhada de contos acumulativos Finalidade da aula: Escrever em trios uma primeira versão de um co...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF15LP05

EF01LP25

Plano 15 de 15

Revisão das produções de contos acumulativos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Revisão das produções de contos acumulativos Finalidade da aula: Reler e revisar as própri...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06