Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Planos de aula sobre Contos acumulativos

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP15 : Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

EF01LP13 : Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

EF15LP16 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF01LP19 : Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF01LP25 : Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

EF01LP26 : Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.

Plano 01 de 15

Brincando de acumular ideias

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista:Tania Rios Título da aula: Brincando de acumular ideias Finalidade da aula: Espera-se que os alunos observem a estrutura acumulativa presente ...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

Plano 02 de 15

Conhecendo um conto acumulativo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Conhecendo um conto acumulativo Finalidade da aula: Espera-se que os alunos apreendam o sentido global do texto deste gêner...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP15

EF15LP16

EF15LP02

EF15LP03

Plano 03 de 15

Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel Finalidade da aula: Espera-se que os alunos explorem a leitura de um ...

Língua Portuguesa

1º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP15

EF15LP16

EF15LP02

EF15LP03

Plano 04 de 15

Palavras do conto acumulativo: A casa que Pedro fez

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Palavras do conto acumulativo: A casa que Pedro fez Finalidade da aula: Espera-se que os alunos identifiquem ...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF01LP26

Plano 05 de 15

Jogos com as palavras do conto: A casa que Pedro fez

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor:  Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Jogos com as palavras do conto: A casa que Pedro fez Finalidade da aula: Espera-se que os alunos reconh...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF01LP26

Plano 06 de 15

Completando o conto: A casa que Pedro fez.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Completando o conto: A casa que Pedro fez. Finalidade da aula: Espera-se que os alunos completem trechos de u...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF01LP26

Plano 07 de 15

O enredo do conto acumulativo: A casa que Pedro fez.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor:  Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: O enredo do conto acumulativo: A casa que Pedro fez. Finalidade da aula: Espera-se que os alunos percebam o ...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF01LP26

Plano 08 de 15

Observando e organizando a sequência acumulativa.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Observando e organizando a sequência acumulativa. Finalidade da aula: Organização de elementos em u...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF01LP26

Plano 09 de 15

Escrevendo sentenças acumulativas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor:  Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Escrevendo sentenças acumulativas Finalidade da aula: Produção de novas sentenças obs...

Língua Portuguesa

1º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF01LP26

Plano 10 de 15

Ouvindo uma canção acumulativa: A velha a fiar.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Ouvindo uma canção acumulativa: A velha a fiar. Finalidade da aula: Espera-se que os alunos reconstruam ...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF01LP13

EF01LP19

Plano 11 de 15

Planejando um reconto oral: “A velha a fiar”

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Planejando um reconto oral: “A velha a fiar” Finalidade da aula: Espera-se que os alunos planejem uma expos...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF01LP13

EF01LP19

Plano 12 de 15

Apresentação do cantiga: “A velha a fiar”

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Apresentação do cantiga: “A velha a fiar” Finalidade da aula: Espera-se que os alunos organi...

Língua Portuguesa

1º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF01LP13

EF01LP19

Plano 13 de 15

Planejando a escrita de contos acumulativos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Planejando a escrita de contos acumulativos Finalidade da aula: Descrever os aspectos da narrativa e planejar oralment...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

EF01LP25

Plano 14 de 15

Escrita compartilhada de contos acumulativos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Escrita compartilhada de contos acumulativos Finalidade da aula: Escrever em trios uma primeira versão de um co...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

EF01LP25

Plano 15 de 15

Revisão das produções de contos acumulativos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Simone VellascoMentor: Mariana PradoEspecialista: Tania Rios Título da aula: Revisão das produções de contos acumulativos Finalidade da aula: Reler e revisar as própri...

Língua Portuguesa

1º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann