Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Charge, Meme, Comentário

Material para trabalhar as habilidades:

EF89LP37 : Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

EF69LP01 : Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.

EF69LP17 : Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).

EF89LP27 : Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

EF69LP03 : Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

EF69LP05 : Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

EF89LP16 : Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.

EF69LP07 : Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

EF69LP08 : Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

EF89LP02 : Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.

EF89LP03 : Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

EF69LP10 : Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.

Plano 01 de 15

Humor, crítica e ironia: o que é um meme?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Maia Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Humor, crítica e ironia: o que é um meme? Finalidade da aula: Identificar as ca...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP27

Plano 02 de 15

Interpretando o discurso de ódio no gênero meme

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Maia Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Interpretando o discurso de ódio no gênero meme Finalidade da aula: Diferenciar ...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP01

EF89LP02

Plano 03 de 15

Meme: o humor crítico e multissemioses

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Maia Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Meme: o humor crítico e multissemioses Finalidade da aula: Identificar formas de apres...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP03

EF69LP05

EF89LP03

Plano 04 de 15

A personificação como figura irônica no gênero meme

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda Maia e Débora SouzaMentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A personificação como figura irônica no gênero meme Final...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP37

Plano 05 de 15

A antítese como figura irônica no gênero meme

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda Maia - Debora SouzaMentor: Carlos Eduardo CananiEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A antítese como figura irônica no gênero meme Finalidade da aula: Analis...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP37

Plano 06 de 15

O efeito de sentido irônico da personificação e da antítese ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda Maia e Débora SouzaMentor: Debora SousaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O efeito de sentido irônico da personificação e da antítese nos coment&...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP37

Plano 07 de 15

O meme publicitário e o uso de adjetivo para expressar estad...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda Maia e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O meme publicitário e o uso de adjetivo para expressar estado de humor Finalidade da...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP17

EF89LP16

Plano 08 de 15

A forma imperativa no meme

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda Maia e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A forma imperativa no meme Finalidade da aula: Identificar o uso do modo imperativo no...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP17

EF89LP16

Plano 09 de 15

Identificando a apreciação ideológica no comentário transfor...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda Maia e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Identificando a apreciação ideológica no comentário transf...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP17

EF89LP16

Plano 10 de 15

Audição e exposição de comentário oral sob o “estilo meme”

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda Maia e Débora SouzaMentor: Debora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes   Título da aula: Audição e exposição de comentário oral sob o “estil...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP10

Plano 11 de 15

Produzindo comentário oral irônico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda Maia - Débora SouzaMentor: Debora SouzaEspecialista:  Isabel Fernandes Título da aula: Produzindo comentário oral irônico Finalidade da aula: Produzir um comentá...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP10

Plano 12 de 15

Comentários críticos sobre o meme

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda Maia e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Comentários críticos sobre o meme Finalidade da aula: Gravar um comentá...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP10

Plano 13 de 15

Planejando memes com a temática “A cultura do meu bairro”

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda Maia e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista:  Isabel Fernandes Título da aula: Planejando memes com a temática “A cultura do meu bairro” Finalidade da ...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP07

Plano 14 de 15

Produzindo memes com a temática “A cultura do meu bairro”

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda Maia e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista:  Isabel Fernandes Título da aula: Produzindo memes com a temática “A cultura do meu bairro” Finalidade da ...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP07

Plano 15 de 15

Editando uma exposição de memes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda Maia e Débora SouzaMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Editando uma exposição de memes Finalidade da aula: Editar memes para compor u...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP08