Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Carta do leitor

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF03LP18 : Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação a jornais, revistas) e notícias, dentre outros gêneros do campo jornalístico, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF03LP20 : Produzir cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), dentre outros gêneros do campopo lítico-cidadão, com opiniões e críticas, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF03LP23 : Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), digitais ou impressas.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF35LP04 : Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF35LP06 : Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF35LP14 : Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

EF35LP15 : Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF35LP16 : Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

EF35LP17 : Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

Plano 01 de 15

Carta de leitor: Descobrindo o gênero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Mirian Carla NeivaMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Carta de leitor: Descobrindo o gênero Finalidade da aula: Conhecer o gênero textual Cart...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Carta de Leitor: Encontrando informações

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Mirian Carla NeivaMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Carta de Leitor: Encontrando informações. Finalidade da aula: Compreender, com au...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP04

EF35LP06

EF03LP18

EF35LP17

Plano 03 de 15

Cartas do Leitor: Compreendendo o gênero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Mirian Carla NeivaMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Cartas do Leitor: Compreendendo o gênero Finalidade da aula: Entender as substituiç...

Língua Portuguesa

3º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP04

EF35LP06

EF03LP18

EF35LP17

Plano 04 de 15

Cartas do leitor: Conhecendo a estrutura o gênero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Mirian Carla NeivaMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Cartas do leitor: Conhecendo a estrutura o gênero Finalidade da aula: Analisar a forma de...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP16

Plano 05 de 15

Cartas do leitor: elencando as características do gênero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Mirian Carla Neiva Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Cartas do leitor: elencando as características do gênero Finalidade da au...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP16

Plano 06 de 15

Cartas do leitor: compreendendo a leitura de textos midiátic...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Mirian Carla Neiva Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Cartas do leitor: compreendendo a leitura de textos midiáticos Finalidade da au...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP04

EF35LP06

EF03LP18

EF35LP17

Plano 07 de 15

Carta de leitor: Adjetivos na composição

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Mirian Carla Neiva Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Carta de leitor: Adjetivos na composição Finalidade da aula: Compre...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP23

Plano 08 de 15

Carta de leitor: Substituição de adjetivos no gênero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Mirian Carla Neiva Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Carta de leitor: Substituição de adjetivos no gênero Finalidade da...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP23

Plano 09 de 15

Carta de leitor: compondo e inserindo adjetivos no gênero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Mirian Carla Neiva Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Carta de leitor: compondo e inserindo adjetivos  no gênero Finalidade da au...

Língua Portuguesa

3º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF03LP23

Plano 10 de 15

Carta de leitor: apreciação e análise de textos orais.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Mirian Carla Neiva Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Carta de leitor: apreciação e análise de textos orais. Finalidade...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP13

Plano 11 de 15

Carta de leitor: planejando textos orais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Mirian Carla NeivaMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Carta de leitor: planejando textos orais Finalidade da aula: Planejar um discurso oral, levando em ...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP13

Plano 12 de 15

Carta de leitor: Concordo ou discordo - Apresentando ideias

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Mirian Carla NeivaMentor: Priscila AlmeidaEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Carta de leitor: Concordo ou discordo - Apresentando ideias Finalidade da aula: Debater determinado...

Língua Portuguesa

3º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP13

Plano 13 de 15

Carta de leitor: Planejando o texto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Mirian Carla Neiva Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Carta de leitor: Planejando o texto Finalidade da aula: A partir de situaç...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

Plano 14 de 15

Carta de leitor: Produção textual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Mirian Carla Neiva Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Carta de leitor: Produção textual Finalidade da aula: Produzir cart...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF35LP07

EF35LP08

EF03LP20

EF35LP09

EF35LP14

EF35LP15

Plano 15 de 15

Carta de leitor: Revisando, corrigindo e aprimorando o texto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Mirian Carla Neiva Mentor: Priscila Almeida Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Carta de leitor: Revisando, corrigindo e aprimorando o texto Finalidade da aula: ...

Língua Portuguesa

3º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07