Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Carta de solicitação

Material para trabalhar as habilidades:

EF67LP17 : Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.

EF69LP27 : Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

EF67LP18 : Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação.

EF67LP19 : Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.

EF69LP22 : Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

EF69LP24 : Discutir casos, reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos a artigos, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Trânsito, de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização, marcas de estilo etc. -, de maneira a facilitar a compreensão de leis, fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos (se e quando isso for necessário) e possibilitar a compreensão do caráter interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo.

EF69LP25 : Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

EF67LP16 : Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.

EF69LP26 : Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).

Plano 01 de 15

Carta e outros textos de solicitação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Kátia Chiaradia Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert  Título da aula: Carta e outros textos de solicitação Finalidade da aula: Promover disc...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP17

EF67LP18

EF67LP16

Plano 02 de 15

Carta de solicitação: modalização do discurso

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Kátia Chiaradia Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: Carta de solicitação: modalização do discurso Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP17

EF67LP18

EF67LP16

Plano 03 de 15

Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Kátia Chiaradia Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo? Finalidade da aula: Co...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP17

EF67LP18

EF67LP16

Plano 04 de 15

A organização global da carta de solicitação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Kátia Chiaradia Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: A organização global da carta de solicitação Finalidade da aula:&nb...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 05 de 15

A construção da argumentação na carta de solicitação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Kátia Chiaradia Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: A construção da argumentação na carta de solicitação ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 06 de 15

A argumentação na carta de solicitação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Kátia Chiaradia Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: A argumentação  na carta de solicitação Finalidade da aula:&nb...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 07 de 15

Carta de solicitação: conjunções e construção da argumentaçã...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Kátia ChiaradiaMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Carta de solicitação: conjunções e construção da argumentaç&atil...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP17

Plano 08 de 15

As conjunções na Carta de solicitação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Kátia ChiaradiaMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: As conjunções na Carta de solicitação Finalidade da aula: Experimentar diferente...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP17

Plano 09 de 15

Revisar operadores argumentativos na Carta de solicitação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Kátia ChiaradiaMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Revisar operadores argumentativos na Carta de solicitação Finalidade da aula: Revisar o uso da...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP17

Plano 10 de 15

Reconhecimento do gênero Apresentação de propostas orais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Kátia ChiaradiaMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Reconhecimento do gênero Apresentação de propostas orais Finalidade da aula: Anali...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP24

EF69LP25

EF69LP26

Plano 11 de 15

Apresentação de propostas orais: A questão da publicidade in...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Kátia ChiaradiaMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Apresentação de propostas orais: A questão da publicidade infantil no Brasil Finalidade da a...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP24

EF69LP25

EF69LP26

Plano 12 de 15

Apresentação de propostas orais: Código de Ética dos Profiss...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Kátia ChiaradiaMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Apresentação de propostas orais: Código de Ética dos Profissionais de Propaganda e a ...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP24

EF69LP25

EF69LP26

Plano 13 de 15

A carta de solicitação e a publicidade infantil: levantament...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Kátia ChiaradiaMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: A carta de solicitação e a publicidade infantil: levantamento de justificativas e argumentos F...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP19

EF69LP22

Plano 14 de 15

Carta de solicitação e a publicidade infantil: produção do g...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Kátia ChiaradiaMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Carta de solicitação e a publicidade infantil: produção do gênero Finalida...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP19

EF69LP22

Plano 15 de 15

A Carta de solicitação e a publicidade infantil

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Kátia ChiaradiaMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: A Carta de solicitação e a publicidade infantil: revisão dos aspectos composicionais e ...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP19

EF69LP22