Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Carta de reclamação

Material para trabalhar as habilidades:

EF67LP17 : Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.

EF69LP27 : Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

EF67LP18 : Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação.

EF69LP28 : Observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos, as modalidades deônticas, que se referem ao eixo da conduta (obrigatoriedade/permissibilidade) como, por exemplo: Proibição: “Não se deve fumar em recintos fechados.”; Obrigatoriedade: “A vida tem que valer a pena.”; Possibilidade: “É permitido a entrada de menores acompanhados de adultos responsáveis”, e os mecanismos de modalização adequados aos textos políticos e propositivos, as modalidades apreciativas, em que o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia. Por exemplo: “Que belo discurso!”, “Discordo das escolhas de Antônio.” “Felizmente, o buraco ainda não causou acidentes mais graves.”

EF67LP19 : Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.

EF67LP36 : Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (léxica e pronominal) e sequencial e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

EF69LP22 : Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

EF69LP25 : Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

EF67LP16 : Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.

EF69LP26 : Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).

Plano 01 de 15

SAC, plataformas , espaços virtuais e cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danuza LimaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: SAC, plataformas , espaços virtuais e cartas  de reclamação Finalidade da aula: An&aacut...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP18

EF67LP16

Plano 02 de 15

Como reclamar usando cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danuza LimaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Como reclamar usando cartas de reclamaçãoFinalidade da aula: Estabelecer relações ent...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP17

Plano 03 de 15

Como são as cartas de reclamação?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danuza LimaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Como são as cartas de reclamação? Finalidade da aula: Ler e analisar cartas de reclama&ccedi...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP17

Plano 04 de 15

Estudos de interlocução em cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Estudos de interlocução em cartas de reclamação Finalidade da aula: Expl...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 05 de 15

Marcas linguísticas e interlocução das cartas de reclamaçãov

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Marcas linguísticas e interlocução das cartas de reclamação Finalidade...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 06 de 15

Práticas de interlocução em cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Práticas de interlocução em cartas de reclamação Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 07 de 15

Polidez e cordialidade: modalizadores discursivos em cartas ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Polidez e cordialidade: modalizadores discursivos em cartas de reclamação Finalidade da aul...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP28

EF67LP36

Plano 08 de 15

Elementos de coesão referencial em cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Elementos de coesão referencial em cartas de reclamação Finalidade da aula: Ide...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP28

EF67LP36

Plano 09 de 15

Modalizadores discursivos e elementos de coesão referencial ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Modalizadores discursivos e elementos de coesão referencial em cartas de reclamação ...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP28

EF67LP36

Plano 10 de 15

Estudo do gênero oral “Apresentação de propostas orais”

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Estudo do gênero oral “Apresentação de propostas orais” Finalidade da aul...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP25

EF69LP26

Plano 11 de 15

Estratégias de organização textual para apresentação de prop...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Estratégias de organização textual para apresentação de propostas orais Fina...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP25

EF69LP26

Plano 12 de 15

Apresentações de propostas orais em sala de aula

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Apresentações de propostas orais em sala de aula Finalidade da aula: Posicionar-se com...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

EF69LP25

EF69LP26

Plano 13 de 15

Estratégia de produção textual para cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Estratégia de produção textual para cartas de reclamação Finalidade da...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP19

EF69LP22

Plano 14 de 15

Produção de cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Produção de cartas de reclamação Finalidade da aula: Produç&atild...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP19

EF69LP22

Plano 15 de 15

A produção de Cartas de reclamação e a atuação na vida públi...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: A produção de Cartas de reclamação e a atuação na vida pública...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP19

EF69LP22