Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Carta de reclamação

Material para trabalhar as habilidades:

EF67LP17 : Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.

EF69LP27 : Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

EF67LP18 : Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação.

EF69LP28 : Observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos, as modalidades deônticas, que se referem ao eixo da conduta (obrigatoriedade/permissibilidade) como, por exemplo: Proibição: “Não se deve fumar em recintos fechados.”; Obrigatoriedade: “A vida tem que valer a pena.”; Possibilidade: “É permitido a entrada de menores acompanhados de adultos responsáveis”, e os mecanismos de modalização adequados aos textos políticos e propositivos, as modalidades apreciativas, em que o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia. Por exemplo: “Que belo discurso!”, “Discordo das escolhas de Antônio.” “Felizmente, o buraco ainda não causou acidentes mais graves.”

EF67LP19 : Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.

EF67LP36 : Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (léxica e pronominal) e sequencial e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

EF69LP22 : Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

EF69LP25 : Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

EF67LP16 : Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.

EF69LP26 : Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).

Plano 01 de 15

SAC, plataformas , espaços virtuais e cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danuza LimaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: SAC, plataformas , espaços virtuais e cartas  de reclamação Finalidade da aula: An&aacut...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP18

EF67LP16

Plano 02 de 15

Como reclamar usando cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danuza LimaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Como reclamar usando cartas de reclamaçãoFinalidade da aula: Estabelecer relações ent...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP17

Plano 03 de 15

Como são as cartas de reclamação?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Danuza LimaMentor: Luciana SoaresEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Como são as cartas de reclamação? Finalidade da aula: Ler e analisar cartas de reclama&ccedi...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP17

Plano 04 de 15

Estudos de interlocução em cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Estudos de interlocução em cartas de reclamação Finalidade da aula: Expl...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 05 de 15

Marcas linguísticas e interlocução das cartas de reclamaçãov

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Marcas linguísticas e interlocução das cartas de reclamação Finalidade...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 06 de 15

Práticas de interlocução em cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Práticas de interlocução em cartas de reclamação Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP27

Plano 07 de 15

Polidez e cordialidade: modalizadores discursivos em cartas ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Polidez e cordialidade: modalizadores discursivos em cartas de reclamação Finalidade da aul...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP28

EF67LP36

Plano 08 de 15

Elementos de coesão referencial em cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Elementos de coesão referencial em cartas de reclamação Finalidade da aula: Ide...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP28

EF67LP36

Plano 09 de 15

Modalizadores discursivos e elementos de coesão referencial ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Modalizadores discursivos e elementos de coesão referencial em cartas de reclamação ...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP28

EF67LP36

Plano 10 de 15

Estudo do gênero oral “Apresentação de propostas orais”

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Estudo do gênero oral “Apresentação de propostas orais” Finalidade da aul...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP25

EF69LP26

Plano 11 de 15

Estratégias de organização textual para apresentação de prop...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: Estratégias de organização textual para apresentação de propostas orais Fina...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP25

EF69LP26

Plano 12 de 15

Apresentações de propostas orais em sala de aula

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Apresentações de propostas orais em sala de aula Finalidade da aula: Posicionar-se com...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP25

EF69LP26

Plano 13 de 15

Estratégia de produção textual para cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Estratégia de produção textual para cartas de reclamação Finalidade da...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP19

EF69LP22

Plano 14 de 15

Produção de cartas de reclamação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista:  Silva Albert Título da aula: Produção de cartas de reclamação Finalidade da aula: Produç&atild...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP19

EF69LP22

Plano 15 de 15

A produção de Cartas de reclamação e a atuação na vida públi...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Danuza Lima Mentor: Luciana Soares Especialista: Silva Albert Título da aula: A produção de Cartas de reclamação e a atuação na vida pública...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP19

EF69LP22