Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Campanha publicitária de conscientização infantil

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP04 : Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF02LP21 : Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.

EF15LP12 : Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF12LP13 : Planejar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF12LP15 : Identificar a forma de composição de slogans publicitários.

EF12LP16 : Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.

Plano 01 de 15

Trabalhando com textos publicitários

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Lílian Bárbara CavalcantiMentor: Gislaine MagnaboscoEspecialista: Tânia Rios Título: Trabalhando com textos publicitários Finalidade da aula: Analisar alguns g&eci...

Língua Portuguesa

2º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

Plano 02 de 15

Interpretando campanhas publicitárias de conscientização inf...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Lílian Bárbara CavalcantiMentor: Gislaine MagnaboscoEspecialista: Tânia Rios Título da aula: Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infa...

Língua Portuguesa

2º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP02

EF15LP03

Plano 03 de 15

A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efe...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Lílian Bárbara CavalcantiMentor: Gislaine MagnaboscoEspecialista: Tânia Rios Título da aula: A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efei...

Língua Portuguesa

2º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP02

EF15LP04

EF02LP21

Plano 04 de 15

Conhecendo a composição e estrutura de textos publicitários ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti Mentor: Gislaine Magnabosco Especialista: Tânia Rios Título da aula: Conhecendo a composição e estrutura de textos publicit&aacut...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP16

Plano 05 de 15

Montando campanhas publicitárias de conscientização infantil...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti Mentor: Gislaine Magnabosco Especialista: Tânia Rios Título da aula: Montando campanhas publicitárias de conscientização i...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP16

Plano 06 de 15

Reproduzindo campanhas publicitárias de conscientização inf...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti Mentor: Gislaine Magnabosco Especialista: Tânia Rios Título da aula: Reproduzindo campanhas  publicitárias de conscientizaç&...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP16

Plano 07 de 15

Conhecendo a estrutura e objetivo dos slogans.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti Mentor: Gislaine Magnabosco Especialista: Tânia Rios Título da aula: Conhecendo a estrutura e objetivo dos slogans. Finalidade da aula: Id...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP15

Plano 08 de 15

Slogans de campanhas publicitárias.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti Mentor: Gislaine Magnabosco Especialista: Tânia Rios Título da aula: Slogans de campanhas publicitárias. Finalidade da aula: Organi...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP15

Plano 09 de 15

Criando slogans publicitários para campanhas de conscientiza...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti Mentor: Gislaine Magnabosco Especialista: Tânia Rios Título da aula: Criando slogans publicitários para campanhas de conscientizaç...

Língua Portuguesa

2º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF12LP15

Plano 10 de 15

Conhecendo os elementos composicionais característicos de ca...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Lílian Bárbara CavalcantiMentor: Gislaine MagnaboscoEspecialista: Tânia Rios  Título da aula: Conhecendo os elementos composicionais característicos de campanhas public...

Língua Portuguesa

2º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP12

EF15LP13

Plano 11 de 15

Roteiro de elaboração para apresentação oral de campanhas pu...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti Mentor: Gislaine Magnabosco Especialista: Tânia Rios Título da aula: Roteiro de elaboração para apresentação oral d...

Língua Portuguesa

2º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP12

EF15LP13

Plano 12 de 15

Apresentação de uma campanha publicitária de conscientização...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti Mentor: Gislaine Magnabosco Especialista: Tânia Rios Título da aula: Apresentação de uma campanha publicitária de conscien...

Língua Portuguesa

2º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP12

EF15LP13

Plano 13 de 15

Planejando a elaboração de slogan e de textos para uma campa...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti Mentor: Gislaine Magnabosco Especialista: Tânia Rios Título da aula: Planejando a elaboração de slogan e de textos para uma campa...

Língua Portuguesa

2º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

Plano 14 de 15

Produzindo uma campanha publicitária para escola.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti Mentor: Gislaine Magnabosco Especialista: Tânia Rios Título da aula: Produzindo uma campanha publicitária para escola. Finalidade da aul...

Língua Portuguesa

2º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

Plano 15 de 15

Revisão de uma campanha publicitária de conscientização Infa...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti Mentor: Gislaine Magnabosco Especialista: Tânia Rios Título da aula: Revisão de uma campanha publicitária de conscientizaç...

Língua Portuguesa

2º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP07

EF12LP13