Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Biografias romanceadas

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP11 : Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.

EF69LP12 : Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF09LP04 : Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.

EF69LP16 : Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

EF69LP51 : Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

EF69LP06 : Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0,

EF09LP11 : Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).

EF69LP07 : Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

EF89LP33 : Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

EF69LP08 : Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

EF69LP10 : Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.

Plano 01 de 15

Biografia romanceada e texto biográfico - semelhanças e dife...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Biografia romanceada e texto biográfico - semelhanças e diferen...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF89LP33

Plano 02 de 15

Valores humanos, sociais e políticos na biografia romanceada

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Valores humanos, sociais e políticos na biografia romanceada Finalidad...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF89LP33

Plano 03 de 15

A importância de se manter o caráter ético na produção de um...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A importância de se manter o caráter ético na produ&ccedi...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF89LP33

Plano 04 de 15

Características essenciais do gênero biografia romanceada - ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Características essenciais do gênero biografia romanceada - I Finalid...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 05 de 15

Características essenciais do gênero biografia romanceada - ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte II ...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 06 de 15

Características essenciais do gênero biografia romanceada - ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte III...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

Plano 07 de 15

A função dos marcadores temporais em biografias romanceadas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A função dos marcadores temporais em biografias romanceadas Finalidade da aula:&nbs...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF09LP11

Plano 08 de 15

O papel coesivo dos marcadores espaciais em biografias roman...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: O papel coesivo dos marcadores espaciais em biografias romanceadas Finalidade da aula: Recon...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF09LP11

Plano 09 de 15

A importância da coesão em biografias romanceadas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A importância da coesão em biografias romanceadas Finalidade da aula: Reconhece...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF09LP11

Plano 10 de 15

Planejamento de um roteiro de entrevista oral para coleta de...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejamento de um roteiro de entrevista oral para coleta de dados Finalidade da aula: Planejar o roteiro de uma ent...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP11

EF69LP12

EF69LP10

Plano 11 de 15

Entrevista oral para coleta de dados

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Fernanda Baccaro Mentor: Débora Souza Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Entrevista oral para coleta de dados Finalidade da aula: Coletar dados fazendo uso dos recur...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP11

EF69LP12

EF69LP10

Plano 12 de 15

Entrevista oral para coleta de dados - Parte II

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora SouzaEspecialista Isabel Fernandes Título da aula: Entrevista oral para coleta de dados - Parte II Finalidade da aula: Selecionar e transcrever informaçõe...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP11

EF69LP12

EF69LP10

Plano 13 de 15

A composição de uma biografia romanceada - planejamento

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes  Título da aula: A composição de uma biografia romanceada - planejamento Finalidade da aula: Planejar a primeira ...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

Plano 14 de 15

A composição de uma biografia romanceada - revisão

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A composição de uma biografia romanceada - revisão Finalidade da aula: Redigir a segunda vers&a...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP06

EF69LP07

Plano 15 de 15

A biografia romanceada - finalização, circulação e divulgaç...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fernanda BaccaroMentor: Débora SouzaEspecialista: Isabel Fernandes  Título da aula: A  biografia romanceada - finalização, circulação e divulgação ...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF09LP04

EF69LP08