Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Autobiografia e Depoimento

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP12 : Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF67LP23 : Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

EF67LP24 : Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

EF69LP51 : Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

EF69LP53 : Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

EF67LP28 : Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

EF69LP54 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

EF67LP33 : Pontuar textos adequadamente.

EF07LP08 : Identificar, em textos lidos ou de produção própria, adjetivos que ampliam o sentido do substantivo sujeito ou complemento verbal.

EF07LP09 : Identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.

EF67LP11 : Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.

EF69LP08 : Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

Plano 01 de 15

A escrita confessional

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert Título da aula: A escrita confessional Finalidade da aula: Aproximar-se do universo da escrita confessional, centradas na figura de um autor-narrador-personagem ...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP23

Plano 02 de 15

A estrutura composicional da autobiografia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert Título da aula: A estrutura composicional da autobiografia Finalidade da aula: Ler, de maneira autônoma, e compreender texto autobiográfico. Familia...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP28

Plano 03 de 15

A estrutura composicional da autobiografia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert Título da aula: A estrutura composicional da autobiografia Finalidade da aula: Comparar como tempo e lugar colaboram em narrativas confessionais para que o leito...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF67LP28

Plano 04 de 15

Conotação e denotação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Isabel Fernandes / Silvia Albert Título da aula: Conotação e denotação Finalidade da aula: Compreender a diferença entre conotação e denota&cced...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 05 de 15

Minha vida, nossas vidas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert Ano a que se destina: 7º ano Campo de atuação priorizado: Campo artístico-literário Outros camposde atuação em que o g&ec...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 06 de 15

LPO7_07SQA05

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Autobiografia. A aula faz parte do módulo de análise...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

7º ano

EF69LP54

Plano 07 de 15

Minha vida, nossas vidas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert Ano a que se destina: 7º ano Campo de atuação priorizado: Campo artístico-literário Outros camposde atuação em que o g&ec...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP33

Plano 08 de 15

Minha vida, nossas vidas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert  Ano a que se destina: 7º ano Campo de atuação priorizado: Campo artístico-literário Outros camposde atuação em que ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP33

Plano 09 de 15

Minha vida, nossas vidas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert  Ano a que se destina: 7º ano Campo de atuação priorizado: Campo artístico-literário Outros camposde atuação em que ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF07LP08

EF07LP09

Plano 10 de 15

Minha vida, nossas vidas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert  Ano a que se destina: 7º ano Campo de atuação priorizado: Campo artístico-literário Outros camposde atuação em que ...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP24

Plano 11 de 15

Minha vida, nossas vidas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert  Ano a que se destina: 7º ano Campo de atuação priorizado: Campo artístico-literário Outros campos de atuação e...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 12 de 15

Minha vida, nossas vidas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert  Ano a que se destina: 7º ano Campo de atuação priorizado: Campo artístico-literário Outros campos de atuação e...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP12

EF67LP11

EF69LP08

Plano 13 de 15

Minha vida, nossas vidas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert  Ano a que se destina: 7º ano Campo de atuação priorizado: Campo artístico-literário Outros campos de atuação e...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

Plano 14 de 15

Minha vida, nossas vidas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert  Ano a que se destina: 7º ano Campo de atuação priorizado: Campo artístico-literário Outros camposde atuação em que ...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

Plano 15 de 15

Minha vida, nossas vidas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Isabel Fernandes / Silvia Albert  Ano a que se destina: 7º ano Campo de atuação priorizado: Campo artístico-literário Outros campos de atuação e...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51