Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Artigo de opinião e debate

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP11 : Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.

EF69LP14 : Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

EF69LP16 : Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

EF69LP17 : Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).

EF69LP19 : Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e expressão facial, as hesitações etc.

EF08LP16 : Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).

EF89LP03 : Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

EF89LP04 : Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.

EF89LP06 : Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido.

EF89LP10 : Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do tema ou questão a ser discutido(a), da relevância para a turma, escola ou comunidade, do levantamento de dados e informações sobre a questão, de argumentos relacionados a diferentes posicionamentos em jogo, da definição – o que pode envolver consultas a fontes diversas, entrevistas com especialistas, análise de textos, organização esquemática das informações e argumentos – dos (tipos de) argumentos e estratégias que pretende utilizar para convencer os leitores.

EF89LP12 : Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.

EF89LP14 : Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.

EF89LP15 : Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida etc.

EF89LP16 : Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.

EF08LP03 : Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contraste, exemplificação, ênfase.

Plano 01 de 15

Artigo de opinião: conhecendo este gênero textual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: O que é um artigo de opinião? Finalidade da aula: Reconhecer as condi&...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP03

Plano 02 de 15

Como identificar o ponto de vista em um artigo de opinião

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Como identificar o ponto de vista em um artigo  de opinião Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP04

Plano 03 de 15

A construção da opinião por meio das imagens

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A construção da opinião por meio das imagens Finalidade da aula:&nbs...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP06

Plano 04 de 15

Como um artigo de opinião se torna convincente?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Como um artigo de opinião se torna convincente? Finalidade da aula: Levar os ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP16

EF89LP15

Plano 05 de 15

Quais as partes de um artigo de opinião?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Quais as partes de um artigo de opinião? Finalidade da aula: Levar os alunos ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP16

EF89LP15

Plano 06 de 15

A escolha de palavras na redação de um texto argumentativo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A escolha de palavras na redação de um texto argumentativo Finalidade da au...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP16

EF89LP15

Plano 07 de 15

Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião Finalidade da ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP17

EF89LP14

EF08LP16

EF89LP16

Plano 08 de 15

Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cláudia FeitozaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Reconhecendo os  diferentes tipos de argumentos em textos de opinião Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP17

EF89LP14

EF08LP16

EF89LP16

Plano 09 de 15

Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cláudia FeitozaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Reconhecendo os  diferentes tipos de argumentos em textos de opinião Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP17

EF89LP14

EF08LP16

EF89LP16

Plano 10 de 15

O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cláudia FeitozaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula:O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar Finalidade da aula: Analisar criticamente u...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP12

EF69LP19

Plano 11 de 15

O debate em sala de aula: discutir X opinar X argumentar

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cláudia FeitozaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O debate em sala de aula: discutir X opinar X argumentar Finalidade da aula: Planejar as etapa...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP12

EF69LP19

Plano 12 de 15

O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cláudia FeitozaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar Finalidade da aula: Realizar o debate...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP11

EF69LP14

EF69LP19

Plano 13 de 15

Planejando um artigo de opinião

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejando um artigo de opinião Finalidade da aula: Determinar o tema para o...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF89LP10

Plano 14 de 15

Produzindo um artigo de opinião

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produzindo um artigo de opinião Finalidade da aula: Produzir um artigo de opi...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF08LP03

Plano 15 de 15

Revisão e correção do artigo de opinião

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Revisão e correção do artigo de opinião Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF08LP03