Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Artigo de opinião e debate

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP11 : Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.

EF69LP14 : Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

EF69LP16 : Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

EF69LP17 : Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).

EF69LP19 : Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e expressão facial, as hesitações etc.

EF08LP16 : Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).

EF89LP03 : Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

EF89LP04 : Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.

EF89LP06 : Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido.

EF89LP10 : Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do tema ou questão a ser discutido(a), da relevância para a turma, escola ou comunidade, do levantamento de dados e informações sobre a questão, de argumentos relacionados a diferentes posicionamentos em jogo, da definição – o que pode envolver consultas a fontes diversas, entrevistas com especialistas, análise de textos, organização esquemática das informações e argumentos – dos (tipos de) argumentos e estratégias que pretende utilizar para convencer os leitores.

EF89LP12 : Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.

EF89LP14 : Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.

EF89LP15 : Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida etc.

EF89LP16 : Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.

EF08LP03 : Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contraste, exemplificação, ênfase.

Plano 01 de 15

O que é um artigo de opinião?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: O que é um artigo de opinião? Finalidade da aula: Reconhecer as condi&...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP03

Plano 02 de 15

Como identificar o ponto de vista em um artigo de opinião

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Como identificar o ponto de vista em um artigo  de opinião Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP04

Plano 03 de 15

A construção da opinião por meio das imagens

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A construção da opinião por meio das imagens Finalidade da aula:&nbs...

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP06

Plano 04 de 15

Como um artigo de opinião se torna convincente?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Como um artigo de opinião se torna convincente? Finalidade da aula: Levar os ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP16

EF89LP15

Plano 05 de 15

Quais as partes de um artigo de opinião?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Quais as partes de um artigo de opinião? Finalidade da aula: Levar os alunos ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP16

EF89LP15

Plano 06 de 15

A escolha de palavras na redação de um texto argumentativo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A escolha de palavras na redação de um texto argumentativo Finalidade da au...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP16

EF89LP15

Plano 07 de 15

Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião Finalidade da ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP17

EF89LP14

EF08LP16

EF89LP16

Plano 08 de 15

Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cláudia FeitozaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Reconhecendo os  diferentes tipos de argumentos em textos de opinião Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP17

EF89LP14

EF08LP16

EF89LP16

Plano 09 de 15

Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cláudia FeitozaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Reconhecendo os  diferentes tipos de argumentos em textos de opinião Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP17

EF89LP14

EF08LP16

EF89LP16

Plano 10 de 15

O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cláudia FeitozaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula:O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar Finalidade da aula: Analisar criticamente u...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP12

EF69LP19

Plano 11 de 15

O debate em sala de aula: discutir X opinar X argumentar

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cláudia FeitozaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O debate em sala de aula: discutir X opinar X argumentar Finalidade da aula: Planejar as etapa...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF89LP12

EF69LP19

Plano 12 de 15

O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Cláudia FeitozaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar Finalidade da aula: Realizar o debate...

Língua Portuguesa

Oralidade

8º ano

alinhado à bncc

EF69LP11

EF69LP14

EF69LP19

Plano 13 de 15

Planejando um artigo de opinião

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejando um artigo de opinião Finalidade da aula: Determinar o tema para o...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF89LP10

Plano 14 de 15

Produzindo um artigo de opinião

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produzindo um artigo de opinião Finalidade da aula: Produzir um artigo de opi...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF08LP03

Plano 15 de 15

Revisão e correção do artigo de opinião

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Cláudia Feitoza Mentor: Carlos Eduardo Canani Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Revisão e correção do artigo de opinião Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

8º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF08LP03