Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP43 : Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

EF69LP29 : Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

EF69LP30 : Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.

EF69LP32 : Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

EF69LP34 : Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e

EF69LP35 : Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

EF69LP04 : Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.

EF69LP36 : Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

EF69LP38 : Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

EF69LP40 : Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

EF69LP41 : Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.

EF69LP42 : Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,

Plano 01 de 15

Contexto de produção e composição do artigo de divulgação ci...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniel GomesMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Contexto de produção e composição do artigo de divulgação científi...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP29

Plano 02 de 15

A organização das informações no artigo de divulgação cientí...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniel GomesMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A organização das informações no artigo de divulgação científica ...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP29

EF69LP30

Plano 03 de 15

Diferentes linguagens no artigo de divulgação científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniel GomesMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Diferentes linguagens no artigo de divulgação científica Finalidade da aula: Sistematiza...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP32

EF69LP34

Plano 04 de 15

A composição de linguagens no Artigo de Divulgação Científic...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Daniel Gomes Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A composição de linguagens no Artigo de Divulgação Científica Fin...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP42

Plano 05 de 15

As marcas de (im)pessoalidade no Artigo de Divulgação Cientí...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Daniel Gomes Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: As marcas de (im)pessoalidade no Artigo de Divulgação Científica Finalidade da ...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP42

Plano 06 de 15

Tempos verbais e a produção de sentidos no Artigo Científico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor:  Daniel Gomes Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Tempos verbais e a produção de sentidos no Artigo Científico Finalidade da aula...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP42

Plano 07 de 15

O extralinguístico nas apresentações orais científicas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniel GomesMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O extralinguístico nas apresentações orais científicas Finalidade da aula: Perceb...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP41

Plano 08 de 15

A análise de esquemas na apresentação oral científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniel GomesMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A análise de esquemas na apresentação oral científica Finalidade da aula: Analisa...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP40

EF69LP41

Plano 09 de 15

As diferentes vozes no artigo de divulgação científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniel GomesMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: As diferentes vozes no artigo de divulgação científica Finalidade da aula:Compreend...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP43

Plano 10 de 15

A organização da exposição oral científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniel GomesMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A organização da exposição oral científica Finalidade da aula: Organi...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 11 de 15

Planejamento de uma exposição oral científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniel GomesMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Planejamento de uma exposição oral científica Finalidade da aula: Planejar uma apre...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 12 de 15

A apresentação oral científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniel GomesMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A apresentação oral científica Finalidade da aula: Apresentar oralmente um trabalho...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP38

Plano 13 de 15

O planejamento do Artigo de Divulgação Científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniel GomesMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: O planejamento do Artigo de Divulgação Científica Finalidade da aula: Planejar a escrita de A...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP35

Plano 14 de 15

Produção e revisão de Artigo de Divulgação Científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniel GomesMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produção e revisão de Artigo de Divulgação Científica Finalidade da aula:&nbs...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP36

Plano 15 de 15

A publicação do Artigo de Divulgação Científica

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daniel GomesMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A publicação do Artigo de Divulgação Científica Finalidade da aula: Revisar tex...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP04

EF69LP36