Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Anotação e exposição oral

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP43 : Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

EF67LP21 : Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

EF67LP22 : Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.

EF69LP32 : Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

EF67LP24 : Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

EF69LP34 : Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e

EF67LP25 : Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.

EF69LP38 : Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

EF69LP40 : Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

EF69LP41 : Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.

Plano 01 de 15

Anotação de aula expositiva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Anotação de aula expositiva Finalidade da aula: Explorar estratégias e procedi...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP32

EF69LP34

Plano 02 de 15

Anotação de informações principais de um texto expositivo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Anotação de informações principais de um texto expositivo Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP32

EF69LP34

Plano 03 de 15

Anotação em esquema para síntese de leitura

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Anotação em esquema para síntese de leitura Finalidade da aula: Produzir anota...

Língua Portuguesa

6º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP32

EF69LP34

Plano 04 de 15

Descobrindo a estrutura composicional do gênero exposição or...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Descobrindo a estrutura composicional do gênero exposição oral Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP25

EF69LP40

Plano 05 de 15

Comparando exposições orais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Comparando exposições orais Finalidade da aula: Comparar a estrutura composicional do...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP25

EF69LP40

Plano 06 de 15

Planejando o roteiro de uma exposição oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Planejando o roteiro de uma exposição oral Finalidade da aula: Planejar o roteiro de ...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP25

EF69LP40

Plano 07 de 15

Descobrindo a organização tópica de informações em material ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Descobrindo a organização tópica de informações em material de apoio ...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP43

EF67LP25

EF69LP41

Plano 08 de 15

Preparando material de apoio para uma exposição oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Preparando material de apoio para uma exposição oral Finalidade da aula: Utilizar cri...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP43

EF67LP25

EF69LP41

Plano 09 de 15

Corrigindo a organização tópica de informações em slides de ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Corrigindo a organização tópica de informações em slides de exposi&cc...

Língua Portuguesa

6º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF69LP43

EF67LP25

EF69LP41

Plano 10 de 15

Recursos cinésicos e paralinguísticos em uma exposição oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Recursos cinésicos e paralinguísticos em uma exposição oral Finalidade da au...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP24

EF69LP38

Plano 11 de 15

Planejamento da exposição oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Planejamento da exposição oral Finalidade da aula: Planejar uma exposiçã...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP24

EF69LP38

Plano 12 de 15

Realização e avaliação da exposição oral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Realização e avaliação da exposição oral Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

Oralidade

6º ano

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP24

EF69LP38

Plano 13 de 15

Anotação de leitura para produzir resumos de texto expositiv...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Anotação de leitura para produzir resumos de texto expositivo Finalidade da aula: Pro...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP21

EF67LP22

Plano 14 de 15

Produção de resumo com base em anotação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Produção de resumo com base em  anotação Finalidade da aula: Produ...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP21

EF67LP22

Plano 15 de 15

Edição de resumo de leitura em duplas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Louise Otero Mentor: Carolina Müller Especialista: Silva Albert Título da aula: Edição de resumo de leitura em duplas Finalidade da aula: Editar resumos em duplas co...

Língua Portuguesa

6º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

Mapas de Foco

EF67LP21

EF67LP22