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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Conhecendo a proporcionalidade direta.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º do Fundamental sobre proporcionalidade direta

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.

Objetivos específicos

  • Compreender o conceito de proporcionalidade direta.

Conceito-chave

  • Ideia de proporcionalidade direta

Vocabulário

  • Proporção.
  • Grandezas.
  • Dobro.
  • Triplo.
  • Metade.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor.






Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione o que eles acham: É possível saber quanto custaria quatro chocolates? E oito? Como podemos saber? Deixe 3 minutos para os alunos pensarem em estratégias de solução e observe como eles estão pensando. Pode ser que utilizem a adição repetida ou a ideia de proporcionalidade. Deixe dois minutos para que eles exponham suas soluções e discuta com a tuma. Eles devem concluir que se quatro é o dobro de dois, quatro chocolates custam 5 + 5 = 10 ou 2 x 5 = 10. E se oito é o dobro de quatro, 8 chocolates custam 2 x 10 = 20.

Propósito: Provocar reflexões sobre as formas de solucionar o problema para introduzir a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para identificar as respostas?
  • Que tipo de cálculos podemos utilizar?
  • Há mais de uma forma de solução?
  • Que relações existem entre a quantidade de chocolates e o preço a pagar?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis em cada tabela e a partir deles buscar estratégias para completar os espaços vazios. Eles poderão elaborar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder as perguntas.

Propósito: Introduzir a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • É necessário efetuar algum cálculo? Qual? Como podemos ter certeza disso?
  • Há algo interessante nos valores que vocês estão encontrando? O que?
  • Por que será que isso acontece?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis em cada tabela e a partir deles buscar estratégias para completar os espaços vazios. Eles poderão elaborar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder as perguntas.

Propósito: Introduzir a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • É necessário efetuar algum cálculo? Qual? Como podemos ter certeza disso?
  • Há algo interessante nos valores que vocês estão encontrando? O que?
  • Por que será que isso acontece?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis em cada tabela e a partir deles buscar estratégias para completar os espaços vazios. Eles poderão elaborar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder as perguntas.

Propósito: Introduzir a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • É necessário efetuar algum cálculo? Qual? Como podemos ter certeza disso?
  • Há algo interessante nos valores que vocês estão encontrando? O que?
  • Por que será que isso acontece?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientação: Questione os alunos sobre as estratégias que utilizaram para preencher cada uma das tabelas. Ouça as diferentes possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem argumentos para defender suas soluções. A seguir, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de razão e mostrando que a razão entre as grandezas é a mesma em todas as quantidades em cada caso. Em relação às questões, também ouça a turma, questionando o que conseguiram observar nas tabelas que ajudou a responder as questões. Depois, apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados. Caso haja alguma solução equivocada, discuta onde está o erro.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para encontrar os valores que faltavam na tabela?
  • Quais as possíveis formas de pensar para identificar esses valores?
  • Há algum padrão ou regularidade que pode ser observado nos valores da tabela?
  • Esse padrão e regularidade pode nos ajudar a completar a tabela e responder as questões?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientação: Questione os alunos sobre as estratégias que utilizaram para preencher cada uma das tabelas. Ouça as diferentes possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem argumentos para defender suas soluções. A seguir, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de razão e mostrando que a razão entre as grandezas é a mesma em todas as quantidades em cada caso. Em relação às questões, também ouça a turma, questionando o que conseguiram observar nas tabelas que ajudou a responder as questões. Depois, apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados. Caso haja alguma solução equivocada, discuta onde está o erro.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para encontrar os valores que faltavam na tabela?
  • Quais as possíveis formas de pensar para identificar esses valores?
  • Há algum padrão ou regularidade que pode ser observado nos valores da tabela?
  • Esse padrão e regularidade pode nos ajudar a completar a tabela e responder as questões?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientação: Questione os alunos sobre as estratégias que utilizaram para preencher cada uma das tabelas. Ouça as diferentes possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem argumentos para defender suas soluções. A seguir, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de razão e mostrando que a razão entre as grandezas é a mesma em todas as quantidades em cada caso. Em relação às questões, também ouça a turma, questionando o que conseguiram observar nas tabelas que ajudou a responder as questões. Depois, apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados. Caso haja alguma solução equivocada, discuta onde está o erro.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para encontrar os valores que faltavam na tabela?
  • Quais as possíveis formas de pensar para identificar esses valores?
  • Há algum padrão ou regularidade que pode ser observado nos valores da tabela?
  • Esse padrão e regularidade pode nos ajudar a completar a tabela e responder as questões?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientação: Questione os alunos sobre as estratégias que utilizaram para preencher cada uma das tabelas. Ouça as diferentes possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem argumentos para defender suas soluções. A seguir, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de razão e mostrando que a razão entre as grandezas é a mesma em todas as quantidades em cada caso. Em relação às questões, também ouça a turma, questionando o que conseguiram observar nas tabelas que ajudou a responder as questões. Depois, apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados. Caso haja alguma solução equivocada, discuta onde está o erro.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para encontrar os valores que faltavam na tabela?
  • Quais as possíveis formas de pensar para identificar esses valores?
  • Há algum padrão ou regularidade que pode ser observado nos valores da tabela?
  • Esse padrão e regularidade pode nos ajudar a completar a tabela e responder as questões?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e apresente os exemplos do slide para apresentar o conceito de proporcionalidade direta.

Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Que outras grandezas podemos relacionar de modo proporcional?
  • Vamos pensar em outras situações que envolvam proporcionalidade direta?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e apresente os exemplos do slide para apresentar o conceito de proporcionalidade direta.

Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Que outras grandezas podemos relacionar de modo proporcional?
  • Vamos pensar em outras situações que envolvam proporcionalidade direta?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e reforce de forma simples e objetiva o conceito trabalhado na aula.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder as perguntas utilizando os conceitos estudados na aula. Reserve 3 minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma se a solução é adequada ou não.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram compreender a ideia de proporcionalidade direta.

Discuta com a turma:

  • Que estratégias vocês estão utilizando?
  • Qual foi a resposta da primeira questão? Por quê? Como podemos ter certeza disso?
  • Qual foi a resposta da segunda questão? Por quê? Como podemos ter certeza disso?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.

Objetivos específicos

  • Compreender o conceito de proporcionalidade direta.

Conceito-chave

  • Ideia de proporcionalidade direta

Vocabulário

  • Proporção.
  • Grandezas.
  • Dobro.
  • Triplo.
  • Metade.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor.





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione o que eles acham: É possível saber quanto custaria quatro chocolates? E oito? Como podemos saber? Deixe 3 minutos para os alunos pensarem em estratégias de solução e observe como eles estão pensando. Pode ser que utilizem a adição repetida ou a ideia de proporcionalidade. Deixe dois minutos para que eles exponham suas soluções e discuta com a tuma. Eles devem concluir que se quatro é o dobro de dois, quatro chocolates custam 5 + 5 = 10 ou 2 x 5 = 10. E se oito é o dobro de quatro, 8 chocolates custam 2 x 10 = 20.

Propósito: Provocar reflexões sobre as formas de solucionar o problema para introduzir a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para identificar as respostas?
  • Que tipo de cálculos podemos utilizar?
  • Há mais de uma forma de solução?
  • Que relações existem entre a quantidade de chocolates e o preço a pagar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis em cada tabela e a partir deles buscar estratégias para completar os espaços vazios. Eles poderão elaborar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder as perguntas.

Propósito: Introduzir a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • É necessário efetuar algum cálculo? Qual? Como podemos ter certeza disso?
  • Há algo interessante nos valores que vocês estão encontrando? O que?
  • Por que será que isso acontece?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis em cada tabela e a partir deles buscar estratégias para completar os espaços vazios. Eles poderão elaborar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder as perguntas.

Propósito: Introduzir a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • É necessário efetuar algum cálculo? Qual? Como podemos ter certeza disso?
  • Há algo interessante nos valores que vocês estão encontrando? O que?
  • Por que será que isso acontece?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis em cada tabela e a partir deles buscar estratégias para completar os espaços vazios. Eles poderão elaborar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder as perguntas.

Propósito: Introduzir a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • É necessário efetuar algum cálculo? Qual? Como podemos ter certeza disso?
  • Há algo interessante nos valores que vocês estão encontrando? O que?
  • Por que será que isso acontece?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientação: Questione os alunos sobre as estratégias que utilizaram para preencher cada uma das tabelas. Ouça as diferentes possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem argumentos para defender suas soluções. A seguir, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de razão e mostrando que a razão entre as grandezas é a mesma em todas as quantidades em cada caso. Em relação às questões, também ouça a turma, questionando o que conseguiram observar nas tabelas que ajudou a responder as questões. Depois, apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados. Caso haja alguma solução equivocada, discuta onde está o erro.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para encontrar os valores que faltavam na tabela?
  • Quais as possíveis formas de pensar para identificar esses valores?
  • Há algum padrão ou regularidade que pode ser observado nos valores da tabela?
  • Esse padrão e regularidade pode nos ajudar a completar a tabela e responder as questões?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientação: Questione os alunos sobre as estratégias que utilizaram para preencher cada uma das tabelas. Ouça as diferentes possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem argumentos para defender suas soluções. A seguir, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de razão e mostrando que a razão entre as grandezas é a mesma em todas as quantidades em cada caso. Em relação às questões, também ouça a turma, questionando o que conseguiram observar nas tabelas que ajudou a responder as questões. Depois, apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados. Caso haja alguma solução equivocada, discuta onde está o erro.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para encontrar os valores que faltavam na tabela?
  • Quais as possíveis formas de pensar para identificar esses valores?
  • Há algum padrão ou regularidade que pode ser observado nos valores da tabela?
  • Esse padrão e regularidade pode nos ajudar a completar a tabela e responder as questões?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientação: Questione os alunos sobre as estratégias que utilizaram para preencher cada uma das tabelas. Ouça as diferentes possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem argumentos para defender suas soluções. A seguir, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de razão e mostrando que a razão entre as grandezas é a mesma em todas as quantidades em cada caso. Em relação às questões, também ouça a turma, questionando o que conseguiram observar nas tabelas que ajudou a responder as questões. Depois, apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados. Caso haja alguma solução equivocada, discuta onde está o erro.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para encontrar os valores que faltavam na tabela?
  • Quais as possíveis formas de pensar para identificar esses valores?
  • Há algum padrão ou regularidade que pode ser observado nos valores da tabela?
  • Esse padrão e regularidade pode nos ajudar a completar a tabela e responder as questões?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientação: Questione os alunos sobre as estratégias que utilizaram para preencher cada uma das tabelas. Ouça as diferentes possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem argumentos para defender suas soluções. A seguir, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de razão e mostrando que a razão entre as grandezas é a mesma em todas as quantidades em cada caso. Em relação às questões, também ouça a turma, questionando o que conseguiram observar nas tabelas que ajudou a responder as questões. Depois, apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados. Caso haja alguma solução equivocada, discuta onde está o erro.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para encontrar os valores que faltavam na tabela?
  • Quais as possíveis formas de pensar para identificar esses valores?
  • Há algum padrão ou regularidade que pode ser observado nos valores da tabela?
  • Esse padrão e regularidade pode nos ajudar a completar a tabela e responder as questões?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e apresente os exemplos do slide para apresentar o conceito de proporcionalidade direta.

Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Que outras grandezas podemos relacionar de modo proporcional?
  • Vamos pensar em outras situações que envolvam proporcionalidade direta?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e apresente os exemplos do slide para apresentar o conceito de proporcionalidade direta.

Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Que outras grandezas podemos relacionar de modo proporcional?
  • Vamos pensar em outras situações que envolvam proporcionalidade direta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e reforce de forma simples e objetiva o conceito trabalhado na aula.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder as perguntas utilizando os conceitos estudados na aula. Reserve 3 minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma se a solução é adequada ou não.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram compreender a ideia de proporcionalidade direta.

Discuta com a turma:

  • Que estratégias vocês estão utilizando?
  • Qual foi a resposta da primeira questão? Por quê? Como podemos ter certeza disso?
  • Qual foi a resposta da segunda questão? Por quê? Como podemos ter certeza disso?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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