Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo a proporcionalidade direta.
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Proporcionalidade
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Regina Kaminski
Mentor: Carla Simone Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Objetivos específicos
- Compreender o conceito de proporcionalidade direta.
Conceito-chave
- Ideia de proporcionalidade direta
Vocabulário
- Proporção.
- Grandezas.
- Dobro.
- Triplo.
- Metade.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis preto e de cor.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Compreender o conceito de proporcionalidade direta.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione o que eles acham: É possível saber quanto custaria quatro chocolates? E oito? Como podemos saber? Deixe 3 minutos para os alunos pensarem em estratégias de solução e observe como eles estão pensando. Pode ser que utilizem a adição repetida ou a ideia de proporcionalidade. Deixe dois minutos para que eles exponham suas soluções e discuta com a tuma. Eles devem concluir que se quatro é o dobro de dois, quatro chocolates custam 5 + 5 = 10 ou 2 x 5 = 10. E se oito é o dobro de quatro, 8 chocolates custam 2 x 10 = 20.
Propósito: Provocar reflexões sobre as formas de solucionar o problema para introduzir a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para identificar as respostas?
- Que tipo de cálculos podemos utilizar?
- Há mais de uma forma de solução?
- Que relações existem entre a quantidade de chocolates e o preço a pagar?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis em cada tabela e a partir deles buscar estratégias para completar os espaços vazios. Eles poderão elaborar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder as perguntas.
Propósito: Introduzir a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar os valores que faltam?
- É necessário efetuar algum cálculo? Qual? Como podemos ter certeza disso?
- Há algo interessante nos valores que vocês estão encontrando? O que?
- Por que será que isso acontece?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis em cada tabela e a partir deles buscar estratégias para completar os espaços vazios. Eles poderão elaborar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder as perguntas.
Propósito: Introduzir a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar os valores que faltam?
- É necessário efetuar algum cálculo? Qual? Como podemos ter certeza disso?
- Há algo interessante nos valores que vocês estão encontrando? O que?
- Por que será que isso acontece?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia com os alunos a atividade e explique que eles devem observar os dados disponíveis em cada tabela e a partir deles buscar estratégias para completar os espaços vazios. Eles poderão elaborar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder as perguntas.
Propósito: Introduzir a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar os valores que faltam?
- É necessário efetuar algum cálculo? Qual? Como podemos ter certeza disso?
- Há algo interessante nos valores que vocês estão encontrando? O que?
- Por que será que isso acontece?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)
Orientação: Questione os alunos sobre as estratégias que utilizaram para preencher cada uma das tabelas. Ouça as diferentes possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem argumentos para defender suas soluções. A seguir, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de razão e mostrando que a razão entre as grandezas é a mesma em todas as quantidades em cada caso. Em relação às questões, também ouça a turma, questionando o que conseguiram observar nas tabelas que ajudou a responder as questões. Depois, apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados. Caso haja alguma solução equivocada, discuta onde está o erro.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para encontrar os valores que faltavam na tabela?
- Quais as possíveis formas de pensar para identificar esses valores?
- Há algum padrão ou regularidade que pode ser observado nos valores da tabela?
- Esse padrão e regularidade pode nos ajudar a completar a tabela e responder as questões?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)
Orientação: Questione os alunos sobre as estratégias que utilizaram para preencher cada uma das tabelas. Ouça as diferentes possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem argumentos para defender suas soluções. A seguir, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de razão e mostrando que a razão entre as grandezas é a mesma em todas as quantidades em cada caso. Em relação às questões, também ouça a turma, questionando o que conseguiram observar nas tabelas que ajudou a responder as questões. Depois, apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados. Caso haja alguma solução equivocada, discuta onde está o erro.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para encontrar os valores que faltavam na tabela?
- Quais as possíveis formas de pensar para identificar esses valores?
- Há algum padrão ou regularidade que pode ser observado nos valores da tabela?
- Esse padrão e regularidade pode nos ajudar a completar a tabela e responder as questões?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)
Orientação: Questione os alunos sobre as estratégias que utilizaram para preencher cada uma das tabelas. Ouça as diferentes possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem argumentos para defender suas soluções. A seguir, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de razão e mostrando que a razão entre as grandezas é a mesma em todas as quantidades em cada caso. Em relação às questões, também ouça a turma, questionando o que conseguiram observar nas tabelas que ajudou a responder as questões. Depois, apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados. Caso haja alguma solução equivocada, discuta onde está o erro.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para encontrar os valores que faltavam na tabela?
- Quais as possíveis formas de pensar para identificar esses valores?
- Há algum padrão ou regularidade que pode ser observado nos valores da tabela?
- Esse padrão e regularidade pode nos ajudar a completar a tabela e responder as questões?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)
Orientação: Questione os alunos sobre as estratégias que utilizaram para preencher cada uma das tabelas. Ouça as diferentes possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem argumentos para defender suas soluções. A seguir, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de razão e mostrando que a razão entre as grandezas é a mesma em todas as quantidades em cada caso. Em relação às questões, também ouça a turma, questionando o que conseguiram observar nas tabelas que ajudou a responder as questões. Depois, apresente as respostas dos slides destacando o padrão e regularidade observados. Caso haja alguma solução equivocada, discuta onde está o erro.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para encontrar os valores que faltavam na tabela?
- Quais as possíveis formas de pensar para identificar esses valores?
- Há algum padrão ou regularidade que pode ser observado nos valores da tabela?
- Esse padrão e regularidade pode nos ajudar a completar a tabela e responder as questões?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e apresente os exemplos do slide para apresentar o conceito de proporcionalidade direta.
Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Que outras grandezas podemos relacionar de modo proporcional?
- Vamos pensar em outras situações que envolvam proporcionalidade direta?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e apresente os exemplos do slide para apresentar o conceito de proporcionalidade direta.
Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Que outras grandezas podemos relacionar de modo proporcional?
- Vamos pensar em outras situações que envolvam proporcionalidade direta?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e reforce de forma simples e objetiva o conceito trabalhado na aula.
Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder as perguntas utilizando os conceitos estudados na aula. Reserve 3 minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma se a solução é adequada ou não.
Propósito: Verificar se os alunos conseguiram compreender a ideia de proporcionalidade direta.
Discuta com a turma:
- Que estratégias vocês estão utilizando?
- Qual foi a resposta da primeira questão? Por quê? Como podemos ter certeza disso?
- Qual foi a resposta da segunda questão? Por quê? Como podemos ter certeza disso?
Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_14ALG01
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal e Sistematização
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe o problema proposto na atividade com os estudantes. Você pode enviar em formato de texto ou enviar o slide como imagem. As perguntas do “Discuta com a turma” também podem ser enviadas em formato de texto e você pode solicitar que os alunos enviem suas respostas. Caso a aula estiver ocorrendo de forma síncrona, você pode verbalizar os questionamentos e permitir que os alunos também verbalizem suas respostas.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e peça que os alunos tentem resolver os problemas. Caso não seja possível o compartilhamento de imagens faço-o em formato de texto, mas não se esqueça de mencionar as quantidades. Você pode enviar aos alunos o “documento” da atividade desta etapa da aula. Você encontra em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UGSjJWhEuV3yauZAR9EwBecK9jVWAwnREfpUfMRaD76pDT86WGtQBghsu6u7/ativaula-mat5-14alg01.pdf Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas resoluções em formato de texto, áudio, imagem ou vídeo. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções.
Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez, não seja a melhor estratégia compartilhar com os alunos os slides da “Discussão das soluções”. Sugerimos que você grave um vídeo explicando as soluções e nele apresente os slides, caso considere adequado. Você pode enviar as questões presentes no “Discuta com a turma” aos alunos em formato de texto e solicitar que eles também respondam em formato de texto, articulando as ideias que tiveram para a resolução do problema.
Sistematização
Professor(a), envie as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nessa etapa do plano de aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Os estudantes podem levar a atividade presente no Raio X para que seus familiares sugiram uma forma de resolvê-la e também de confrontá-la com as medidas de uma receita de arroz “familiar” ou então com confrontar com os dados de idade, estatura e massa corporal.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Regina Kaminski
Mentor: Carla Simone Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Objetivos específicos
- Compreender o conceito de proporcionalidade direta.
Conceito-chave
- Ideia de proporcionalidade direta
Vocabulário
- Proporção.
- Grandezas.
- Dobro.
- Triplo.
- Metade.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis preto e de cor.