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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Aprendendo função com o geogebra!

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Crescimento e decrescimento da função afim.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lays Curcio Guimarães Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)

Objetivos específicos

Analisar relações entre crescimento e decrescimento e o coeficiente da variável.

Conceito-chave

Crescimento e decrescimento da função afim.

Recursos necessários

  • Computador com software geogebra classic ou calculadora gráfica geogebra, ou
  • Celular com app geogebra, ou
  • Papel quadriculado e lápis ou canetas coloridas


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Relembre com a turma como construir gráficos, antes de apresentar a solução, deixe-os à vontade para discutir e descrever sua própria maneira de resolver.

Propósito: Construir gráficos da função afim.

Discuta com a turma:

  • Como construir o gráfico da função afim?
  • Quais valores podemos usar na tabela?
  • Usar valores diferentes na tabela, faz gerar gráficos diferentes?
  • Como podemos investigar isso?
  • Qual forma esse gráfico assume?

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Relembre com a turma relembre como construir gráficos, antes de apresentar a solução, deixe-os a vontade para discutir e descrever sua própria maneira de resolver.

Propósito: Construir gráficos da função afim.

Discuta com a turma:

  • Como construir o gráfico da função afim?
  • Quais valores podemos usar na tabela?
  • Usar valores diferentes na tabela, faz gerar gráficos diferentes?
  • Como podemos investigar isso?
  • Qual forma esse gráfico assume?

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Relembre com a turma relembre como construir gráficos, antes de apresentar a solução, deixe-os a vontade para discutir e descrever sua própria maneira de resolver.

Propósito: Construir gráficos da função afim.

Discuta com a turma:

  • Como construir o gráfico da função afim?
  • Quais valores podemos usar na tabela?
  • Usar valores diferentes na tabela, faz gerar gráficos diferentes?
  • Como podemos investigar isso?
  • Qual forma esse gráfico assume?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos ( slides 6 a 10)

Orientação: O software geogebra é gratuito e pode ser obtido nesta página para Windows, e aqui para Linux. Também é possível acessar online, com o google chrome neste endereço, mas para isso certifique-se que durante toda a aula terá acesso à internet. Para conhecer melhor esse software, recomendamos este manual.

Antes da aula, certifique-se do número de computadores disponíveis, e que todas as máquinas estejam com o geogebra instalado. O ideal é dois alunos por computador, mas faça a divisão de acordo com a disponibilidade de máquinas e o número de alunos da turma.

Caso a escola não conte com um laboratório de informática, busque alternativas como utilizar o app geogebra nos smartphones dos alunos ou leve papel quadriculado e faça as construções manualmente com a turma.

Propósito: Analisar relações entre crescimento e decrescimento e o coeficiente da variável.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra crescente?
  • E decrescente?
  • Como determinar se uma reta é crescente ou decrescente, olhando apenas o desenho dela?
  • Existe alguma relação do crescimento ou decrescimento da reta com o coeficiente da função?
  • Podemos afirmar algo em relação a isso, ou será que foi apenas coincidência? Como testar?

Material complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos ( slides 6 a 10)

Orientação: O software geogebra é gratuito e pode ser obtido nesta página para Windows, e aqui para Linux. Também é possível acessar online, com o google chrome neste endereço, mas para isso certifique-se que durante toda a aula terá acesso à internet. Para conhecer melhor esse software, recomendamos este manual.

Antes da aula, certifique-se do número de computadores disponíveis, e que todas as máquinas estejam com o geogebra instalado. O ideal é dois alunos por computador, mas faça a divisão de acordo com a disponibilidade de máquinas e o número de alunos da turma.

Caso a escola não conte com um laboratório de informática, busque alternativas como utilizar o app geogebra nos smartphones dos alunos ou leve papel quadriculado e faça as construções manualmente com a turma.

Propósito: Analisar relações entre crescimento e decrescimento e o coeficiente da variável.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra crescente?
  • E decrescente?
  • Como determinar se uma reta é crescente ou decrescente, olhando apenas o desenho dela?
  • Existe alguma relação do crescimento ou decrescimento da reta com o coeficiente da função?
  • Podemos afirmar algo em relação a isso, ou será que foi apenas coincidência? Como testar?

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Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: O software geogebra é gratuito e pode ser obtido nesta página para Windows, e aqui para Linux. Também é possível acessar online, com o google chrome neste endereço, mas para isso certifique-se que durante toda a aula terá acesso à internet. Para conhecer melhor esse software, recomendamos este manual.

Antes da aula, certifique-se do número de computadores disponíveis, e que todas as máquinas estejam com o geogebra instalado. O ideal é dois alunos por pc, mas faça a divisão de acordo com a disponibilidade de máquinas e o número de alunos da turma.

Caso a escola não conte com um laboratório de informática, busque alternativas como utilizar o app geogebra nos smartphones dos alunos ou, em último caso, leve papel quadriculado e faça as construções manualmente com a turma.

Propósito: Analisar relações entre crescimento e decrescimento e o coeficiente da variável.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra crescente?
  • E decrescente?
  • Como determinar se uma reta é crescente ou decrescente, olhando apenas o desenho dela?
  • Existe alguma relação do crescimento ou decrescimento da reta com o coeficiente da função?
  • Podemos afirmar algo em relação a isso, ou será que foi apenas coincidência? Como testar?

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: O software geogebra é gratuito e pode ser obtido nesta página para Windows, e aqui para Linux. Também é possível acessar online, com o google chrome neste endereço, mas para isso certifique-se que durante toda a aula terá acesso à internet. Para conhecer melhor esse software, recomendamos este manual.

Antes da aula, certifique-se do número de computadores disponíveis, e que todas as máquinas estejam com o geogebra instalado. O ideal é dois alunos por pc, mas faça a divisão de acordo com a disponibilidade de máquinas e o número de alunos da turma.

Caso a escola não conte com um laboratório de informática, busque alternativas como utilizar o app geogebra nos smartphones dos alunos ou, em último caso, leve papel quadriculado e faça as construções manualmente com a turma.

Propósito: Analisar relações entre crescimento e decrescimento e o coeficiente da variável.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra crescente?
  • E decrescente?
  • Como determinar se uma reta é crescente ou decrescente, olhando apenas o desenho dela?
  • Existe alguma relação do crescimento ou decrescimento da reta com o coeficiente da função?
  • Podemos afirmar algo em relação a isso, ou será que foi apenas coincidência? Como testar?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos ( slides 6 a 10)

Orientação: O software geogebra é gratuito e pode ser obtido nesta página para Windows, e aqui para Linux. Também é possível acessar online, com o google chrome neste endereço, mas para isso certifique-se que durante toda a aula terá acesso à internet. Para conhecer melhor esse software, recomendamos este manual.

Antes da aula, certifique-se do número de computadores disponíveis, e que todas as máquinas estejam com o geogebra instalado. O ideal é dois alunos por pc, mas faça a divisão de acordo com a disponibilidade de máquinas e o número de alunos da turma.

Caso a escola não conte com um laboratório de informática, busque alternativas como utilizar o app geogebra nos smartphones dos alunos ou, em último caso, leve papel quadriculado e faça as construções manualmente com a turma.

Propósito: Analisar relações entre crescimento e decrescimento e o coeficiente da variável.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra crescente?
  • E decrescente?
  • Como determinar se uma reta é crescente ou decrescente, olhando apenas o desenho dela?
  • Existe alguma relação do crescimento ou decrescimento da reta com o coeficiente da função?
  • Podemos afirmar algo em relação a isso, ou será que foi apenas coincidência? Como testar?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

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Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

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Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

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Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

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Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

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Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.

Propósito: Retomar o aprendizado.

raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Uma aula antes verifique se toda a turma possui smartphone. Solicite previamente, aos que possuem, que baixem o aplicativo em casa. Organize a turma em duplas ou trios, de forma que nenhum grupo fique sem acesso à tecnologia.

A atividade também pode ser feita no geogebra para windows ou linux, caso a escola possua laboratório de informática.

Na falta da tecnologia, como alternativa, adapte a atividade para o papel, utilize folha quadriculada e solicite aos alunos que escrevam várias funções alterando os valores do coeficiente a, construindo a tabela e depois o gráfico.

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Quando a é um número positivo, o que acontece?
  • E quando é um número negativo?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)

Objetivos específicos

Analisar relações entre crescimento e decrescimento e o coeficiente da variável.

Conceito-chave

Crescimento e decrescimento da função afim.

Recursos necessários

  • Computador com software geogebra classic ou calculadora gráfica geogebra, ou
  • Celular com app geogebra, ou
  • Papel quadriculado e lápis ou canetas coloridas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Relembre com a turma como construir gráficos, antes de apresentar a solução, deixe-os à vontade para discutir e descrever sua própria maneira de resolver.

Propósito: Construir gráficos da função afim.

Discuta com a turma:

  • Como construir o gráfico da função afim?
  • Quais valores podemos usar na tabela?
  • Usar valores diferentes na tabela, faz gerar gráficos diferentes?
  • Como podemos investigar isso?
  • Qual forma esse gráfico assume?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Relembre com a turma relembre como construir gráficos, antes de apresentar a solução, deixe-os a vontade para discutir e descrever sua própria maneira de resolver.

Propósito: Construir gráficos da função afim.

Discuta com a turma:

  • Como construir o gráfico da função afim?
  • Quais valores podemos usar na tabela?
  • Usar valores diferentes na tabela, faz gerar gráficos diferentes?
  • Como podemos investigar isso?
  • Qual forma esse gráfico assume?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Relembre com a turma relembre como construir gráficos, antes de apresentar a solução, deixe-os a vontade para discutir e descrever sua própria maneira de resolver.

Propósito: Construir gráficos da função afim.

Discuta com a turma:

  • Como construir o gráfico da função afim?
  • Quais valores podemos usar na tabela?
  • Usar valores diferentes na tabela, faz gerar gráficos diferentes?
  • Como podemos investigar isso?
  • Qual forma esse gráfico assume?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos ( slides 6 a 10)

Orientação: O software geogebra é gratuito e pode ser obtido nesta página para Windows, e aqui para Linux. Também é possível acessar online, com o google chrome neste endereço, mas para isso certifique-se que durante toda a aula terá acesso à internet. Para conhecer melhor esse software, recomendamos este manual.

Antes da aula, certifique-se do número de computadores disponíveis, e que todas as máquinas estejam com o geogebra instalado. O ideal é dois alunos por computador, mas faça a divisão de acordo com a disponibilidade de máquinas e o número de alunos da turma.

Caso a escola não conte com um laboratório de informática, busque alternativas como utilizar o app geogebra nos smartphones dos alunos ou leve papel quadriculado e faça as construções manualmente com a turma.

Propósito: Analisar relações entre crescimento e decrescimento e o coeficiente da variável.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra crescente?
  • E decrescente?
  • Como determinar se uma reta é crescente ou decrescente, olhando apenas o desenho dela?
  • Existe alguma relação do crescimento ou decrescimento da reta com o coeficiente da função?
  • Podemos afirmar algo em relação a isso, ou será que foi apenas coincidência? Como testar?

Material complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos ( slides 6 a 10)

Orientação: O software geogebra é gratuito e pode ser obtido nesta página para Windows, e aqui para Linux. Também é possível acessar online, com o google chrome neste endereço, mas para isso certifique-se que durante toda a aula terá acesso à internet. Para conhecer melhor esse software, recomendamos este manual.

Antes da aula, certifique-se do número de computadores disponíveis, e que todas as máquinas estejam com o geogebra instalado. O ideal é dois alunos por computador, mas faça a divisão de acordo com a disponibilidade de máquinas e o número de alunos da turma.

Caso a escola não conte com um laboratório de informática, busque alternativas como utilizar o app geogebra nos smartphones dos alunos ou leve papel quadriculado e faça as construções manualmente com a turma.

Propósito: Analisar relações entre crescimento e decrescimento e o coeficiente da variável.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra crescente?
  • E decrescente?
  • Como determinar se uma reta é crescente ou decrescente, olhando apenas o desenho dela?
  • Existe alguma relação do crescimento ou decrescimento da reta com o coeficiente da função?
  • Podemos afirmar algo em relação a isso, ou será que foi apenas coincidência? Como testar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: O software geogebra é gratuito e pode ser obtido nesta página para Windows, e aqui para Linux. Também é possível acessar online, com o google chrome neste endereço, mas para isso certifique-se que durante toda a aula terá acesso à internet. Para conhecer melhor esse software, recomendamos este manual.

Antes da aula, certifique-se do número de computadores disponíveis, e que todas as máquinas estejam com o geogebra instalado. O ideal é dois alunos por pc, mas faça a divisão de acordo com a disponibilidade de máquinas e o número de alunos da turma.

Caso a escola não conte com um laboratório de informática, busque alternativas como utilizar o app geogebra nos smartphones dos alunos ou, em último caso, leve papel quadriculado e faça as construções manualmente com a turma.

Propósito: Analisar relações entre crescimento e decrescimento e o coeficiente da variável.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra crescente?
  • E decrescente?
  • Como determinar se uma reta é crescente ou decrescente, olhando apenas o desenho dela?
  • Existe alguma relação do crescimento ou decrescimento da reta com o coeficiente da função?
  • Podemos afirmar algo em relação a isso, ou será que foi apenas coincidência? Como testar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: O software geogebra é gratuito e pode ser obtido nesta página para Windows, e aqui para Linux. Também é possível acessar online, com o google chrome neste endereço, mas para isso certifique-se que durante toda a aula terá acesso à internet. Para conhecer melhor esse software, recomendamos este manual.

Antes da aula, certifique-se do número de computadores disponíveis, e que todas as máquinas estejam com o geogebra instalado. O ideal é dois alunos por pc, mas faça a divisão de acordo com a disponibilidade de máquinas e o número de alunos da turma.

Caso a escola não conte com um laboratório de informática, busque alternativas como utilizar o app geogebra nos smartphones dos alunos ou, em último caso, leve papel quadriculado e faça as construções manualmente com a turma.

Propósito: Analisar relações entre crescimento e decrescimento e o coeficiente da variável.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra crescente?
  • E decrescente?
  • Como determinar se uma reta é crescente ou decrescente, olhando apenas o desenho dela?
  • Existe alguma relação do crescimento ou decrescimento da reta com o coeficiente da função?
  • Podemos afirmar algo em relação a isso, ou será que foi apenas coincidência? Como testar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos ( slides 6 a 10)

Orientação: O software geogebra é gratuito e pode ser obtido nesta página para Windows, e aqui para Linux. Também é possível acessar online, com o google chrome neste endereço, mas para isso certifique-se que durante toda a aula terá acesso à internet. Para conhecer melhor esse software, recomendamos este manual.

Antes da aula, certifique-se do número de computadores disponíveis, e que todas as máquinas estejam com o geogebra instalado. O ideal é dois alunos por pc, mas faça a divisão de acordo com a disponibilidade de máquinas e o número de alunos da turma.

Caso a escola não conte com um laboratório de informática, busque alternativas como utilizar o app geogebra nos smartphones dos alunos ou, em último caso, leve papel quadriculado e faça as construções manualmente com a turma.

Propósito: Analisar relações entre crescimento e decrescimento e o coeficiente da variável.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra crescente?
  • E decrescente?
  • Como determinar se uma reta é crescente ou decrescente, olhando apenas o desenho dela?
  • Existe alguma relação do crescimento ou decrescimento da reta com o coeficiente da função?
  • Podemos afirmar algo em relação a isso, ou será que foi apenas coincidência? Como testar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

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Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Garantir que as retas sejam coloridas ajuda muito a visualização do aluno. No geogebra, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a reta e alterar a cor em configurações. Caso vá realizar a atividade no papel quadriculado, solicite aos alunos que utilizem lápis ou caneta coloridos.

O uso do papel quadriculado ao invés da tecnologia não implica em perda de conteúdo, pelo contrário, possibilita a exploração da construção do gráfico. Apenas certifique-se que terá tempo suficiente para realizar as atividades.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que características você utilizou para realizar a classificação?
  • Podemos dizer que toda reta com coeficiente angular positivo é crescente?
  • O mesmo vale para negativo, sempre decrescente?
  • E se o coeficiente for zero, como será o gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.

Propósito: Retomar o aprendizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Uma aula antes verifique se toda a turma possui smartphone. Solicite previamente, aos que possuem, que baixem o aplicativo em casa. Organize a turma em duplas ou trios, de forma que nenhum grupo fique sem acesso à tecnologia.

A atividade também pode ser feita no geogebra para windows ou linux, caso a escola possua laboratório de informática.

Na falta da tecnologia, como alternativa, adapte a atividade para o papel, utilize folha quadriculada e solicite aos alunos que escrevam várias funções alterando os valores do coeficiente a, construindo a tabela e depois o gráfico.

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Quando a é um número positivo, o que acontece?
  • E quando é um número negativo?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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