Resumo da Aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Apresente para a turma o propósito da aula.
Aquecimento
Orientações:
Solicite que os alunos leiam e respondam e comente sobre a importância de se observar a fonte antes de atentar para a notícia.
Propósito:
Entender a necessidade de observar a fonte de uma notícia.
Discuta com a turma:
- Toda notícia é digna de confiança?
- É importante observar a fonte? Uma notícia pode ser manipulada por uma fonte? Se sim, para qual objetivo?
- Materiais complementares:
Atividade aquecimento
Resolução atividade aquecimento
Aquecimento
Orientações:
Observem o gráfico de linhas.Propósito:
Reconhecer no gráfico de linhas as variáveis e a frequência em porcentagem (relativa).
Discuta com a turma:
- Quais as fontes apresentadas no gráfico?
- As variáveis são discretas ou agrupadas?
Aquecimento
Orientações:
Peça aos alunos que, em dupla, registre as possíveis respostas para cada tópico.Solicite às duplas que compartilhem suas respostas. Compare as respostas dadas pelos alunos estimulando-os não apenas a informar as respostas, mas a justificá-las.
Propósito:
Elaborar hipóteses a partir da observação de um gráfico.
Discuta com a turma:
- Podemos afirmar com exatidão a resposta para cada tópico?
- Nossas conclusões possuem respaldo naquilo que observamos no gráfico?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10) .
Orientações:
Organize duplas produtivas para que analisem as informações e levantem soluções para as discussões que seguirão. Entregue, se preferir, a impressão com o infográfico para os alunos e exponha para a sala o texto e as questões que seguirão. Aborde com os alunos informações sobre brincadeiras antigas e sobre como desfrutam de seu tempo de lazer.Refletir sobre o tempo de lazer para embasar a pesquisa que será apresentada a seguir.
Propósito:
Refletir sobre o tempo de lazer para embasar a pesquisa que será apresentada a seguir.
Discuta com a turma:
- Brincar hoje é diferente da época de seus pais?
- Que brincadeiras de antigamente você ouviu falar?
- Em seu tempo de lazer, você passa mais tempo com amigos/familiares ou nas redes sociais?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Orientações:
Peça aos alunos para lerem o infográfico. Solicite que indiquem o título, a imagem e o tema presente nele.
Propósito:
Reconhecer um infográfico como representação gráfica mesclando texto, números e breves explicações.
Identificar num infográfico elementos básicos para sua leitura e compreensão.
Discuta com a turma:
- Por que esta imagem é classificada como um infográfico?
- Qual o título? Qual a imagem? Qual o tema?
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10)
Orientação:
- Continue solicitando aos alunos que indiquem as imagens e o texto associada a elas.
- Enfatize as relações que surgem
Discuta com a turma:
- Que imagem observamos na continuação do infográfico?
- Quais relações podemos destacar nele?
Propósito:
- Identificar relações ou parâmetros presentes em infográficos.
Atividade Principal
Orientações:
Proponha às duplas a retornarem ao infográfico e extraírem as soluções pedidas. Destaque as informações diretamente no infográfico.
Propósito:
Encontrar no infográfico a resposta para perguntas diretas.
Discuta com a turma:
- Essas observações estão presentes no infográfico?
- É fácil responder a esses questionamentos?
Atividade Principal
Orientações:
Estimule as duplas a expandirem as observações com base no slide. Enfatize que todo gráfico/infografico deve permitir considerações além do que foi apresentado inicialmente.
Propósito:
Compreender que a partir de um gráfico/infografico pode-se expandir observações.
Discuta com a turma:
- Essas observações estão presentes no infográfico?
- Podemos responde-las com base no que observamos?
Propósito:
Compreender que a partir de um gráfico/infografico pode-se expandir observações.
Discussão das Soluções
Orientações:
Para iniciar os comentários peça que cada dupla exponha sua resposta. Destaque as maneiras diferentes de chegar ao mesmo entendimento de solução.
Propósito:
Compreender no infográfico a relação de proporcionalidade. Recordar as relações direta e inversamente proporcionais.
Discuta com a turma:
- O que são relações diretamente proporcionais? E inversamente?
- A relação apresentada é ou não diretamente proporcional?
Discussão das Soluções
Orientações:
Solicite que cada grupo indique no infográfico onde detectaram as bases para suas respostas.
Propósito:
Identificar no infográfico as soluções desejadas.
Discuta com a turma:
- As conclusões de vocês foram obtidas de maneira fácil? Por quê?
Discussão das Soluções
Orientações:
Peça a alguns alunos para compartilharem suas soluções no quadro. Pergunte se alguma dupla encontrou de outra forma o que foi pedido? Destaque a solução por regra de três ou por proporção através do cálculo mental.
Propósito:
Analisar o tema além do que foi indicado no infográfico. Levantar mecanismos diferentes de se obter os valores solicitados.
Discuta com a turma:
- De quais maneiras podemos chegar a solução?
- Sem utilizar regra de três, qual seria o raciocínio para obtermos a mesma resposta?
Discussão das Soluções
Orientações:
Como a atividade é uma sequência do slide anterior é necessário retornar às mesmas observações. Peça a alguns alunos para compartilharem suas soluções no quadro. Pergunte se alguma dupla encontrou de outra forma o que foi pedido?
Destaque a solução por regra de três ou por proporção através do cálculo mental.
Propósito:
Analisar o tema além do que foi indicado no infográfico.Levantar mecanismos diferentes de se obter os valores solicitados. Concluir a partir da compreensão do que fora exposto no infográfico.
Discuta com a turma:
- De quais maneiras podemos chegar a solução?
- Sem utilizar regra de três, qual seria o raciocínio para obtermos a mesma resposta?
- De que maneira concluímos que a expansão das redes sociais reduz as interações interpessoais?
Sistematização do Conceito
Propósito:
Identificar as perguntas fundamentais para uma boa compreensão de um infográfico.
Encerramento
Orientações:
Leia para a turma.
Propósito:
Observar na imagem os elementos de um infográfico.
Raio X
Orientações:
Solicite que os alunos respondam a atividade .Faça as perguntas abaixo e se preferir generalize-as para demais produtos da tabela.
Propósito:
Ler e compreender um infográfico. Aplicar conceitos de porcentagem na análise de situações com gráficos ou infográficos.
Discuta com a turma:
- Qual a porcentagem de redução no preço do feijão? Quanto isto corresponde em reais? O valor atual a ser pago pelo feijão será?
- Como indicamos estes valores? Utilizamos um fator de redução, regra de três ou porcentagem?