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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Ler e Analisar Infográficos

Plano de aula de Matemática com atividades para 8ºano do Fundamental sobre Gráfico; Infográficos; Redes sociais;

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanoel Carvalho

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanoel de Carvalho Silva

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA20 - Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)

Objetivos específicos

Ler e Analisar Infográficos

Conceito-chave

Gráfico; Infográficos; Redes sociais;

Recursos necessários

Material impresso

Gráficos espelhados em sala

Material Complementar ao Professor

100% de Aprendizagem

https://novaescola.org.br/conteudo/2673/100-aprendizagem

acessado em 13/02/2018

Como calcular porcentagens

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/01/como-calcular-porcentagem.html

acessado em 13/02/2018

Tipos de gráficos

http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/Excel_2007/Tipos%20de%20gr%C3%A1ficos.HTM

acessado 13/02/2018

Infográficos: modos de ver e ler

https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/23502/19247

acessado em 14/02/1986




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Apresente para a turma o propósito da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite que os alunos leiam e respondam e comente sobre a importância de se observar a fonte antes de atentar para a notícia.
Propósito:

Entender a necessidade de observar a fonte de uma notícia.

Discuta com a turma:

  • Toda notícia é digna de confiança?
  • É importante observar a fonte? Uma notícia pode ser manipulada por uma fonte? Se sim, para qual objetivo?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Observem o gráfico de linhas.Propósito:

Reconhecer no gráfico de linhas as variáveis e a frequência em porcentagem (relativa).

Discuta com a turma:

  • Quais as fontes apresentadas no gráfico?
  • As variáveis são discretas ou agrupadas?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça aos alunos que, em dupla, registre as possíveis respostas para cada tópico.Solicite às duplas que compartilhem suas respostas. Compare as respostas dadas pelos alunos estimulando-os não apenas a informar as respostas, mas a justificá-las.
Propósito:

Elaborar hipóteses a partir da observação de um gráfico.

Discuta com a turma:

  • Podemos afirmar com exatidão a resposta para cada tópico?
  • Nossas conclusões possuem respaldo naquilo que observamos no gráfico?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10) .

Orientações:

Organize duplas produtivas para que analisem as informações e levantem soluções para as discussões que seguirão. Entregue, se preferir, a impressão com o infográfico para os alunos e exponha para a sala o texto e as questões que seguirão. Aborde com os alunos informações sobre brincadeiras antigas e sobre como desfrutam de seu tempo de lazer.Refletir sobre o tempo de lazer para embasar a pesquisa que será apresentada a seguir.

Propósito:

Refletir sobre o tempo de lazer para embasar a pesquisa que será apresentada a seguir.

Discuta com a turma:

  • Brincar hoje é diferente da época de seus pais?
  • Que brincadeiras de antigamente você ouviu falar?
  • Em seu tempo de lazer, você passa mais tempo com amigos/familiares ou nas redes sociais?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça aos alunos para lerem o infográfico. Solicite que indiquem o título, a imagem e o tema presente nele.
Propósito:

Reconhecer um infográfico como representação gráfica mesclando texto, números e breves explicações.

Identificar num infográfico elementos básicos para sua leitura e compreensão.

Discuta com a turma:

  • Por que esta imagem é classificada como um infográfico?
  • Qual o título? Qual a imagem? Qual o tema?

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Orientação:

  • Continue solicitando aos alunos que indiquem as imagens e o texto associada a elas.
  • Enfatize as relações que surgem

Discuta com a turma:

  • Que imagem observamos na continuação do infográfico?
  • Quais relações podemos destacar nele?

Propósito:

  • Identificar relações ou parâmetros presentes em infográficos.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Proponha às duplas a retornarem ao infográfico e extraírem as soluções pedidas. Destaque as informações diretamente no infográfico.
Propósito:

Encontrar no infográfico a resposta para perguntas diretas.

Discuta com a turma:

  • Essas observações estão presentes no infográfico?
  • É fácil responder a esses questionamentos?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Estimule as duplas a expandirem as observações com base no slide. Enfatize que todo gráfico/infografico deve permitir considerações além do que foi apresentado inicialmente.
Propósito:

Compreender que a partir de um gráfico/infografico pode-se expandir observações.

Discuta com a turma:

  • Essas observações estão presentes no infográfico?
  • Podemos responde-las com base no que observamos?

Propósito:

Compreender que a partir de um gráfico/infografico pode-se expandir observações.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Para iniciar os comentários peça que cada dupla exponha sua resposta. Destaque as maneiras diferentes de chegar ao mesmo entendimento de solução.
Propósito:

Compreender no infográfico a relação de proporcionalidade. Recordar as relações direta e inversamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • O que são relações diretamente proporcionais? E inversamente?
  • A relação apresentada é ou não diretamente proporcional?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite que cada grupo indique no infográfico onde detectaram as bases para suas respostas.

Propósito:

Identificar no infográfico as soluções desejadas.
Discuta com a turma:

  • As conclusões de vocês foram obtidas de maneira fácil? Por quê?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça a alguns alunos para compartilharem suas soluções no quadro. Pergunte se alguma dupla encontrou de outra forma o que foi pedido? Destaque a solução por regra de três ou por proporção através do cálculo mental.

Propósito:

Analisar o tema além do que foi indicado no infográfico. Levantar mecanismos diferentes de se obter os valores solicitados.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras podemos chegar a solução?
  • Sem utilizar regra de três, qual seria o raciocínio para obtermos a mesma resposta?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Como a atividade é uma sequência do slide anterior é necessário retornar às mesmas observações. Peça a alguns alunos para compartilharem suas soluções no quadro. Pergunte se alguma dupla encontrou de outra forma o que foi pedido?

Destaque a solução por regra de três ou por proporção através do cálculo mental.
Propósito:

Analisar o tema além do que foi indicado no infográfico.Levantar mecanismos diferentes de se obter os valores solicitados. Concluir a partir da compreensão do que fora exposto no infográfico.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras podemos chegar a solução?
  • Sem utilizar regra de três, qual seria o raciocínio para obtermos a mesma resposta?
  • De que maneira concluímos que a expansão das redes sociais reduz as interações interpessoais?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Propósito:
Identificar as perguntas fundamentais para uma boa compreensão de um infográfico.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia para a turma.

Propósito:

Observar na imagem os elementos de um infográfico.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia para a turma o enunciado.
Propósito:

Compreender a variação da linha poligonal e queda recorde de preços.
Discuta com a turma:

  • O que observamos ao longo dos anos com a linha de preços dos alimentos?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite que os alunos respondam a atividade .Faça as perguntas abaixo e se preferir generalize-as para demais produtos da tabela.
Propósito:

Ler e compreender um infográfico. Aplicar conceitos de porcentagem na análise de situações com gráficos ou infográficos.

Discuta com a turma:

  • Qual a porcentagem de redução no preço do feijão? Quanto isto corresponde em reais? O valor atual a ser pago pelo feijão será?
  • Como indicamos estes valores? Utilizamos um fator de redução, regra de três ou porcentagem?

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Apresente para a turma o propósito da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanoel de Carvalho Silva

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA20 - Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)

Objetivos específicos

Ler e Analisar Infográficos

Conceito-chave

Gráfico; Infográficos; Redes sociais;

Recursos necessários

Material impresso

Gráficos espelhados em sala

Material Complementar ao Professor

100% de Aprendizagem

https://novaescola.org.br/conteudo/2673/100-aprendizagem

acessado em 13/02/2018

Como calcular porcentagens

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/01/como-calcular-porcentagem.html

acessado em 13/02/2018

Tipos de gráficos

http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/Excel_2007/Tipos%20de%20gr%C3%A1ficos.HTM

acessado 13/02/2018

Infográficos: modos de ver e ler

https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/23502/19247

acessado em 14/02/1986



Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite que os alunos leiam e respondam e comente sobre a importância de se observar a fonte antes de atentar para a notícia.
Propósito:

Entender a necessidade de observar a fonte de uma notícia.

Discuta com a turma:

  • Toda notícia é digna de confiança?
  • É importante observar a fonte? Uma notícia pode ser manipulada por uma fonte? Se sim, para qual objetivo?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Orientações:

Observem o gráfico de linhas.Propósito:

Reconhecer no gráfico de linhas as variáveis e a frequência em porcentagem (relativa).

Discuta com a turma:

  • Quais as fontes apresentadas no gráfico?
  • As variáveis são discretas ou agrupadas?

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça aos alunos que, em dupla, registre as possíveis respostas para cada tópico.Solicite às duplas que compartilhem suas respostas. Compare as respostas dadas pelos alunos estimulando-os não apenas a informar as respostas, mas a justificá-las.
Propósito:

Elaborar hipóteses a partir da observação de um gráfico.

Discuta com a turma:

  • Podemos afirmar com exatidão a resposta para cada tópico?
  • Nossas conclusões possuem respaldo naquilo que observamos no gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10) .

Orientações:

Organize duplas produtivas para que analisem as informações e levantem soluções para as discussões que seguirão. Entregue, se preferir, a impressão com o infográfico para os alunos e exponha para a sala o texto e as questões que seguirão. Aborde com os alunos informações sobre brincadeiras antigas e sobre como desfrutam de seu tempo de lazer.Refletir sobre o tempo de lazer para embasar a pesquisa que será apresentada a seguir.

Propósito:

Refletir sobre o tempo de lazer para embasar a pesquisa que será apresentada a seguir.

Discuta com a turma:

  • Brincar hoje é diferente da época de seus pais?
  • Que brincadeiras de antigamente você ouviu falar?
  • Em seu tempo de lazer, você passa mais tempo com amigos/familiares ou nas redes sociais?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça aos alunos para lerem o infográfico. Solicite que indiquem o título, a imagem e o tema presente nele.
Propósito:

Reconhecer um infográfico como representação gráfica mesclando texto, números e breves explicações.

Identificar num infográfico elementos básicos para sua leitura e compreensão.

Discuta com a turma:

  • Por que esta imagem é classificada como um infográfico?
  • Qual o título? Qual a imagem? Qual o tema?

Slide Plano Aula

Orientação:

  • Continue solicitando aos alunos que indiquem as imagens e o texto associada a elas.
  • Enfatize as relações que surgem

Discuta com a turma:

  • Que imagem observamos na continuação do infográfico?
  • Quais relações podemos destacar nele?

Propósito:

  • Identificar relações ou parâmetros presentes em infográficos.
Slide Plano Aula

Orientações:

Proponha às duplas a retornarem ao infográfico e extraírem as soluções pedidas. Destaque as informações diretamente no infográfico.
Propósito:

Encontrar no infográfico a resposta para perguntas diretas.

Discuta com a turma:

  • Essas observações estão presentes no infográfico?
  • É fácil responder a esses questionamentos?

Slide Plano Aula

Orientações:

Estimule as duplas a expandirem as observações com base no slide. Enfatize que todo gráfico/infografico deve permitir considerações além do que foi apresentado inicialmente.
Propósito:

Compreender que a partir de um gráfico/infografico pode-se expandir observações.

Discuta com a turma:

  • Essas observações estão presentes no infográfico?
  • Podemos responde-las com base no que observamos?

Propósito:

Compreender que a partir de um gráfico/infografico pode-se expandir observações.

Slide Plano Aula

Orientações:

Para iniciar os comentários peça que cada dupla exponha sua resposta. Destaque as maneiras diferentes de chegar ao mesmo entendimento de solução.
Propósito:

Compreender no infográfico a relação de proporcionalidade. Recordar as relações direta e inversamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • O que são relações diretamente proporcionais? E inversamente?
  • A relação apresentada é ou não diretamente proporcional?

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite que cada grupo indique no infográfico onde detectaram as bases para suas respostas.

Propósito:

Identificar no infográfico as soluções desejadas.
Discuta com a turma:

  • As conclusões de vocês foram obtidas de maneira fácil? Por quê?

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça a alguns alunos para compartilharem suas soluções no quadro. Pergunte se alguma dupla encontrou de outra forma o que foi pedido? Destaque a solução por regra de três ou por proporção através do cálculo mental.

Propósito:

Analisar o tema além do que foi indicado no infográfico. Levantar mecanismos diferentes de se obter os valores solicitados.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras podemos chegar a solução?
  • Sem utilizar regra de três, qual seria o raciocínio para obtermos a mesma resposta?

Slide Plano Aula

Orientações:

Como a atividade é uma sequência do slide anterior é necessário retornar às mesmas observações. Peça a alguns alunos para compartilharem suas soluções no quadro. Pergunte se alguma dupla encontrou de outra forma o que foi pedido?

Destaque a solução por regra de três ou por proporção através do cálculo mental.
Propósito:

Analisar o tema além do que foi indicado no infográfico.Levantar mecanismos diferentes de se obter os valores solicitados. Concluir a partir da compreensão do que fora exposto no infográfico.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras podemos chegar a solução?
  • Sem utilizar regra de três, qual seria o raciocínio para obtermos a mesma resposta?
  • De que maneira concluímos que a expansão das redes sociais reduz as interações interpessoais?

Slide Plano Aula

Propósito:
Identificar as perguntas fundamentais para uma boa compreensão de um infográfico.

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia para a turma.

Propósito:

Observar na imagem os elementos de um infográfico.

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia para a turma o enunciado.
Propósito:

Compreender a variação da linha poligonal e queda recorde de preços.
Discuta com a turma:

  • O que observamos ao longo dos anos com a linha de preços dos alimentos?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite que os alunos respondam a atividade .Faça as perguntas abaixo e se preferir generalize-as para demais produtos da tabela.
Propósito:

Ler e compreender um infográfico. Aplicar conceitos de porcentagem na análise de situações com gráficos ou infográficos.

Discuta com a turma:

  • Qual a porcentagem de redução no preço do feijão? Quanto isto corresponde em reais? O valor atual a ser pago pelo feijão será?
  • Como indicamos estes valores? Utilizamos um fator de redução, regra de três ou porcentagem?

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