10797
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Como começar uma pesquisa

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Pesquisa estatística.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.

Objetivos específicos

Definir objetivo da pesquisa, amostra, e elaboração do instrumento de coleta.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05)
  • Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Realização de pesquisa estatística EF05MA25. (5° ano)

Conceito-chave

Pesquisa estatística.

Recursos necessários

  • Impressões das Atividades de Raio X e principal e da ficha de resposta.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Apresentem a pesquisa para a turma e logo após abra uma discussão em grupo, sobre o que é uma pesquisa, sua importância e como ela é realizada. Faça os questionamentos e permita que a turma fale o que pensa sobre o assunto. Converse com a turma sobre as áreas onde são necessárias realização de pesquisa. Caso ocorra algum erro nas respostas aos questionamentos pergunte se tem alguém que discorda do colega e pergunte qual seria o motivo, para que a turma, sozinha, conclua onde está o equívoco.

Propósito: Retomar conceito de pesquisa e de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Qual é o propósito de realizar uma pesquisa?
  • Como chamamos o grupo de interesse numa pesquisa?
  • E como chamamos o grupo que coletamos os dados?
  • Qual seria o motivo para não se coletar os dados de todo a população envolvida?
  • Como se coleta os dados de uma pesquisa?
  • Quais os tipos de dados eu posso coletar numa pesquisa?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Apresentem a pesquisa para a turma e logo após abra uma discussão em grupo, sobre o que é uma pesquisa, sua importância e como ela é realizada. Faça os questionamentos e permita que a turma fale o que pensa sobre o assunto. Converse com a turma sobre as áreas onde são necessárias realização de pesquisa. Caso ocorra algum erro nas respostas aos questionamentos pergunte se tem alguém que discorda do colega e pergunte qual seria o motivo, para que a turma, sozinha, conclua onde está o equívoco.

Propósito: Retomar conceito de pesquisa e de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Qual é o propósito de realizar uma pesquisa?
  • Como chamamos o grupo de interesse numa pesquisa?
  • E como chamamos o grupo que coletamos os dados?
  • Qual seria o motivo para não se coletar os dados de todo a população envolvida?
  • Como se coleta os dados de uma pesquisa?
  • Quais os tipos de dados eu posso coletar numa pesquisa?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5, 6 e 6)

Orientação: Divida a turma em grupos de 4 os de 5 alunos, no máximo, e entregue cópias da atividade e da ficha de respostas. Oriente os grupos para que decidam um tema para realização de uma pesquisa. Reforce que esse tema deve ser de relevância, seja ele social, de saúde, educação etc. Solicite que preencham a ficha cuidadosamente. Enquanto realizam a atividade, circule pelos grupos e veja suas principais dificuldades, como estão realizando a tarefa.

Propósito: Construir instrumento de coleta de dados de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual é o motivo da escolha desse tema?
  • O que você deseja saber sobre esse tema?
  • Onde deveria ser divulgada sua pesquisa?
  • Qual instrumento de coleta você usaria? Qual a vantagem deste instrumento?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Ficha de respostas

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5, 6 e 6)

Orientação: Divida a turma em grupos de 4 os de 5 alunos, no máximo, e entregue cópias da atividade e da ficha de respostas. Oriente os grupos para que decidam um tema para realização de uma pesquisa. Reforce que esse tema deve ser de relevância, seja ele social, de saúde, educação etc. Solicite que preencham a ficha cuidadosamente. Enquanto realizam a atividade, circule pelos grupos e veja suas principais dificuldades, como estão realizando a tarefa.

Propósito: Construir instrumento de coleta de dados de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual é o motivo da escolha desse tema?
  • O que você deseja saber sobre esse tema?
  • Onde deveria ser divulgada sua pesquisa?
  • Qual instrumento de coleta você usaria? Qual a vantagem deste instrumento?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5, 6 e 6)

Orientação: Divida a turma em grupos de 4 os de 5 alunos, no máximo, e entregue cópias da atividade e da ficha de respostas. Oriente os grupos para que decidam um tema para realização de uma pesquisa. Reforce que esse tema deve ser de relevância, seja ele social, de saúde, educação etc. Solicite que preencham a ficha cuidadosamente. Enquanto realizam a atividade, circule pelos grupos e veja suas principais dificuldades, como estão realizando a tarefa.

Propósito: Construir instrumento de coleta de dados de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual é o motivo da escolha desse tema?
  • O que você deseja saber sobre esse tema?
  • Onde deveria ser divulgada sua pesquisa?
  • Qual instrumento de coleta você usaria? Qual a vantagem deste instrumento?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 8, 9 e 10)

Orientação: Construa essa tabela no quadro e chame um grupo por vez para expor suas ideias para uma pesquisa. Depois que eles apresentarem, peça para que eles respondam os questionamentos da discussão de soluções. Assim que concluir essa etapa chame atenção da turma para as diversas possibilidades de temas para uma pesquisa e se houver temas parecidos, mostre a eles que os enfoques podem ser diferentes.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Esse tema de pesquisa tem relevância para qual área do conhecimento?
  • Se vocês fossem entrevistar somente pessoas da escola, seria um boa amostra? Por quê?
  • Se vocês utilizassem outro instrumento de coleta conseguiriam atingir o objetivo da pesquisa proposta?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 8, 9 e 10)

Orientação: Construa essa tabela no quadro e chame um grupo por vez para expor suas ideias para uma pesquisa. Depois que eles apresentarem, peça para que eles respondam os questionamentos da discussão de soluções. Assim que concluir essa etapa chame atenção da turma para as diversas possibilidades de temas para uma pesquisa e se houver temas parecidos, mostre a eles que os enfoques podem ser diferentes.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Esse tema de pesquisa tem relevância para qual área do conhecimento?
  • Se vocês fossem entrevistar somente pessoas da escola, seria um boa amostra? Por quê?
  • Se vocês utilizassem outro instrumento de coleta conseguiriam atingir o objetivo da pesquisa proposta?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 8, 9 e 10)

Orientação: Construa essa tabela no quadro e chame um grupo por vez para expor suas ideias para uma pesquisa. Depois que eles apresentarem, peça para que eles respondam os questionamentos da discussão de soluções. Assim que concluir essa etapa chame atenção da turma para as diversas possibilidades de temas para uma pesquisa e se houver temas parecidos, mostre a eles que os enfoques podem ser diferentes.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Esse tema de pesquisa tem relevância para qual área do conhecimento?
  • Se vocês fossem entrevistar somente pessoas da escola, seria um boa amostra? Por quê?
  • Se vocês utilizassem outro instrumento de coleta conseguiriam atingir o objetivo da pesquisa proposta?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12 e 13).

Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula

Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar ou estudaram alguma vez sobre esses conceitos?
  • Quais foram as etapas que vocês realizaram hoje?
  • Como devemos realizar as próximas etapas?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12 e 13).

Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula

Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar ou estudaram alguma vez sobre esses conceitos?
  • Quais foram as etapas que vocês realizaram hoje?
  • Como devemos realizar as próximas etapas?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12 e 13).

Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula

Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar ou estudaram alguma vez sobre esses conceitos?
  • Quais foram as etapas que vocês realizaram hoje?
  • Como devemos realizar as próximas etapas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade e resuma os conceitos trabalhados na aula.

Propósito: Fazer uma breve retomada do que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam na aula de hoje?
  • Onde podemos aplicar esse conhecimento?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução. Essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Qual o objetivo dessa pesquisa?
  • Qual a população a ser estudada? Seria viável coletar os dados de todo esse grupo?
  • Que tipo de pergunta devemos fazer para coletar os dados?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.

Objetivos específicos

Definir objetivo da pesquisa, amostra, e elaboração do instrumento de coleta.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05)
  • Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Realização de pesquisa estatística EF05MA25. (5° ano)

Conceito-chave

Pesquisa estatística.

Recursos necessários

  • Impressões das Atividades de Raio X e principal e da ficha de resposta.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Apresentem a pesquisa para a turma e logo após abra uma discussão em grupo, sobre o que é uma pesquisa, sua importância e como ela é realizada. Faça os questionamentos e permita que a turma fale o que pensa sobre o assunto. Converse com a turma sobre as áreas onde são necessárias realização de pesquisa. Caso ocorra algum erro nas respostas aos questionamentos pergunte se tem alguém que discorda do colega e pergunte qual seria o motivo, para que a turma, sozinha, conclua onde está o equívoco.

Propósito: Retomar conceito de pesquisa e de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Qual é o propósito de realizar uma pesquisa?
  • Como chamamos o grupo de interesse numa pesquisa?
  • E como chamamos o grupo que coletamos os dados?
  • Qual seria o motivo para não se coletar os dados de todo a população envolvida?
  • Como se coleta os dados de uma pesquisa?
  • Quais os tipos de dados eu posso coletar numa pesquisa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Apresentem a pesquisa para a turma e logo após abra uma discussão em grupo, sobre o que é uma pesquisa, sua importância e como ela é realizada. Faça os questionamentos e permita que a turma fale o que pensa sobre o assunto. Converse com a turma sobre as áreas onde são necessárias realização de pesquisa. Caso ocorra algum erro nas respostas aos questionamentos pergunte se tem alguém que discorda do colega e pergunte qual seria o motivo, para que a turma, sozinha, conclua onde está o equívoco.

Propósito: Retomar conceito de pesquisa e de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Qual é o propósito de realizar uma pesquisa?
  • Como chamamos o grupo de interesse numa pesquisa?
  • E como chamamos o grupo que coletamos os dados?
  • Qual seria o motivo para não se coletar os dados de todo a população envolvida?
  • Como se coleta os dados de uma pesquisa?
  • Quais os tipos de dados eu posso coletar numa pesquisa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5, 6 e 6)

Orientação: Divida a turma em grupos de 4 os de 5 alunos, no máximo, e entregue cópias da atividade e da ficha de respostas. Oriente os grupos para que decidam um tema para realização de uma pesquisa. Reforce que esse tema deve ser de relevância, seja ele social, de saúde, educação etc. Solicite que preencham a ficha cuidadosamente. Enquanto realizam a atividade, circule pelos grupos e veja suas principais dificuldades, como estão realizando a tarefa.

Propósito: Construir instrumento de coleta de dados de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual é o motivo da escolha desse tema?
  • O que você deseja saber sobre esse tema?
  • Onde deveria ser divulgada sua pesquisa?
  • Qual instrumento de coleta você usaria? Qual a vantagem deste instrumento?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Ficha de respostas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5, 6 e 6)

Orientação: Divida a turma em grupos de 4 os de 5 alunos, no máximo, e entregue cópias da atividade e da ficha de respostas. Oriente os grupos para que decidam um tema para realização de uma pesquisa. Reforce que esse tema deve ser de relevância, seja ele social, de saúde, educação etc. Solicite que preencham a ficha cuidadosamente. Enquanto realizam a atividade, circule pelos grupos e veja suas principais dificuldades, como estão realizando a tarefa.

Propósito: Construir instrumento de coleta de dados de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual é o motivo da escolha desse tema?
  • O que você deseja saber sobre esse tema?
  • Onde deveria ser divulgada sua pesquisa?
  • Qual instrumento de coleta você usaria? Qual a vantagem deste instrumento?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5, 6 e 6)

Orientação: Divida a turma em grupos de 4 os de 5 alunos, no máximo, e entregue cópias da atividade e da ficha de respostas. Oriente os grupos para que decidam um tema para realização de uma pesquisa. Reforce que esse tema deve ser de relevância, seja ele social, de saúde, educação etc. Solicite que preencham a ficha cuidadosamente. Enquanto realizam a atividade, circule pelos grupos e veja suas principais dificuldades, como estão realizando a tarefa.

Propósito: Construir instrumento de coleta de dados de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual é o motivo da escolha desse tema?
  • O que você deseja saber sobre esse tema?
  • Onde deveria ser divulgada sua pesquisa?
  • Qual instrumento de coleta você usaria? Qual a vantagem deste instrumento?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 8, 9 e 10)

Orientação: Construa essa tabela no quadro e chame um grupo por vez para expor suas ideias para uma pesquisa. Depois que eles apresentarem, peça para que eles respondam os questionamentos da discussão de soluções. Assim que concluir essa etapa chame atenção da turma para as diversas possibilidades de temas para uma pesquisa e se houver temas parecidos, mostre a eles que os enfoques podem ser diferentes.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Esse tema de pesquisa tem relevância para qual área do conhecimento?
  • Se vocês fossem entrevistar somente pessoas da escola, seria um boa amostra? Por quê?
  • Se vocês utilizassem outro instrumento de coleta conseguiriam atingir o objetivo da pesquisa proposta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 8, 9 e 10)

Orientação: Construa essa tabela no quadro e chame um grupo por vez para expor suas ideias para uma pesquisa. Depois que eles apresentarem, peça para que eles respondam os questionamentos da discussão de soluções. Assim que concluir essa etapa chame atenção da turma para as diversas possibilidades de temas para uma pesquisa e se houver temas parecidos, mostre a eles que os enfoques podem ser diferentes.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Esse tema de pesquisa tem relevância para qual área do conhecimento?
  • Se vocês fossem entrevistar somente pessoas da escola, seria um boa amostra? Por quê?
  • Se vocês utilizassem outro instrumento de coleta conseguiriam atingir o objetivo da pesquisa proposta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 8, 9 e 10)

Orientação: Construa essa tabela no quadro e chame um grupo por vez para expor suas ideias para uma pesquisa. Depois que eles apresentarem, peça para que eles respondam os questionamentos da discussão de soluções. Assim que concluir essa etapa chame atenção da turma para as diversas possibilidades de temas para uma pesquisa e se houver temas parecidos, mostre a eles que os enfoques podem ser diferentes.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Esse tema de pesquisa tem relevância para qual área do conhecimento?
  • Se vocês fossem entrevistar somente pessoas da escola, seria um boa amostra? Por quê?
  • Se vocês utilizassem outro instrumento de coleta conseguiriam atingir o objetivo da pesquisa proposta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12 e 13).

Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula

Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar ou estudaram alguma vez sobre esses conceitos?
  • Quais foram as etapas que vocês realizaram hoje?
  • Como devemos realizar as próximas etapas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12 e 13).

Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula

Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar ou estudaram alguma vez sobre esses conceitos?
  • Quais foram as etapas que vocês realizaram hoje?
  • Como devemos realizar as próximas etapas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12 e 13).

Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula

Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar ou estudaram alguma vez sobre esses conceitos?
  • Quais foram as etapas que vocês realizaram hoje?
  • Como devemos realizar as próximas etapas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade e resuma os conceitos trabalhados na aula.

Propósito: Fazer uma breve retomada do que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam na aula de hoje?
  • Onde podemos aplicar esse conhecimento?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução. Essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Qual o objetivo dessa pesquisa?
  • Qual a população a ser estudada? Seria viável coletar os dados de todo esse grupo?
  • Que tipo de pergunta devemos fazer para coletar os dados?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 6º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o cálculo de probabilidade, pesquisa com foco em coleta, registro, organização de dados em tabelas e gráficos variados.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano