10796
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Representação fracionária e decimal envolvendo centésimos

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Representação fracionária e decimal até centésimos

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cátia do Vale dos Santos Mendes,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Cátia do Vale dos Santos Mendes

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.



Objetivos específicos

Revisar o conceito de números decimais envolvendo a ordem dos centésimos;

Representar quantidades menores que a unidade com frações e  com números decimais;

Representar quantidades maiores que a unidade com frações , números mistos e  com números decimais.

Conhecimentos prévios

Representação fracionária e decimal de quantidades.



Conceito-chave

Representação fracionária e decimal até centésimos.

Recursos necessários

Cadernos, atividade impressa, material dourado, quadro, pincel ou giz coloridos, lápis de cor, lápis de escrever, réguas e borrachas.


  • Tempo sugerido: 2 minutos
  • Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Organize a sala de aula em duplas. Inicie a atividade relembrando aos alunos que nos números decimais, após a vírgula, temos décimos e também centésimos. É importante também que retomem o fato de que toda representação fracionária tem sua correspondência decimal ou vice-versa. Deixe que representem a quantidade na forma fracionária ou decimal para, depois, estabelecer uma relação entre elas.

Propósito: Relembrar o conceito de representação fracionária e decimal com números apresentando centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantas folhas tem o caderno? Quantas foram utilizadas?
  • Com que fração podemos representar a quantidade de folhas usadas? Que número decimal corresponde a essa fração?
  • Quantas casas decimais foram utilizadas após a vírgula na representação decimal?
  • Como se chama a última ordem representada após a vírgula? Por que recebe este nome?

Atividade principal 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Para a realização desta atividade, deixe que os alunos se organizem em duplas, pois assim poderão discutir as respostas obtidas e as maneiras de encontrá-las. Lembre aos mesmos que existem diferentes maneiras de se chegar à representação fracionária ou decimal correspondente a cada trio e que podem utilizar qualquer uma delas.

Propósito: Identificar a representação fracionária e decimal de quantidades menores que a unidade envolvendo a ordem dos centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantos alunos tem na sala de aula?
  • Quantos alunos há em cada fileira?
  • Em quantas partes teremos que dividir a sala de aula para chegar aos trios?
  • E que maneira podemos formar os trios?
  • Quantos trios serão formados?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Ainda em duplas, os alunos deverão verificar a quantidade de balões que há em cada pacote e perceber que foi utilizado mais de um pacote de balões. Por isso, o número encontrado, seja ele fracionário ou decimal, será maior que a unidade.

Propósito: Identificar a representação fracionária e decimal de quantidades maiores que a unidade, envolvendo a ordem dos centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantos balões há em cada pacote? Quantos balões foram utilizados?
  • A quantidade de balões utilizada corresponde a mais ou menos de um pacote completo?
  • O número que representa a quantidade de balões utilizados será maior ou menor que uma unidade?
  • Quantos balões a mais foram utilizados?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos percebam a quantidade de alunos que tem a sala e, principalmente, as quantidades que representam o numerador e o denominador, de acordo com a situação apresetada. Assim, chegarão a uma fração.

Propósito: Explorar as diferentes formas de representar com frações quantidades menores que o inteiro envolvendo centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantas carteiras há na sala de aula?
  • Após agrupar os alunos, quantos trios foram formados?
  • Quantos alunos tem em cada grupo?
  • Que fração pode ser representada pela quantidade de alunos de cada grupo mediante o quantitativo total de alunos?
  • Que fração representa cada grupo em relação à quantidade de grupos formados?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos percebam que não existe apenas uma maneira de resolver essa questão, podendo ter outras maneira de agrupar os trios, deixando claro que não sobrarão alunos e que a representação fracionária e decimal deverá corresponder a um dos trios em relação ao total formado. A comparação com a placa é uma ótima estratégia para o aluno corresponder ¼ a 0,25.

Propósito: Explorar as diferentes formas de se representar com frações e números decimais quantidades menores que o inteiro envolvendo centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantas carteiras há na sala de aula?
  • Após agrupar os alunos, quantos trios foram formados?
  • Que fração representa um dos trios em relação ao total formado? Que parte da unidade essa fração representa?
  • Qual número decimal representa a fração encontrada? Por quê?
  • Para que serve a vírgula nos números decimais? O que representam os centésimos?
  • Por que à esquerda da vírgula está o zero?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos percebam que precisarão de mais de um pacote e que um pacote representa a unidade. Portanto, a fração e o número decimal representados serão maiores que a unidade.

Propósito: Explorar as diferentes formas de se representar com frações quantidades maiores que o inteiro envolvendo centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantos balões foram utilizados?
  • Quantos balões vem em cada pacote?
  • Quantos pacotes foram necessários? Algum pacote foi usado incompleto?
  • Quantos balões foram utilizados em cada pacote?
  • Que fração corresponde à quantidade de balões utilizada em relação à quantidade de cada pacote?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos percebam que foi preciso de mais de um pacote e que um pacote representa a unidade. Portanto, a fração e o número decimal representados serão maiores que a unidade.

Propósito: Explorar as diferentes formas de se representar com frações e números decimais quantidades maiores que o inteiro envolvendo centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantos balões foram utilizados ao todo? Quantos vem em cada pacote?
  • Que fração representa a quantidade de balões utilizados em relação à quantidade que vem em cada pacote?
  • Que número decimal representa a quantidade utilizada? O que representa o algarismo a esquerda da vírgula?
  • Que número misto representa a quantidade utilizada?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Relembre com os alunos o que foi trabalhado na atividade principal, e em poucas palavras, indique a conclusão que chegaram ao resolvê-la. Vá registrando no quadro as opiniões principais que os alunos emitiram e, no final, forme um parágrafo evidenciando os conhecimentos privilegiados da aula.

Propósito: Resumir as formas de se representar quantidades maiores e menores que a unidade, ou seja, nas formas fracionária e decimal envolvendo os centésimos.

Discuta com a turma:

  • Que frações e números decimais vocês encontraram na atividade principal?
  • Os números decimais encontrados tem quantas casas decimais após a vírgula?
  • Como se chama a última ordem à direita da vírgula? Por que recebe este nome?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize os alunos em trios. Peça que cada um faça a sua atividade e, depois, compare a resposta com a do colega ao lado. Lembre a eles que a atividade consiste em comparar a quantidade de tampinhas que o aluno doará com a quantidade que ele tem e, assim, cheguem às formas de representação.

Propósito: Verificar se os alunos identificam a representação fracionária e decimal de uma quantidade.

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas o menino possui?
  • Quantas tampinhas ele doará?
  • Que fração a quantidade de tampinhas que ele doará representa em relação ao total que tem? Que número decimal representa esta fração?
  • Quantas ordens há após a vírgula decimal no número formado? Como se chama a última ordem?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano
  • Tempo sugerido: 2 minutos
  • Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autora: Cátia do Vale dos Santos Mendes

    Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



    Habilidade da BNCC

    EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

    EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.



    Objetivos específicos

    Revisar o conceito de números decimais envolvendo a ordem dos centésimos;

    Representar quantidades menores que a unidade com frações e  com números decimais;

    Representar quantidades maiores que a unidade com frações , números mistos e  com números decimais.

    Conhecimentos prévios

    Representação fracionária e decimal de quantidades.



    Conceito-chave

    Representação fracionária e decimal até centésimos.

    Recursos necessários

    Cadernos, atividade impressa, material dourado, quadro, pincel ou giz coloridos, lápis de cor, lápis de escrever, réguas e borrachas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Organize a sala de aula em duplas. Inicie a atividade relembrando aos alunos que nos números decimais, após a vírgula, temos décimos e também centésimos. É importante também que retomem o fato de que toda representação fracionária tem sua correspondência decimal ou vice-versa. Deixe que representem a quantidade na forma fracionária ou decimal para, depois, estabelecer uma relação entre elas.

Propósito: Relembrar o conceito de representação fracionária e decimal com números apresentando centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantas folhas tem o caderno? Quantas foram utilizadas?
  • Com que fração podemos representar a quantidade de folhas usadas? Que número decimal corresponde a essa fração?
  • Quantas casas decimais foram utilizadas após a vírgula na representação decimal?
  • Como se chama a última ordem representada após a vírgula? Por que recebe este nome?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Para a realização desta atividade, deixe que os alunos se organizem em duplas, pois assim poderão discutir as respostas obtidas e as maneiras de encontrá-las. Lembre aos mesmos que existem diferentes maneiras de se chegar à representação fracionária ou decimal correspondente a cada trio e que podem utilizar qualquer uma delas.

Propósito: Identificar a representação fracionária e decimal de quantidades menores que a unidade envolvendo a ordem dos centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantos alunos tem na sala de aula?
  • Quantos alunos há em cada fileira?
  • Em quantas partes teremos que dividir a sala de aula para chegar aos trios?
  • E que maneira podemos formar os trios?
  • Quantos trios serão formados?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Ainda em duplas, os alunos deverão verificar a quantidade de balões que há em cada pacote e perceber que foi utilizado mais de um pacote de balões. Por isso, o número encontrado, seja ele fracionário ou decimal, será maior que a unidade.

Propósito: Identificar a representação fracionária e decimal de quantidades maiores que a unidade, envolvendo a ordem dos centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantos balões há em cada pacote? Quantos balões foram utilizados?
  • A quantidade de balões utilizada corresponde a mais ou menos de um pacote completo?
  • O número que representa a quantidade de balões utilizados será maior ou menor que uma unidade?
  • Quantos balões a mais foram utilizados?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos percebam a quantidade de alunos que tem a sala e, principalmente, as quantidades que representam o numerador e o denominador, de acordo com a situação apresetada. Assim, chegarão a uma fração.

Propósito: Explorar as diferentes formas de representar com frações quantidades menores que o inteiro envolvendo centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantas carteiras há na sala de aula?
  • Após agrupar os alunos, quantos trios foram formados?
  • Quantos alunos tem em cada grupo?
  • Que fração pode ser representada pela quantidade de alunos de cada grupo mediante o quantitativo total de alunos?
  • Que fração representa cada grupo em relação à quantidade de grupos formados?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos percebam que não existe apenas uma maneira de resolver essa questão, podendo ter outras maneira de agrupar os trios, deixando claro que não sobrarão alunos e que a representação fracionária e decimal deverá corresponder a um dos trios em relação ao total formado. A comparação com a placa é uma ótima estratégia para o aluno corresponder ¼ a 0,25.

Propósito: Explorar as diferentes formas de se representar com frações e números decimais quantidades menores que o inteiro envolvendo centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantas carteiras há na sala de aula?
  • Após agrupar os alunos, quantos trios foram formados?
  • Que fração representa um dos trios em relação ao total formado? Que parte da unidade essa fração representa?
  • Qual número decimal representa a fração encontrada? Por quê?
  • Para que serve a vírgula nos números decimais? O que representam os centésimos?
  • Por que à esquerda da vírgula está o zero?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos percebam que precisarão de mais de um pacote e que um pacote representa a unidade. Portanto, a fração e o número decimal representados serão maiores que a unidade.

Propósito: Explorar as diferentes formas de se representar com frações quantidades maiores que o inteiro envolvendo centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantos balões foram utilizados?
  • Quantos balões vem em cada pacote?
  • Quantos pacotes foram necessários? Algum pacote foi usado incompleto?
  • Quantos balões foram utilizados em cada pacote?
  • Que fração corresponde à quantidade de balões utilizada em relação à quantidade de cada pacote?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos percebam que foi preciso de mais de um pacote e que um pacote representa a unidade. Portanto, a fração e o número decimal representados serão maiores que a unidade.

Propósito: Explorar as diferentes formas de se representar com frações e números decimais quantidades maiores que o inteiro envolvendo centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quantos balões foram utilizados ao todo? Quantos vem em cada pacote?
  • Que fração representa a quantidade de balões utilizados em relação à quantidade que vem em cada pacote?
  • Que número decimal representa a quantidade utilizada? O que representa o algarismo a esquerda da vírgula?
  • Que número misto representa a quantidade utilizada?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Relembre com os alunos o que foi trabalhado na atividade principal, e em poucas palavras, indique a conclusão que chegaram ao resolvê-la. Vá registrando no quadro as opiniões principais que os alunos emitiram e, no final, forme um parágrafo evidenciando os conhecimentos privilegiados da aula.

Propósito: Resumir as formas de se representar quantidades maiores e menores que a unidade, ou seja, nas formas fracionária e decimal envolvendo os centésimos.

Discuta com a turma:

  • Que frações e números decimais vocês encontraram na atividade principal?
  • Os números decimais encontrados tem quantas casas decimais após a vírgula?
  • Como se chama a última ordem à direita da vírgula? Por que recebe este nome?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize os alunos em trios. Peça que cada um faça a sua atividade e, depois, compare a resposta com a do colega ao lado. Lembre a eles que a atividade consiste em comparar a quantidade de tampinhas que o aluno doará com a quantidade que ele tem e, assim, cheguem às formas de representação.

Propósito: Verificar se os alunos identificam a representação fracionária e decimal de uma quantidade.

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas o menino possui?
  • Quantas tampinhas ele doará?
  • Que fração a quantidade de tampinhas que ele doará representa em relação ao total que tem? Que número decimal representa esta fração?
  • Quantas ordens há após a vírgula decimal no número formado? Como se chama a última ordem?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano