Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Situação-problema: Uma frase como referência!
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentora: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Ser capaz de elaborar um problema a partir de uma frase.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave
Elaboração de problemas a partir de uma frase apresentada.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Ser capaz de elaborar um problema a partir de uma frase.
- Estimular a autonomia do aluno.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Discuta com a turma:
- O que é uma frase?
- Você sabe o que é uma situação-problema?
- Você acha possível criar um problema matemático partindo de uma frase apresentada?
Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
- Prepare a turma para uma atividade realizada de maneira coletiva, onde todos podem participar e colaborar com os colegas sorteados para a dinâmica.
- Previamente pense na forma que irá realizar o sorteio e prepare o que for necessário. Exemplo: selecionar as palavras, escrever os nomes de todos em pequenos papéis e colocar dentro de um recipiente. Solicitar que um dos alunos retire um nome para iniciar a brincadeira.
- Leia as regras e questione para verificar se todos compreenderam.
- Realize uma mediação e organize as sugestões para formularem o problema e anote na lousa. Vá lendo e reformulando com eles, até chegarem à uma situação coerente com a frase e com conceitos matemáticos.
- Reserve um tempo para a resolução da situação elaborada.
Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar, partindo de uma palavra, depois de uma frase, uma situação envolvendo matemática.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem o significado da palavra apresentada?
- Vocês tiveram dificuldade em pensar em uma frase, contendo a palavra sorteada?
- Vocês tiveram dificuldade em pensar e elaborar uma situação envolvendo conteúdos matemáticos, considerando a frase criada anteriormente?
- Os dados apresentados na situação elaborada levam a uma resolução possível e coerente com o contexto da frase (tem sentido)?
- Vocês tiveram dificuldade em resolver o problema elaborado?
Atividade Principal
Tempo sugerido - 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação -
- Organize a turma em duplas produtivas de trabalho, mas dependendo dos conhecimentos prévios dos alunos, pode ser realizada individualmente; analise.
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Verifique a compreensão solicitando a alguns alunos que reproduzam oralmente o que entenderam do enunciado.
- Espere a realização da atividade circulando entre os alunos, observando as linhas de raciocínio.
- Oriente e intervenha quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito - Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é uma gincana?
- Já participaram de alguma gincana na escola? E em outro lugar?
- Como uma gincana é realizada?
- O que acontece no final de uma gincana? (somam-se as pontuações e o vencedor é indicado, assim como as demais colocações).
- Qual informação foi apresentada inicialmente?
- O que você consegue fazer com a informação apresentada?
- De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
- A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
- Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
- Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido - 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação -
- Organize a turma em duplas produtivas de trabalho, mas dependendo dos conhecimentos prévios dos alunos, pode ser realizada individualmente; analise.
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Verifique a compreensão solicitando a alguns alunos que reproduzam oralmente o que entenderam do enunciado.
- Espere a realização da atividade circulando entre os alunos, observando as linhas de raciocínio.
- Oriente e intervenha quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito - Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é uma gincana?
- Já participaram de alguma gincana na escola? E em outro lugar?
- Como uma gincana é realizada?
- O que acontece no final de uma gincana? (somam-se as pontuações e o vencedor é indicado, assim como as demais colocações).
- Qual informação foi apresentada inicialmente?
- O que você consegue fazer com a informação apresentada?
- De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
- A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
- Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
- Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas, retomando os conceitos abordados na aula. Observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.
Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega sobre os modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Que os alunos elaborem um problema de acordo com a frase apresentada, utilizando dados, conceitos e resoluções de maneira adequada.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_25RDP_08
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail e documento PowerPoint.
Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal e na Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
Como a atividade principal propõe a produção de um problema a partir de uma frase dada, nesse sentido, é totalmente pertinente realizar a atividade sugerida na retomada, visto que oportuniza a partir de uma palavra, a criação de uma frase e, a partir desta, a elaboração de um problema matemático. A realização da atividade da retomada, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 3 e seguir as orientações apresentadas no plano, provocando reflexões com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos a situação apresentada na retomada (slide 3), via WhatsApp ou e-mail, por meio de fotografia ou print da tela, seguindo as mesmas orientações adotadas na aula síncrona, ou pode utilizar a adaptação que será sugerida para os alunos que não tem acesso online.
Atividade da retomada adaptada (para alunos que recebem atividade impressa):
Para os alunos que não é possível a comunicação on-line, organize a situação da retomada com a seguinte condução:
1ª - Disponibilize algumas palavras para o aluno.
2º - Proponha que escolham uma das palavras disponibilizadas e que, em seguida, criem uma frase usando a palavra escolhida.
3º - Após a construção da frase, solicite a elaboração de uma situação matemática envolvendo a frase construída.
4º - Por último, proponha a resolução da situação elaborada.
Para esses casos de comunicação, esta Atividade da retomada adaptada pode ser organizada com outras atividades desse e de outros planos, formando uma sequência para ser impressa, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”, de forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal sugere a produção de um problema a partir de uma frase, que foi apresentada em uma situação, assim esta atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona, sugiro que seja apresentado os slides 4 e 5 e assim, seja provocada uma conversa com os alunos sobre o contexto apresentado e consequentemente a construção coletiva do problema a partir da frase dada. Nesse momento, professor, de acordo com as ideias dos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. (Ressaltando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar a construção do problema, ou seja, lousa, papel kraft,...).
Durante e após concluir a produção do problema, você pode provocar reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma” sugeridos no plano.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 4 e 5, as orientações e os questionamentos pertinentes, para assim compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da produção, deixando a possibilidade do contato com você para os esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída com a atividade da retomada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema elaborado deve ser analisado coletivamente, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a). Nesse momento de discussão você pode provocar reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma” sugeridos no plano.
Após a discussão do problema elaborado pelos alunos, você pode apresentar os slides 7, 8 e 9, correspondentes a Discussão da solução, possibilitando reflexão quanto às semelhanças e diferenças observadas nas produções.
Na aula assíncrona, as produções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização dos problemas elaborados pelos alunos e dos apresentados na Discussão da solução (slides 7, 8 e 9), através de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as produções e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, favorecer, através da discussão das produções apresentadas, o levantamento do que foi aprendido e realizar a leitura do slide 10 que corresponde a sistematização do plano.
Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 11, pode ser usada para verificar se os alunos elaboram problemas a partir de uma frase apresentada.
Dessa forma, professor, para os alunos que realizaram as atividades pelo acesso digital, solicite que registrem suas elaborações no documento PowerPoint compartilhado por você (interessante que cada aluno registre em um lâmina).
Para os demais alunos, receba a devolutiva física e transcreva no PowerPoint. Ressaltando a importância de socializar com todos.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula, apresentando inclusive suas produções.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentora: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Ser capaz de elaborar um problema a partir de uma frase.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave
Elaboração de problemas a partir de uma frase apresentada.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.