Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentora: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Ser capaz de elaborar um problema a partir de uma frase.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave
Elaboração de problemas a partir de uma frase apresentada.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Discuta com a turma:
- O que é uma frase?
- Você sabe o que é uma situação-problema?
- Você acha possível criar um problema matemático partindo de uma frase apresentada?
Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
- Prepare a turma para uma atividade realizada de maneira coletiva, onde todos podem participar e colaborar com os colegas sorteados para a dinâmica.
- Previamente pense na forma que irá realizar o sorteio e prepare o que for necessário. Exemplo: selecionar as palavras, escrever os nomes de todos em pequenos papéis e colocar dentro de um recipiente. Solicitar que um dos alunos retire um nome para iniciar a brincadeira.
- Leia as regras e questione para verificar se todos compreenderam.
- Realize uma mediação e organize as sugestões para formularem o problema e anote na lousa. Vá lendo e reformulando com eles, até chegarem à uma situação coerente com a frase e com conceitos matemáticos.
- Reserve um tempo para a resolução da situação elaborada.
Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar, partindo de uma palavra, depois de uma frase, uma situação envolvendo matemática.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem o significado da palavra apresentada?
- Vocês tiveram dificuldade em pensar em uma frase, contendo a palavra sorteada?
- Vocês tiveram dificuldade em pensar e elaborar uma situação envolvendo conteúdos matemáticos, considerando a frase criada anteriormente?
- Os dados apresentados na situação elaborada levam a uma resolução possível e coerente com o contexto da frase (tem sentido)?
- Vocês tiveram dificuldade em resolver o problema elaborado?
Atividade Principal
Tempo sugerido - 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação -
- Organize a turma em duplas produtivas de trabalho, mas dependendo dos conhecimentos prévios dos alunos, pode ser realizada individualmente; analise.
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Verifique a compreensão solicitando a alguns alunos que reproduzam oralmente o que entenderam do enunciado.
- Espere a realização da atividade circulando entre os alunos, observando as linhas de raciocínio.
- Oriente e intervenha quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito - Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é uma gincana?
- Já participaram de alguma gincana na escola? E em outro lugar?
- Como uma gincana é realizada?
- O que acontece no final de uma gincana? (somam-se as pontuações e o vencedor é indicado, assim como as demais colocações).
- Qual informação foi apresentada inicialmente?
- O que você consegue fazer com a informação apresentada?
- De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
- A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
- Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
- Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido - 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação -
- Organize a turma em duplas produtivas de trabalho, mas dependendo dos conhecimentos prévios dos alunos, pode ser realizada individualmente; analise.
- Apresente o slide e entregue a atividade impressa.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Verifique a compreensão solicitando a alguns alunos que reproduzam oralmente o que entenderam do enunciado.
- Espere a realização da atividade circulando entre os alunos, observando as linhas de raciocínio.
- Oriente e intervenha quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito - Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é uma gincana?
- Já participaram de alguma gincana na escola? E em outro lugar?
- Como uma gincana é realizada?
- O que acontece no final de uma gincana? (somam-se as pontuações e o vencedor é indicado, assim como as demais colocações).
- Qual informação foi apresentada inicialmente?
- O que você consegue fazer com a informação apresentada?
- De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
- A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
- Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
- Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).
Orientação:
- Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
- O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
- Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
- Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas, retomando os conceitos abordados na aula. Observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.
Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega sobre os modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Que os alunos elaborem um problema de acordo com a frase apresentada, utilizando dados, conceitos e resoluções de maneira adequada.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar