10795
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Situação-problema: Uma frase como referência!

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre Elaboração de problemas a partir de uma frase apresentada.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentora: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Ser capaz de elaborar um problema a partir de uma frase.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave

Elaboração de problemas a partir de uma frase apresentada.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Discuta com a turma:

  • O que é uma frase?
  • Você sabe o que é uma situação-problema?
  • Você acha possível criar um problema matemático partindo de uma frase apresentada?

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Prepare a turma para uma atividade realizada de maneira coletiva, onde todos podem participar e colaborar com os colegas sorteados para a dinâmica.
  • Previamente pense na forma que irá realizar o sorteio e prepare o que for necessário. Exemplo: selecionar as palavras, escrever os nomes de todos em pequenos papéis e colocar dentro de um recipiente. Solicitar que um dos alunos retire um nome para iniciar a brincadeira.
  • Leia as regras e questione para verificar se todos compreenderam.
  • Realize uma mediação e organize as sugestões para formularem o problema e anote na lousa. Vá lendo e reformulando com eles, até chegarem à uma situação coerente com a frase e com conceitos matemáticos.
  • Reserve um tempo para a resolução da situação elaborada.

Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar, partindo de uma palavra, depois de uma frase, uma situação envolvendo matemática.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem o significado da palavra apresentada?
  • Vocês tiveram dificuldade em pensar em uma frase, contendo a palavra sorteada?
  • Vocês tiveram dificuldade em pensar e elaborar uma situação envolvendo conteúdos matemáticos, considerando a frase criada anteriormente?
  • Os dados apresentados na situação elaborada levam a uma resolução possível e coerente com o contexto da frase (tem sentido)?
  • Vocês tiveram dificuldade em resolver o problema elaborado?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido - 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação -

  • Organize a turma em duplas produtivas de trabalho, mas dependendo dos conhecimentos prévios dos alunos, pode ser realizada individualmente; analise.
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Verifique a compreensão solicitando a alguns alunos que reproduzam oralmente o que entenderam do enunciado.
  • Espere a realização da atividade circulando entre os alunos, observando as linhas de raciocínio.
  • Oriente e intervenha quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito - Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma gincana?
  • Já participaram de alguma gincana na escola? E em outro lugar?
  • Como uma gincana é realizada?
  • O que acontece no final de uma gincana? (somam-se as pontuações e o vencedor é indicado, assim como as demais colocações).
  • Qual informação foi apresentada inicialmente?
  • O que você consegue fazer com a informação apresentada?
  • De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
  • A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
  • Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
  • Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido - 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação -

  • Organize a turma em duplas produtivas de trabalho, mas dependendo dos conhecimentos prévios dos alunos, pode ser realizada individualmente; analise.
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Verifique a compreensão solicitando a alguns alunos que reproduzam oralmente o que entenderam do enunciado.
  • Espere a realização da atividade circulando entre os alunos, observando as linhas de raciocínio.
  • Oriente e intervenha quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito - Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma gincana?
  • Já participaram de alguma gincana na escola? E em outro lugar?
  • Como uma gincana é realizada?
  • O que acontece no final de uma gincana? (somam-se as pontuações e o vencedor é indicado, assim como as demais colocações).
  • Qual informação foi apresentada inicialmente?
  • O que você consegue fazer com a informação apresentada?
  • De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
  • A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
  • Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
  • Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas, retomando os conceitos abordados na aula. Observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega sobre os modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Que os alunos elaborem um problema de acordo com a frase apresentada, utilizando dados, conceitos e resoluções de maneira adequada.

Materiais complementares:

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Atividade raio x

Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Discuta com a turma:

  • O que é uma frase?
  • Você sabe o que é uma situação-problema?
  • Você acha possível criar um problema matemático partindo de uma frase apresentada?

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentora: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Ser capaz de elaborar um problema a partir de uma frase.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave

Elaboração de problemas a partir de uma frase apresentada.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Prepare a turma para uma atividade realizada de maneira coletiva, onde todos podem participar e colaborar com os colegas sorteados para a dinâmica.
  • Previamente pense na forma que irá realizar o sorteio e prepare o que for necessário. Exemplo: selecionar as palavras, escrever os nomes de todos em pequenos papéis e colocar dentro de um recipiente. Solicitar que um dos alunos retire um nome para iniciar a brincadeira.
  • Leia as regras e questione para verificar se todos compreenderam.
  • Realize uma mediação e organize as sugestões para formularem o problema e anote na lousa. Vá lendo e reformulando com eles, até chegarem à uma situação coerente com a frase e com conceitos matemáticos.
  • Reserve um tempo para a resolução da situação elaborada.

Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar, partindo de uma palavra, depois de uma frase, uma situação envolvendo matemática.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem o significado da palavra apresentada?
  • Vocês tiveram dificuldade em pensar em uma frase, contendo a palavra sorteada?
  • Vocês tiveram dificuldade em pensar e elaborar uma situação envolvendo conteúdos matemáticos, considerando a frase criada anteriormente?
  • Os dados apresentados na situação elaborada levam a uma resolução possível e coerente com o contexto da frase (tem sentido)?
  • Vocês tiveram dificuldade em resolver o problema elaborado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido - 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação -

  • Organize a turma em duplas produtivas de trabalho, mas dependendo dos conhecimentos prévios dos alunos, pode ser realizada individualmente; analise.
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Verifique a compreensão solicitando a alguns alunos que reproduzam oralmente o que entenderam do enunciado.
  • Espere a realização da atividade circulando entre os alunos, observando as linhas de raciocínio.
  • Oriente e intervenha quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito - Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma gincana?
  • Já participaram de alguma gincana na escola? E em outro lugar?
  • Como uma gincana é realizada?
  • O que acontece no final de uma gincana? (somam-se as pontuações e o vencedor é indicado, assim como as demais colocações).
  • Qual informação foi apresentada inicialmente?
  • O que você consegue fazer com a informação apresentada?
  • De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
  • A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
  • Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
  • Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido - 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação -

  • Organize a turma em duplas produtivas de trabalho, mas dependendo dos conhecimentos prévios dos alunos, pode ser realizada individualmente; analise.
  • Apresente o slide e entregue a atividade impressa.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Verifique a compreensão solicitando a alguns alunos que reproduzam oralmente o que entenderam do enunciado.
  • Espere a realização da atividade circulando entre os alunos, observando as linhas de raciocínio.
  • Oriente e intervenha quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito - Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando uma frase apresentada.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma gincana?
  • Já participaram de alguma gincana na escola? E em outro lugar?
  • Como uma gincana é realizada?
  • O que acontece no final de uma gincana? (somam-se as pontuações e o vencedor é indicado, assim como as demais colocações).
  • Qual informação foi apresentada inicialmente?
  • O que você consegue fazer com a informação apresentada?
  • De acordo com a frase ou situação dada, você é capaz de pensar em uma pergunta?
  • A pergunta que você pensou está relacionada com a frase apresentada?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • Quais são os dados necessários para responder a essa pergunta?
  • Esses dados são coerentes com a frase apresentada?
  • Esses dados são coerentes com a pergunta criada por você?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 9).

Orientação:

  • Durante o tempo reservado à elaboração e resolução, observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham suas criações e a maneira como pensaram, aos demais colegas.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação inadequada ou com algum erro possível, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos..

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para elaborar a situação-problema?
  • O que vocês observaram na frase para ter um ponto de partida?
  • Vocês pensaram primeiramente nos dados do problema ou na pergunta proposta?
  • Os dados criados por vocês foram suficientes para se chegar à uma solução possível?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Importante ressaltar: Os slides apresentados nesta etapa trazem exemplos de elaboração e resolução partindo da frase apresentada. Os exemplos poderão ser apresentados aos alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação destas opções enriquecerá o trabalho, acrescentando diferentes reflexões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas, retomando os conceitos abordados na aula. Observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega sobre os modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Que os alunos elaborem um problema de acordo com a frase apresentada, utilizando dados, conceitos e resoluções de maneira adequada.

Materiais complementares:

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Atividade raio x

Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas com múltiplas soluções e sem solução.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano