Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.
Propósito: Apresentar o objetivo.
Discuta com a turma:
- Discuta com os alunos os termos “planificações e figura geométrica espacial”, pois é importante que compreendam diferindo figura tridimensional de representação plana do poliedro para que assimilem as orientações da atividade principal sobre construção de planificações, partindo da representação mental da figura espacial.
RETOMADA
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que observem a planificação e indique com setas, as faces que se encontram para a formação da figura geométrica espacial. Caso perceba dificuldade entre os alunos, sugiro que peça a eles que recortem a planificação e monte-a de fato, pois assim visualizarão as faces que se unem para a formação espacial da figura. Pode propor ainda, o trabalho com os agrupamentos produtivos (duplas), para que troquem ideias a respeito da construção mental da figura para realização da atividade. Lembre-se que a forma como se conduz a atividade, faz toda a diferença no processo de construção do conhecimento.
Propósito: Indicar, por meio de setas, a união das faces que formam a figura geométrica espacial.
Discuta com a turma:
- É possível construir a figura mentalmente? Sim, é possível a construção mental da figura, é preciso imaginar a representação plana da figura se fechando e se encontrando com as faces laterais.
- É possível que esta planificação feche se tornando uma figura geométrica espacial? Sim, é possível que essa figura se feche e forme um prisma de base triangular.
- Que figura será formada com o fechamento dessa representação planificada? Se formará um prisma de base triangular.
Material complementar:
Retomada
Resolução da Retomada
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Essa é uma atividade proposta em duplas. Neste momento, faz-se necessário pensar sobre essas duplas para que haja troca de conhecimentos, ou seja, o agrupamento precisa ser produtivo. No guia de intervenções desta unidade, indico uma leitura para a montagem dos agrupamentos. Os alunos construirão a planificação de um prisma retangular, de acordo com a representação mental que tem da figura geométrica espacial. A partir de então, colocarão a planificação construída no painel de soluções, para discussão posterior com professor e colegas. Esse também é o momento em que os alunos resgatam conhecimentos construídos na conceitualização de planificações e figuras tridimensionais, pois trata-se de um plano de ampliação.
Propósito: Construir a planificação de um prisma retangular.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para construir essa planificação? Os alunos poderão pensar na figura geométrica espacial (tridimensional) como se estivessem abrindo a caixinha (representação mental da figura plana) ou também nas bases que nomeiam a figura planificada ou tridimensional solicitada, que no caso são dois triângulos (pensando no tipo de poliedro - prisma).
- Vocês pensaram na figura geométrica espacial para a construção da planificação? Sim. Não tem como não pensar no poliedro quando vamos construir uma planificação, pois temos que saber as faces que se unem para a construção do mesmo.
Material Complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: PAINEL DE SOLUÇÕES
Você precisa preparar um espaço na sala de aula para a socialização das construções planificadas dos poliedros. Esse espaço pode ser um mural, painel de cartolina, papel craft ou a própria lousa para exposição das soluções dos grupos. Cada grupo deve expor a representação planificada construída conforme a solicitação, prisma retangular. É importante que os grupos socializem, com os demais alunos, como pensaram a construção do mesmo. Explore este momento fazendo as intervenções propostas no “discuta com a turma”. Em seguida, discuta com os alunos quais são as diferenças e semelhanças entre as planificações representadas, uma vez que se remete ao mesmo poliedro. Pode ainda classificar as planificações entre as iguais e as diferentes e discutir as diferenças e o principal, se todas fecham e formam as figuras geométricas espaciais.
Propósito: Discutir as diferentes formas de planificações do mesmo poliedro e organizá-las (iguais e diferentes).
Discuta com a turma:
- As formas poligonais estão na mesma posição em todas as planificações? As planificações não são todas iguais, algumas delas são diferentes isso acontece pela posição em que as bases ocupam.
- Será que todos fecham? Todas fecham sim, porém podemos recortar as diferentes para verificarmos se todas dão o fechamento adequado.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Este slide resume o aprendizado da aula, desta forma, é importante que o apresente aos alunos, para que compreendam que existem várias formas de planificação para o prisma de base retangular.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem sobre a construção planificada do prisma retangular, partindo da representação mental da figura geométrica espacial.
Discuta com a turma:
- Diversas planificações para o mesmo poliedro. As planificações não são todas iguais, algumas delas são diferentes isso acontece pela posição em que as bases ocupam.
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize, tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação do prisma triangular. Caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e poder avaliar a construção dos conhecimentos dos alunos.
Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre a construção planificada de figuras geométricas espaciais.
Discuta com a turma:
- A indicação das setas da figura planificada estão corretas? Sim. As setas indicam corretamente a união das faces para formação da figura geométrica espacial.
- A planificação fecha para tornar uma figura geométrica espacial? Sim. A figura fecha, formando uma pirâmide.
- Qual figura formará ao fechar a planificação? Formará uma pirâmide de base quadrada.
Material complementar:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize, tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação do prisma triangular. Caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e poder avaliar a construção dos conhecimentos dos alunos.
Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre a construção planificada de figuras geométricas espaciais.
Discuta com a turma:
- A indicação das setas da figura planificada estão corretas? Sim. As setas indicam corretamente a união das faces para formação da figura geométrica espacial.
- A planificação fecha para tornar uma figura geométrica espacial? Sim. A figura fecha, formando uma pirâmide.
- Qual figura formará ao fechar a planificação? Formará uma pirâmide de base quadrada.
Material complementar:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar