10794
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Construindo planificações

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Planificação e figura geométrica espacial

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Carolina Taurisano

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Carolina Taurisano

Mentor: Paula Massi Reis Pires Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.



Objetivos específicos

Construir nova planificação, a partir da planificação dada para formar a figura geométrica espacial correspondente

Conceito-chave

Planificação e  figura geométrica espacial.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Régua.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.

Propósito: Apresentar o objetivo.

Discuta com a turma:

  • Discuta com os alunos os termos “planificações e figura geométrica espacial”, pois é importante que compreendam diferindo figura tridimensional de representação plana do poliedro para que assimilem as orientações da atividade principal sobre construção de planificações, partindo da representação mental da figura espacial.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que observem a planificação e indique com setas, as faces que se encontram para a formação da figura geométrica espacial. Caso perceba dificuldade entre os alunos, sugiro que peça a eles que recortem a planificação e monte-a de fato, pois assim visualizarão as faces que se unem para a formação espacial da figura. Pode propor ainda, o trabalho com os agrupamentos produtivos (duplas), para que troquem ideias a respeito da construção mental da figura para realização da atividade. Lembre-se que a forma como se conduz a atividade, faz toda a diferença no processo de construção do conhecimento.

Propósito: Indicar, por meio de setas, a união das faces que formam a figura geométrica espacial.

Discuta com a turma:

  • É possível construir a figura mentalmente? Sim, é possível a construção mental da figura, é preciso imaginar a representação plana da figura se fechando e se encontrando com as faces laterais.
  • É possível que esta planificação feche se tornando uma figura geométrica espacial? Sim, é possível que essa figura se feche e forme um prisma de base triangular.
  • Que figura será formada com o fechamento dessa representação planificada? Se formará um prisma de base triangular.

Material complementar:

Retomada

Resolução da Retomada

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Essa é uma atividade proposta em duplas. Neste momento, faz-se necessário pensar sobre essas duplas para que haja troca de conhecimentos, ou seja, o agrupamento precisa ser produtivo. No guia de intervenções desta unidade, indico uma leitura para a montagem dos agrupamentos. Os alunos construirão a planificação de um prisma retangular, de acordo com a representação mental que tem da figura geométrica espacial. A partir de então, colocarão a planificação construída no painel de soluções, para discussão posterior com professor e colegas. Esse também é o momento em que os alunos resgatam conhecimentos construídos na conceitualização de planificações e figuras tridimensionais, pois trata-se de um plano de ampliação.

Propósito: Construir a planificação de um prisma retangular.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para construir essa planificação? Os alunos poderão pensar na figura geométrica espacial (tridimensional) como se estivessem abrindo a caixinha (representação mental da figura plana) ou também nas bases que nomeiam a figura planificada ou tridimensional solicitada, que no caso são dois triângulos (pensando no tipo de poliedro - prisma).
  • Vocês pensaram na figura geométrica espacial para a construção da planificação? Sim. Não tem como não pensar no poliedro quando vamos construir uma planificação, pois temos que saber as faces que se unem para a construção do mesmo.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: PAINEL DE SOLUÇÕES

Você precisa preparar um espaço na sala de aula para a socialização das construções planificadas dos poliedros. Esse espaço pode ser um mural, painel de cartolina, papel craft ou a própria lousa para exposição das soluções dos grupos. Cada grupo deve expor a representação planificada construída conforme a solicitação, prisma retangular. É importante que os grupos socializem, com os demais alunos, como pensaram a construção do mesmo. Explore este momento fazendo as intervenções propostas no “discuta com a turma”. Em seguida, discuta com os alunos quais são as diferenças e semelhanças entre as planificações representadas, uma vez que se remete ao mesmo poliedro. Pode ainda classificar as planificações entre as iguais e as diferentes e discutir as diferenças e o principal, se todas fecham e formam as figuras geométricas espaciais.

Propósito: Discutir as diferentes formas de planificações do mesmo poliedro e organizá-las (iguais e diferentes).

Discuta com a turma:

  • As formas poligonais estão na mesma posição em todas as planificações? As planificações não são todas iguais, algumas delas são diferentes isso acontece pela posição em que as bases ocupam.
  • Será que todos fecham? Todas fecham sim, porém podemos recortar as diferentes para verificarmos se todas dão o fechamento adequado.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este slide resume o aprendizado da aula, desta forma, é importante que o apresente aos alunos, para que compreendam que existem várias formas de planificação para o prisma de base retangular.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem sobre a construção planificada do prisma retangular, partindo da representação mental da figura geométrica espacial.

Discuta com a turma:

  • Diversas planificações para o mesmo poliedro. As planificações não são todas iguais, algumas delas são diferentes isso acontece pela posição em que as bases ocupam.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize, tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação do prisma triangular. Caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e poder avaliar a construção dos conhecimentos dos alunos.

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre a construção planificada de figuras geométricas espaciais.

Discuta com a turma:

  • A indicação das setas da figura planificada estão corretas? Sim. As setas indicam corretamente a união das faces para formação da figura geométrica espacial.
  • A planificação fecha para tornar uma figura geométrica espacial? Sim. A figura fecha, formando uma pirâmide.
  • Qual figura formará ao fechar a planificação? Formará uma pirâmide de base quadrada.

Material complementar:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize, tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação do prisma triangular. Caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e poder avaliar a construção dos conhecimentos dos alunos.

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre a construção planificada de figuras geométricas espaciais.

Discuta com a turma:

  • A indicação das setas da figura planificada estão corretas? Sim. As setas indicam corretamente a união das faces para formação da figura geométrica espacial.
  • A planificação fecha para tornar uma figura geométrica espacial? Sim. A figura fecha, formando uma pirâmide.
  • Qual figura formará ao fechar a planificação? Formará uma pirâmide de base quadrada.

Material complementar:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.

Propósito: Apresentar o objetivo.

Discuta com a turma:

  • Discuta com os alunos os termos “planificações e figura geométrica espacial”, pois é importante que compreendam diferindo figura tridimensional de representação plana do poliedro para que assimilem as orientações da atividade principal sobre construção de planificações, partindo da representação mental da figura espacial.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Maria Carolina Taurisano

    Mentor: Paula Massi Reis Pires Pires

    Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



    Habilidade da BNCC

    (EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.



    Objetivos específicos

    Construir nova planificação, a partir da planificação dada para formar a figura geométrica espacial correspondente

    Conceito-chave

    Planificação e  figura geométrica espacial.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
    • Régua.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que observem a planificação e indique com setas, as faces que se encontram para a formação da figura geométrica espacial. Caso perceba dificuldade entre os alunos, sugiro que peça a eles que recortem a planificação e monte-a de fato, pois assim visualizarão as faces que se unem para a formação espacial da figura. Pode propor ainda, o trabalho com os agrupamentos produtivos (duplas), para que troquem ideias a respeito da construção mental da figura para realização da atividade. Lembre-se que a forma como se conduz a atividade, faz toda a diferença no processo de construção do conhecimento.

Propósito: Indicar, por meio de setas, a união das faces que formam a figura geométrica espacial.

Discuta com a turma:

  • É possível construir a figura mentalmente? Sim, é possível a construção mental da figura, é preciso imaginar a representação plana da figura se fechando e se encontrando com as faces laterais.
  • É possível que esta planificação feche se tornando uma figura geométrica espacial? Sim, é possível que essa figura se feche e forme um prisma de base triangular.
  • Que figura será formada com o fechamento dessa representação planificada? Se formará um prisma de base triangular.

Material complementar:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Essa é uma atividade proposta em duplas. Neste momento, faz-se necessário pensar sobre essas duplas para que haja troca de conhecimentos, ou seja, o agrupamento precisa ser produtivo. No guia de intervenções desta unidade, indico uma leitura para a montagem dos agrupamentos. Os alunos construirão a planificação de um prisma retangular, de acordo com a representação mental que tem da figura geométrica espacial. A partir de então, colocarão a planificação construída no painel de soluções, para discussão posterior com professor e colegas. Esse também é o momento em que os alunos resgatam conhecimentos construídos na conceitualização de planificações e figuras tridimensionais, pois trata-se de um plano de ampliação.

Propósito: Construir a planificação de um prisma retangular.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para construir essa planificação? Os alunos poderão pensar na figura geométrica espacial (tridimensional) como se estivessem abrindo a caixinha (representação mental da figura plana) ou também nas bases que nomeiam a figura planificada ou tridimensional solicitada, que no caso são dois triângulos (pensando no tipo de poliedro - prisma).
  • Vocês pensaram na figura geométrica espacial para a construção da planificação? Sim. Não tem como não pensar no poliedro quando vamos construir uma planificação, pois temos que saber as faces que se unem para a construção do mesmo.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: PAINEL DE SOLUÇÕES

Você precisa preparar um espaço na sala de aula para a socialização das construções planificadas dos poliedros. Esse espaço pode ser um mural, painel de cartolina, papel craft ou a própria lousa para exposição das soluções dos grupos. Cada grupo deve expor a representação planificada construída conforme a solicitação, prisma retangular. É importante que os grupos socializem, com os demais alunos, como pensaram a construção do mesmo. Explore este momento fazendo as intervenções propostas no “discuta com a turma”. Em seguida, discuta com os alunos quais são as diferenças e semelhanças entre as planificações representadas, uma vez que se remete ao mesmo poliedro. Pode ainda classificar as planificações entre as iguais e as diferentes e discutir as diferenças e o principal, se todas fecham e formam as figuras geométricas espaciais.

Propósito: Discutir as diferentes formas de planificações do mesmo poliedro e organizá-las (iguais e diferentes).

Discuta com a turma:

  • As formas poligonais estão na mesma posição em todas as planificações? As planificações não são todas iguais, algumas delas são diferentes isso acontece pela posição em que as bases ocupam.
  • Será que todos fecham? Todas fecham sim, porém podemos recortar as diferentes para verificarmos se todas dão o fechamento adequado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este slide resume o aprendizado da aula, desta forma, é importante que o apresente aos alunos, para que compreendam que existem várias formas de planificação para o prisma de base retangular.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem sobre a construção planificada do prisma retangular, partindo da representação mental da figura geométrica espacial.

Discuta com a turma:

  • Diversas planificações para o mesmo poliedro. As planificações não são todas iguais, algumas delas são diferentes isso acontece pela posição em que as bases ocupam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize, tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação do prisma triangular. Caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e poder avaliar a construção dos conhecimentos dos alunos.

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre a construção planificada de figuras geométricas espaciais.

Discuta com a turma:

  • A indicação das setas da figura planificada estão corretas? Sim. As setas indicam corretamente a união das faces para formação da figura geométrica espacial.
  • A planificação fecha para tornar uma figura geométrica espacial? Sim. A figura fecha, formando uma pirâmide.
  • Qual figura formará ao fechar a planificação? Formará uma pirâmide de base quadrada.

Material complementar:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize, tendo por base o aprendizado construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam a construção da planificação do prisma triangular. Caminhe pela sala de aula e observe como os alunos resolvem e poder avaliar a construção dos conhecimentos dos alunos.

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre a construção planificada de figuras geométricas espaciais.

Discuta com a turma:

  • A indicação das setas da figura planificada estão corretas? Sim. As setas indicam corretamente a união das faces para formação da figura geométrica espacial.
  • A planificação fecha para tornar uma figura geométrica espacial? Sim. A figura fecha, formando uma pirâmide.
  • Qual figura formará ao fechar a planificação? Formará uma pirâmide de base quadrada.

Material complementar:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano