10793
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Vamos somar?

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre adição com o significado de juntar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hévila Costa dos Santos Candido,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_08NUM01

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Google Formulário
Jogo online: Jogo da adição
Jogo online: Jogo de somar e subtrair
Jogo online: Tabuada do Dino

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O foco do plano é atividade principal, entretanto vale a pena compartilhar com os alunos a atividade de aquecimento. Compartilhe a situação problema do aquecimento com os alunos previamente a través de um formulário do Google. Dessa forma, você pode fazer um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto. Os formulários geram uma planilha que poderá analisar se os alunos têm condições de embarcar na atividade principal.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é a resolver problemas de adição com o significado de juntar. Para iniciar a atividade, você pode solicitar uma pesquisa sobre o que é vacinação e a sua importância. Depois, disponibilize a tabela da situação problema através do slide, se estiver em uma videoconferência ou pelo print ou arquivo da atividade, se estiver por WhatsApp ou similar. Envie as orientações por texto ou áudio. Você pode estimular a resolução através de questionamentos:
     - Quais dados aparecem na tabela?
     - O que indica cada uma das colunas?
     - Como podemos proceder para saber quantas vacinas foram ofertadas?
     - Poderíamos utilizar alguma operação para resolver essa situação?
     - Existe somente uma maneira para resolvermos essa situação?

Os alunos deverão copiar e resolver a situação problema como acham que deve ser resolvida utilizando textos, cálculos ou desenhos. Devem resolvê-la primeiramente de forma individual, depois podem fotografar suas atividades para enviá-las no momento da discussão das soluções.

Discussão da solução
Antes de começar a exibir os slides com as soluções, peça que os alunos compartilhem as suas resoluções por meio de texto ou áudio. Enquanto um aluno apresenta, os outros podem comentar, complementar, concordar ou discordar da solução dos colegas. Incentive os comentários respeitosos entre os colegas. Depois, compartilhe os slides de 6 a 9 ao vivo ou por print e incentive os comentários dos alunos analisando as soluções de cada uma das personagens.

Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula já que retoma a resolução de problemas envolvendo a adição. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização. Você pode enviá-las todas ou escolher as que mais se adequam a sua turma.

Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser através do compartilhamento de estratégias de resolução de problemas. Os alunos podem mostrar a situação problema para diferentes membros da família e perguntar a cada um com resolveria. Podem anotar ou gravar o que os familiares disseram, isso lhes dará um repertório de estratégias que poderão ser utilizadas quando precisarem.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_08NUM01

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas