Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Vamos somar?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo problemas com diferentes significados
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF03MA06-Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa
Objetivos específicos
Resolver problemas de adição com o significado de juntar.
Conceito-chave
Adição com o significado de juntar.
Recursos necessários
Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas de adição com o significado de juntar.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Objetivo
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Solicite que solucionem e expliquem como resolveram essa situação.
Resolução: Para saber quantos pontos tem é necessário somá- los. O aluno pode, entre outras formas, calcular mentalmente: 3 000 + 830 + 100 = 3 930 ou pode utilizar o algoritmo:
3 000
830
+ 100
__________________
3 930
Propósito: Discutir as diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como você solucionou essa situação?
- Explique sua estratégia.
- É possível solucioná-la de outra maneira?
- Qual foi o número de pontos encontrados?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Leia o slide com a turma, ele é apenas uma introdução da atividade a seguir. Pergunte às crianças o que eles sabem sobre vacinas e peça para perguntarem aos responsáveis se suas carteiras de vacinação estão em dia. Nas aulas de ciências você pode aprofundar nesse assunto.
Materiais Complementares:
Consulte o site do Ministério da Saúde. Clique abaixo:
http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinareproteger/
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Explore a tabela com a classe. Pergunte que dados aparecem na tabela, explore a leitura desses dados. Pergunte, por exemplo, quantas vacinas foram dadas na segunda- feira? Em qual dia da semana foram ofertadas 2 127 vacinas? É importante explorar primeiramente a leitura dos dados na tabela porque as perguntas principais do problema exige uma operação. Verifique se o aluno é capaz de localizar as informações na tabela. Em seguida, proponha que as crianças em duplas , discutam os procedimentos que podem utilizar. Observe os procedimentos utilizados verificando como as duplas realizaram a resolução da atividade. Os alunos podem realizar cálculos da maneira que acharem melhor.
Propósito: Resolver situação problema envolvendo adição com o significado de juntar.
Discuta com a turma:
- Quais dados aparecem na tabela?
- O que indica cada uma das colunas?
- Como podemos proceder para saber quantas vacinas foram ofertadas?
- Poderíamos utilizar alguma operação para resolver essa situação?
- Existe somente uma maneira para resolvermos essa situação?
Discussão da solução (slides 6 a 9 )
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
SLIDE 6
- Solicite que os alunos expliquem de que maneira Daniela pensou.
SLIDE 7
- Solicite que os alunos expliquem de que maneira Maria pensou.
- Solicitem que justifiquem esse 1 que foi decorrente da adição das centenas.
SLIDE 8
- Solicite que os alunos expliquem de que maneira Nicolas pensou.
- Solicitem que justifiquem os 2 que foram decorrentes das adições.
SLIDE 9
- Alguém pode explicar como Gabriel encontrou essa resposta?
- Está certa ou errada?
Discuta com a turma:
- Como cada uma das crianças pensou?
- Estão corretos?
- Alguém é capaz de representar essa situação com outra operação?
- Por que Maria colocou esse 1 em cima de alguns números?
- Por que Nicolas colocou esses 1 em cima do números?
Discussão da solução (slides 6 a 9 )
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
SLIDE 6
- Solicite que os alunos expliquem de que maneira Daniela pensou.
SLIDE 7
- Solicite que os alunos expliquem de que maneira Maria pensou.
- Solicitem que justifiquem esse 1 que foi decorrente da adição das centenas.
SLIDE 8
- Solicite que os alunos expliquem de que maneira Nicolas pensou.
- Solicitem que justifiquem os 2 que foram decorrentes das adições.
SLIDE 9
- Alguém pode explicar como Gabriel encontrou essa resposta?
- Está certa ou errada?
Discuta com a turma:
- Como cada uma das crianças pensou?
- Estão corretos?
- Alguém é capaz de representar essa situação com outra operação?
- Por que Maria colocou esse 1 em cima de alguns números?
- Por que Nicolas colocou esses 1 em cima do números?
Discussão da solução (slides 6 a 9 )
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
SLIDE 6
- Solicite que os alunos expliquem de que maneira Daniela pensou.
SLIDE 7
- Solicite que os alunos expliquem de que maneira Maria pensou.
- Solicitem que justifiquem esse 1 que foi decorrente da adição das centenas.
SLIDE 8
- Solicite que os alunos expliquem de que maneira Nicolas pensou.
- Solicitem que justifiquem os 2 que foram decorrentes das adições.
SLIDE 9
- Alguém pode explicar como Gabriel encontrou essa resposta?
- Está certa ou errada?
Discuta com a turma:
- Como cada uma das crianças pensou?
- Estão corretos?
- Alguém é capaz de representar essa situação com outra operação?
- Por que Maria colocou esse 1 em cima de alguns números?
- Por que Nicolas colocou esses 1 em cima do números?
Discussão da solução (slides 6 a 9 )
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
SLIDE 6
- Solicite que os alunos expliquem de que maneira Daniela pensou.
SLIDE 7
- Solicite que os alunos expliquem de que maneira Maria pensou.
- Solicitem que justifiquem esse 1 que foi decorrente da adição das centenas.
SLIDE 8
- Solicite que os alunos expliquem de que maneira Nicolas pensou.
- Solicitem que justifiquem os 2 que foram decorrentes das adições.
SLIDE 9
- Alguém pode explicar como Gabriel encontrou essa resposta?
- Está certa ou errada?
Discuta com a turma:
- Como cada uma das crianças pensou?
- Estão corretos?
- Alguém é capaz de representar essa situação com outra operação?
- Por que Maria colocou esse 1 em cima de alguns números?
- Por que Nicolas colocou esses 1 em cima do números?
Sistematização do conceito
Tempo Sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando no quadro.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.
Discuta com a turma:
- Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula
Discuta com a turma:
- Vamos registrar o que aprendemos hoje?
- Quem pode me dizer algo?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Resolver os problemas de adição com o significado de juntar.
Discuta com a turma:
- Que dados temos ao ler essa situação problema?
- O que devemos encontrar?
- Como podemos iniciar sua resolução?
- A resposta obtida faz sentido?
Materiais Complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_08NUM01
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Google Formulário
Jogo online: Jogo da adição
Jogo online: Jogo de somar e subtrair
Jogo online: Tabuada do Dino
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano é atividade principal, entretanto vale a pena compartilhar com os alunos a atividade de aquecimento. Compartilhe a situação problema do aquecimento com os alunos previamente através de um formulário do Google. Dessa forma, você pode fazer um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto. Os formulários geram uma planilha que poderá analisar se os alunos têm condições de embarcar na atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a resolver problemas de adição com o significado de juntar. Para iniciar a atividade, você pode solicitar uma pesquisa sobre o que é vacinação e a sua importância. Depois, disponibilize a tabela da situação problema através do slide, se estiver em uma videoconferência ou pelo print ou arquivo da atividade, se estiver por WhatsApp ou similar. Envie as orientações por texto ou áudio. Você pode estimular a resolução através de questionamentos:
- Quais dados aparecem na tabela?
- O que indica cada uma das colunas?
- Como podemos proceder para saber quantas vacinas foram ofertadas?
- Poderíamos utilizar alguma operação para resolver essa situação?
- Existe somente uma maneira para resolvermos essa situação?
Os alunos deverão copiar e resolver a situação problema como julgam que deve ser resolvida utilizando textos, cálculos ou desenhos. Devem resolvê-la primeiramente de forma individual, depois podem fotografar suas atividades para enviá-las no momento da discussão das soluções.
Discussão da solução
Antes de começar a exibir os slides com as soluções, peça que os alunos compartilhem as suas resoluções através de texto ou áudio. Enquanto um aluno apresenta, os outros podem comentar, complementar, concordar ou discordar da solução dos colegas. Incentive os comentários respeitosos entre os colegas. Depois, compartilhe os slides de 6 a 9 ao vivo ou por print e incentive os comentários dos alunos analisando as soluções de cada uma das personagens.
Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula já que retoma a resolução de problemas envolvendo a adição. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização. Você pode enviá-las todas ou escolher as que mais se adéquam a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser através do compartilhamento de estratégias de resolução de problemas. Os alunos podem mostrar a situação problema para diferentes membros da família e perguntar a cada um com resolveria. Podem anotar ou gravar o que os familiares disseram, isso lhes dará um repertório de estratégias que poderão ser utilizadas quando precisarem.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF03MA06-Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa
Objetivos específicos
Resolver problemas de adição com o significado de juntar.
Conceito-chave
Adição com o significado de juntar.
Recursos necessários
Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)