10793
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Vamos somar?

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre adição com o significado de juntar

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hévila Costa dos Santos Candido,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF03MA06-Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa

Objetivos específicos

Resolver problemas de adição com o significado de juntar.

Conceito-chave

Adição com o significado de juntar.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)


Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Solicite que solucionem e expliquem como resolveram essa situação.

Resolução: Para saber quantos pontos tem é necessário somá- los. O aluno pode, entre outras formas, calcular mentalmente: 3 000 + 830 + 100 = 3 930 ou pode utilizar o algoritmo:

3 000

830

+ 100

__________________

3 930

Propósito: Discutir as diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como você solucionou essa situação?
  • Explique sua estratégia.
  • É possível solucioná-la de outra maneira?
  • Qual foi o número de pontos encontrados?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia o slide com a turma, ele é apenas uma introdução da atividade a seguir. Pergunte às crianças o que eles sabem sobre vacinas e peça para perguntarem aos responsáveis se suas carteiras de vacinação estão em dia. Nas aulas de ciências você pode aprofundar nesse assunto.

Materiais Complementares:

Consulte o site do Ministério da Saúde. Clique abaixo:

http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinareproteger/

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Explore a tabela com a classe. Pergunte que dados aparecem na tabela, explore a leitura desses dados. Pergunte, por exemplo, quantas vacinas foram dadas na segunda- feira? Em qual dia da semana foram ofertadas 2 127 vacinas? É importante explorar primeiramente a leitura dos dados na tabela porque as perguntas principais do problema exige uma operação. Verifique se o aluno é capaz de localizar as informações na tabela. Em seguida, proponha que as crianças em duplas , discutam os procedimentos que podem utilizar. Observe os procedimentos utilizados verificando como as duplas realizaram a resolução da atividade. Os alunos podem realizar cálculos da maneira que acharem melhor.

Propósito: Resolver situação problema envolvendo adição com o significado de juntar.

Discuta com a turma:

  • Quais dados aparecem na tabela?
  • O que indica cada uma das colunas?
  • Como podemos proceder para saber quantas vacinas foram ofertadas?
  • Poderíamos utilizar alguma operação para resolver essa situação?
  • Existe somente uma maneira para resolvermos essa situação?

Discussão da solução (slides 6 a 9 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

SLIDE 6

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Daniela pensou.

SLIDE 7

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Maria pensou.
  • Solicitem que justifiquem esse 1 que foi decorrente da adição das centenas.

SLIDE 8

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Nicolas pensou.
  • Solicitem que justifiquem os 2 que foram decorrentes das adições.

SLIDE 9

  • Alguém pode explicar como Gabriel encontrou essa resposta?
  • Está certa ou errada?

Discuta com a turma:

  • Como cada uma das crianças pensou?
  • Estão corretos?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com outra operação?
  • Por que Maria colocou esse 1 em cima de alguns números?
  • Por que Nicolas colocou esses 1 em cima do números?

Discussão da solução (slides 6 a 9 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

SLIDE 6

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Daniela pensou.

SLIDE 7

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Maria pensou.
  • Solicitem que justifiquem esse 1 que foi decorrente da adição das centenas.

SLIDE 8

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Nicolas pensou.
  • Solicitem que justifiquem os 2 que foram decorrentes das adições.

SLIDE 9

  • Alguém pode explicar como Gabriel encontrou essa resposta?
  • Está certa ou errada?

Discuta com a turma:

  • Como cada uma das crianças pensou?
  • Estão corretos?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com outra operação?
  • Por que Maria colocou esse 1 em cima de alguns números?
  • Por que Nicolas colocou esses 1 em cima do números?

Discussão da solução (slides 6 a 9 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

SLIDE 6

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Daniela pensou.

SLIDE 7

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Maria pensou.
  • Solicitem que justifiquem esse 1 que foi decorrente da adição das centenas.

SLIDE 8

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Nicolas pensou.
  • Solicitem que justifiquem os 2 que foram decorrentes das adições.

SLIDE 9

  • Alguém pode explicar como Gabriel encontrou essa resposta?
  • Está certa ou errada?

Discuta com a turma:

  • Como cada uma das crianças pensou?
  • Estão corretos?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com outra operação?
  • Por que Maria colocou esse 1 em cima de alguns números?
  • Por que Nicolas colocou esses 1 em cima do números?

Discussão da solução (slides 6 a 9 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

SLIDE 6

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Daniela pensou.

SLIDE 7

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Maria pensou.
  • Solicitem que justifiquem esse 1 que foi decorrente da adição das centenas.

SLIDE 8

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Nicolas pensou.
  • Solicitem que justifiquem os 2 que foram decorrentes das adições.

SLIDE 9

  • Alguém pode explicar como Gabriel encontrou essa resposta?
  • Está certa ou errada?

Discuta com a turma:

  • Como cada uma das crianças pensou?
  • Estão corretos?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com outra operação?
  • Por que Maria colocou esse 1 em cima de alguns números?
  • Por que Nicolas colocou esses 1 em cima do números?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando no quadro.

Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.

Discuta com a turma:

  • Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Resolver os problemas de adição com o significado de juntar.

Discuta com a turma:

  • Que dados temos ao ler essa situação problema?
  • O que devemos encontrar?
  • Como podemos iniciar sua resolução?
  • A resposta obtida faz sentido?

Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF03MA06-Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa

Objetivos específicos

Resolver problemas de adição com o significado de juntar.

Conceito-chave

Adição com o significado de juntar.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Solicite que solucionem e expliquem como resolveram essa situação.

Resolução: Para saber quantos pontos tem é necessário somá- los. O aluno pode, entre outras formas, calcular mentalmente: 3 000 + 830 + 100 = 3 930 ou pode utilizar o algoritmo:

3 000

830

+ 100

__________________

3 930

Propósito: Discutir as diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como você solucionou essa situação?
  • Explique sua estratégia.
  • É possível solucioná-la de outra maneira?
  • Qual foi o número de pontos encontrados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia o slide com a turma, ele é apenas uma introdução da atividade a seguir. Pergunte às crianças o que eles sabem sobre vacinas e peça para perguntarem aos responsáveis se suas carteiras de vacinação estão em dia. Nas aulas de ciências você pode aprofundar nesse assunto.

Materiais Complementares:

Consulte o site do Ministério da Saúde. Clique abaixo:

http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinareproteger/

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Explore a tabela com a classe. Pergunte que dados aparecem na tabela, explore a leitura desses dados. Pergunte, por exemplo, quantas vacinas foram dadas na segunda- feira? Em qual dia da semana foram ofertadas 2 127 vacinas? É importante explorar primeiramente a leitura dos dados na tabela porque as perguntas principais do problema exige uma operação. Verifique se o aluno é capaz de localizar as informações na tabela. Em seguida, proponha que as crianças em duplas , discutam os procedimentos que podem utilizar. Observe os procedimentos utilizados verificando como as duplas realizaram a resolução da atividade. Os alunos podem realizar cálculos da maneira que acharem melhor.

Propósito: Resolver situação problema envolvendo adição com o significado de juntar.

Discuta com a turma:

  • Quais dados aparecem na tabela?
  • O que indica cada uma das colunas?
  • Como podemos proceder para saber quantas vacinas foram ofertadas?
  • Poderíamos utilizar alguma operação para resolver essa situação?
  • Existe somente uma maneira para resolvermos essa situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

SLIDE 6

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Daniela pensou.

SLIDE 7

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Maria pensou.
  • Solicitem que justifiquem esse 1 que foi decorrente da adição das centenas.

SLIDE 8

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Nicolas pensou.
  • Solicitem que justifiquem os 2 que foram decorrentes das adições.

SLIDE 9

  • Alguém pode explicar como Gabriel encontrou essa resposta?
  • Está certa ou errada?

Discuta com a turma:

  • Como cada uma das crianças pensou?
  • Estão corretos?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com outra operação?
  • Por que Maria colocou esse 1 em cima de alguns números?
  • Por que Nicolas colocou esses 1 em cima do números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

SLIDE 6

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Daniela pensou.

SLIDE 7

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Maria pensou.
  • Solicitem que justifiquem esse 1 que foi decorrente da adição das centenas.

SLIDE 8

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Nicolas pensou.
  • Solicitem que justifiquem os 2 que foram decorrentes das adições.

SLIDE 9

  • Alguém pode explicar como Gabriel encontrou essa resposta?
  • Está certa ou errada?

Discuta com a turma:

  • Como cada uma das crianças pensou?
  • Estão corretos?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com outra operação?
  • Por que Maria colocou esse 1 em cima de alguns números?
  • Por que Nicolas colocou esses 1 em cima do números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

SLIDE 6

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Daniela pensou.

SLIDE 7

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Maria pensou.
  • Solicitem que justifiquem esse 1 que foi decorrente da adição das centenas.

SLIDE 8

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Nicolas pensou.
  • Solicitem que justifiquem os 2 que foram decorrentes das adições.

SLIDE 9

  • Alguém pode explicar como Gabriel encontrou essa resposta?
  • Está certa ou errada?

Discuta com a turma:

  • Como cada uma das crianças pensou?
  • Estão corretos?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com outra operação?
  • Por que Maria colocou esse 1 em cima de alguns números?
  • Por que Nicolas colocou esses 1 em cima do números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

SLIDE 6

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Daniela pensou.

SLIDE 7

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Maria pensou.
  • Solicitem que justifiquem esse 1 que foi decorrente da adição das centenas.

SLIDE 8

  • Solicite que os alunos expliquem de que maneira Nicolas pensou.
  • Solicitem que justifiquem os 2 que foram decorrentes das adições.

SLIDE 9

  • Alguém pode explicar como Gabriel encontrou essa resposta?
  • Está certa ou errada?

Discuta com a turma:

  • Como cada uma das crianças pensou?
  • Estão corretos?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com outra operação?
  • Por que Maria colocou esse 1 em cima de alguns números?
  • Por que Nicolas colocou esses 1 em cima do números?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando no quadro.

Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.

Discuta com a turma:

  • Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Resolver os problemas de adição com o significado de juntar.

Discuta com a turma:

  • Que dados temos ao ler essa situação problema?
  • O que devemos encontrar?
  • Como podemos iniciar sua resolução?
  • A resposta obtida faz sentido?

Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano