Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Medidas de capacidade e as relações entre litro e mililitro
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandezas e Medidas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rosélia Sezerino Fenner
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas: comprimento, área massa, tempo, temperatura e capacidade. Recorrendo transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Objetivos específicos
Reconhecer, analisar e estabelecer relações entre as medidas de capacidade “litro e mililitro”.
Conceito-chave
Medidas de capacidade
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Lápis;
- Caderno;
- Borracha;
- Utensílios graduados ou não:
- Garrafas com capacidade para 1,5 L ou 1 L e ½ L;
- Copos (podem ser descartáveis) com capacidade para 250 mL, 375 mL;
- Caixa de papelão forrada com plástico em formato de cubo com 10 cm de arestas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer, analisar e estabelecer relações entre as medidas de capacidade “litro e mililitro”.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Projete o slide ou faça uma simulação da fala do personagem com o questionamento do menino. Deixe que os alunos deem sua opinião sobre o que sabem a respeito dessa unidade de medida. Intuitivamente eles poderão responder que 1 litro é uma quantidade de leite, de água, suco que cabe em um recipiente.
Para mostrar como é definida a unidade padrão de capacidade, bem como a relação entre o dm³ e o litro, inicie esta aula com uma experiência. Providencie um recipiente cúbico que possua aresta de 10 cm. Caso não tenha disponível em sua escola, é possível confeccionar com papelão e plástico, é só montar um recipiente com a forma de cubo, mas aberto. Una as arestas com fita adesiva. Com um saco plástico, forre o recipiente em forma de cubo.
Coloque o recipiente em cima de uma mesa juntamente com um vasilhame de 1 litro de água. Peça que os alunos se aproximem da mesa. Explore as dimensões desse recipiente cúbico: 10 cm de profundidade, 10 cm de largura e 10 cm de altura. Pergunte qual a quantidade de água eles estimam caber no recipiente. Ouça as opiniões. Convide-os a comparar os resultados, solicitando a algum aluno que despeje o conteúdo do vasilhame dentro do recipiente. Através desse experimento eles poderão constatar que 1 litro é igual a 1 decímetro cúbico e realizando a transformação temos que 1 000 litros de água é igual a 1 m³. Ao transferir a água da garrafa (1 L), os alunos podem perceber as capacidades relativas (dm³ e o L). Leve-os a perceber que as dimensões do recipiente representam a quantidade de espaço que o volume de 1 litro ocupa. Um recipiente que leve 1 litro de algum líquido tem a capacidade de 1 litro, concluindo assim, que medidas de capacidade servem para medir a capacidade de recipientes.
Propósito: Realizar a experiência com os alunos para mostrar como é definida a unidade padrão de capacidade
Discuta com a turma
- Será que vocês podem responder a pergunta feita no início desta aula, sobre como é possível calcular 1 litro?
- Quem quer explicar o que entendeu sobre a experiência que realizamos?
- Existe diferença entre volume e capacidade?
- Gostaria que me explicassem quais são essas diferenças.
- Quanto é 1 litro?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Organize a turma em grupos de quatro alunos. Distribua uma cópia da atividade para cada aluno, que encontra-se para impressão junto aos materiais complementares. Oriente-os a ler a o problema com muita atenção.
Desafie-os a estimar quanto de suco eles acham que cada aluno irá tomar. Peça que registrem os valores para posterior verificação. Se considerar oportuno, deixe a disposição um recipiente com a quantidade de água indicada no problema (1,5 L) e 4 copos de mesmo tamanho, se possível, com capacidade para 250 mL (há copos descartáveis com essa capacidade), para que façam a divisão, transferindo, a água ou suco da jarra para outro recipiente, neste caso, os copos. Como os alunos estão organizados em grupos de 4 integrantes, poderão fazer uma simulação da situação, isso facilitará a compreensão das equivalências entre o litro e o mililitro, relacionando as medidas. Lembre-os de realizar a verificação das estimativas. Desafie-os a encontrar mais de uma maneira de resolver a tarefa dada, sendo uma delas, representando a resposta em um Número Racional.
Destine um tempo para que os alunos discutam entre si as possibilidades de solução do problema. Circule pela sala, observe a maneira como estão conduzindo os trabalhos, se todos do grupo estão participando e, principalmente, o modo como estão pensando na solução do problema. Neste momento, caso haja necessidade de alguma intervenção, faça-a através de questionamentos, boas perguntas que os levem a refletir sobre o que estão fazendo.
Propósito: Fazer com que os alunos reflitam através da atividade como as medidas de capacidade relacionam-se entre si, identificando as equivalências entre as medidas.
Discuta com a turma:
- Qual será o primeiro passo para resolver essa atividade, ou seja, por onde começar?
- Vocês acham que 1 litro é suficiente para encher os 4 copos?
- Será que vai sobrar suco?
- E se os três amigos resolvessem tomar o suco do copo oferecido a Lúcia, que quantidade de suco cada um tomaria desse copo?
- Quanto representa esse número depois da vírgula?
- Quanto de suco vocês calculam que vai sobrar na jarra?
- Quantos copos será possível encher com o que sobrou de líquido?
- Quantas e quais são as unidades de medida que vocês identificaram no problema?
- Então, o que foi feito quando vocês dividiram a água ou suco para os copos? (divisão do líquido).
- O que aconteceu com as unidades de medidas ao repartir o líquido para os copos? (transformam-se em partes do litro, passando para a unidade mililitro).
- Observem, será que vocês usaram todo o líquido que havia na jarra?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9).
Orientação: Apresente as soluções deste e dos demais slides a seguir somente após a socialização das estratégias encontradas pelos alunos.
Nesta atividade são retomadas as unidades de medidas de capacidade mais usuais: “litro e mililitro”, podendo verificar a equivalência entre estas unidades de medida. Destaque que no cotidiano a unidade mililitro aparece em frações do litro de alguns produtos como óleo, refrigerantes, ou em medições de medicamentos.
É importante ressaltar para os alunos as frações do litro, que representam “partes” do litro.
Propósito: Discutir com os alunos as equivalências entre as unidades de medidas mais usuais.
Discuta com a turma:
- Quantos meios litros há em 1 litro?
- Se em 1 litro há 2 meios litros, então, 1 litro e meio equivale a quantos meios litros?
- Que parte do litro representa 1/2 ?
- Ao dividir ½ litro em duas partes iguais, quantos mililitros vou ter?
- Ao dividir 1 L em 4 partes iguais, quantos mL vou ter?
- Ao dividir 1L e meio, em 4 partes iguais, quantos litros vou obter?
- Que fração então representa 375 mL?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9).
Orientação: Explique que a solução através do algoritmo, porém, explore o significado de cada termo nessa divisão. Questione-os antes de apresentar o resultado se a conta vai dar exata ou se vai sobre algum resto e por que.
Discuta a segunda possibilidade de divisão. Verifique o resultado da medida através da experiência, transferindo o suco da jarra para os 4 copos. Caso optar em fazer a divisão de 1 L e depois 500 mL, troque os copos (375 mL) por outros de 250 mL, que representa 1/4 do litro. Ao dividir 500 mL entre 4 copos, é necessário que o aluno já tenha noções do que é estimar, pois estarão disponíveis copos de 250 mL e ficou ainda na jarra 500 mL.
Propósito: Discutir a possibilidade de solução do problema através do algoritmo usual.
Discuta com a turma:
- O resultado da divisão representa que parte do litro? E de 1 ½ ?
- De que outra maneira posso escrever o resultado dessa divisão?
- Quantos copos de 250 mL é possível encher com 1,5 L?
- O conteúdo de uma jarra de 1 litro pode encher completamente quantos copos de 250 mL? E de 375 mL?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9)
Orientação: Aplique os conhecimentos sobre frações para obter a resposta do problema. Ao dividir o suco está sendo explorada uma grandeza contínua. Para que fique mais fácil a compreensão, divide-se 1,5 L em 3 vezes (500 mL cada). Dividindo 500 mL de suco entre 4 amigos, cada um receberá 125 mL de suco.
Propósito: Realizar um debate das ideias discutidas até o momento, levando-os a refletirem sobre a solução através de um número racional (fração).
Discuta com a turma:
- Quantos meios litros há em 1 litro e meio?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9)
Orientação: Aplique os conhecimentos sobre frações para obter a resposta do problema. Para que fique mais fácil a compreensão, divide-se 1,5 L em 3 vezes (500 mL cada). Dividindo 500 mL de suco entre 4 amigos, cada um receberá 125 mL de suco.
Propósito: Realizar um debate das ideias discutidas até o momento, levando-os a refletirem sobre a solução através de um número racional (fração).
Discuta com a turma:
- Quantos meios litros há em 1 litro e meio?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9).
Orientação: Explore nesta solução as equivalências, fazendo a correspondência estabelecendo relações entre as unidades de medidas e as partes que a compõem. Reflita nesta estratégia a ideia da divisão estar relacionada com as frações (partes de um todo). Através de uma leitura, faça com que percebam as equivalências entre as medidas: (1/4 equivale a 375 mL, 1/3 equivale a 500 mL e 1/2 equivale a 750 mL.
Propósito: Realizar um debate das ideias discutidas até o momento, levando-os a refletirem sobre as estratégias pessoais utilizadas pelos alunos para solução do problema.
Discuta com a turma:
- 4/4 de 375 mL corresponde a mesma fração do todo?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos nesta aula de forma reflexiva, fazendo uma leitura das aprendizagens construídas durante a aula.
Orientação: Faça de maneira reflexiva, um resumo sobre a aula. Antes de projetar o slide, incentive os alunos a contarem sobre as aprendizagens desta aula, de forma resumida. Em seguida, peça que leiam coletivamente o resumo do slide.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Orientação: O Raio x é o momento de avaliar se os alunos estão fazendo uso das aprendizagens apropriadas durante a aula, através de procedimentos estratégicos para chegar na solução do problema.
Para que o professor possa avaliar se os alunos estão dominando os conceitos trabalhados durante a aula , recomenda-se que a atividade seja realizada individualmente, usando estratégias pessoais de solução, assim, o professor poderá analisar quais conceitos ainda será necessário retomar em outras aulas, garantindo assim a aprendizagem.
Oriente para que todos leiam com bastante atenção a atividade. Questione-os, sobre o que o menino está pensando, será que a ideia dele está correta?
Quando todos concluírem, socialize as diferentes formas de solução que os alunos desenvolveram, sempre instigando o aluno a refletir sobre o resultado que encontrou.
Discuta com a turma:
- Observe o pensamento de Junior no balão, será que a quantidade de copos que ele está pensando está correta?
- Qual medida é maior, 2 L ou 200 mL?
- Quantas vezes 200 mL cabe em 1 L?
- E em 2 L?
- Que parte do L representa 200 mL?
- Quantos mL há em 2 litros?
Materiais complementares
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_20GRM10
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: Garrafa de 1,5L e copos
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que reflitam sobre as situações de medida ali colocadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas reflexões e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem gravar áudios. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar as discussões.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Você encontra o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7xkrgKSEzwhpfU5cr38ShX57AJ5X2YwP6cZWCPmUyVUFxScdZmj9Gy5ZaGKn/ativprinc-mat5-20grm10.pdf. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas resoluções/explicações em formato de texto, áudio ou até mesmo gravarem um vídeo realizando o procedimento de divisão de líquidos, como descrito.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma as considerações presentes nesta etapa do plano de aula. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa das resoluções mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando as soluções e refletindo sobre as estratégias adotadas. Caso considere viável grava um vídeo mostrando de forma real a divisão do suco. Você pode utilizar copos com capacidades diferentes. Segue uma sugestão de atividade que pode ser utilizada na aula e fomentar a discussão e realizar conversões: https://br.ixl.com/math/5-ano/compare-e-converta-as-unidades-de-volume
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre a relação entre mililitro e litro. Proponha que eles convidem seus familiares para realizarem a experiência proposta na atividade principal. Eles podem utilizar utensílios disponíveis em suas cozinhas, com diferentes capacidades e filmar as tentativas de transferência de líquidos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rosélia Sezerino Fenner
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas: comprimento, área massa, tempo, temperatura e capacidade. Recorrendo transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Objetivos específicos
Reconhecer, analisar e estabelecer relações entre as medidas de capacidade “litro e mililitro”.
Conceito-chave
Medidas de capacidade
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Lápis;
- Caderno;
- Borracha;
- Utensílios graduados ou não:
- Garrafas com capacidade para 1,5 L ou 1 L e ½ L;
- Copos (podem ser descartáveis) com capacidade para 250 mL, 375 mL;
- Caixa de papelão forrada com plástico em formato de cubo com 10 cm de arestas.