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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Medidas de capacidade e as relações entre litro e mililitro

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Medidas de capacidade

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosélia Sezerino Fenner,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosélia Sezerino Fenner

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas: comprimento, área massa, tempo, temperatura e capacidade. Recorrendo transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objetivos específicos

Reconhecer, analisar e estabelecer relações entre as medidas de capacidade “litro e mililitro”.

Conceito-chave

Medidas de capacidade

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Lápis;
  • Caderno;
  • Borracha;
  • Utensílios graduados ou não:
  • Garrafas com capacidade para 1,5 L ou 1 L e ½ L;
  • Copos (podem ser descartáveis) com capacidade para 250 mL, 375 mL;
  • Caixa de papelão forrada com plástico em formato de cubo com 10  cm de arestas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Projete o slide ou faça uma simulação da fala do personagem com o questionamento do menino. Deixe que os alunos deem sua opinião sobre o que sabem a respeito dessa unidade de medida. Intuitivamente eles poderão responder que 1 litro é uma quantidade de leite, de água, suco que cabe em um recipiente.

Para mostrar como é definida a unidade padrão de capacidade, bem como a relação entre o dm³ e o litro, inicie esta aula com uma experiência. Providencie um recipiente cúbico que possua aresta de 10 cm. Caso não tenha disponível em sua escola, é possível confeccionar com papelão e plástico, é só montar um recipiente com a forma de cubo, mas aberto. Una as arestas com fita adesiva. Com um saco plástico, forre o recipiente em forma de cubo.

Coloque o recipiente em cima de uma mesa juntamente com um vasilhame de 1 litro de água. Peça que os alunos se aproximem da mesa. Explore as dimensões desse recipiente cúbico: 10 cm de profundidade, 10 cm de largura e 10 cm de altura. Pergunte qual a quantidade de água eles estimam caber no recipiente. Ouça as opiniões. Convide-os a comparar os resultados, solicitando a algum aluno que despeje o conteúdo do vasilhame dentro do recipiente. Através desse experimento eles poderão constatar que 1 litro é igual a 1 decímetro cúbico e realizando a transformação temos que 1 000 litros de água é igual a 1 m³. Ao transferir a água da garrafa (1 L), os alunos podem perceber as capacidades relativas (dm³ e o L). Leve-os a perceber que as dimensões do recipiente representam a quantidade de espaço que o volume de 1 litro ocupa. Um recipiente que leve 1 litro de algum líquido tem a capacidade de 1 litro, concluindo assim, que medidas de capacidade servem para medir a capacidade de recipientes.

Propósito: Realizar a experiência com os alunos para mostrar como é definida a unidade padrão de capacidade

Discuta com a turma

  • Será que vocês podem responder a pergunta feita no início desta aula, sobre como é possível calcular 1 litro?
  • Quem quer explicar o que entendeu sobre a experiência que realizamos?
  • Existe diferença entre volume e capacidade?
  • Gostaria que me explicassem quais são essas diferenças.
  • Quanto é 1 litro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Organize a turma em grupos de quatro alunos. Distribua uma cópia da atividade para cada aluno, que encontra-se para impressão junto aos materiais complementares. Oriente-os a ler a o problema com muita atenção.

Desafie-os a estimar quanto de suco eles acham que cada aluno irá tomar. Peça que registrem os valores para posterior verificação. Se considerar oportuno, deixe a disposição um recipiente com a quantidade de água indicada no problema (1,5 L) e 4 copos de mesmo tamanho, se possível, com capacidade para 250 mL (há copos descartáveis com essa capacidade), para que façam a divisão, transferindo, a água ou suco da jarra para outro recipiente, neste caso, os copos. Como os alunos estão organizados em grupos de 4 integrantes, poderão fazer uma simulação da situação, isso facilitará a compreensão das equivalências entre o litro e o mililitro, relacionando as medidas. Lembre-os de realizar a verificação das estimativas. Desafie-os a encontrar mais de uma maneira de resolver a tarefa dada, sendo uma delas, representando a resposta em um Número Racional.

Destine um tempo para que os alunos discutam entre si as possibilidades de solução do problema. Circule pela sala, observe a maneira como estão conduzindo os trabalhos, se todos do grupo estão participando e, principalmente, o modo como estão pensando na solução do problema. Neste momento, caso haja necessidade de alguma intervenção, faça-a através de questionamentos, boas perguntas que os levem a refletir sobre o que estão fazendo.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam através da atividade como as medidas de capacidade relacionam-se entre si, identificando as equivalências entre as medidas.

Discuta com a turma:

  • Qual será o primeiro passo para resolver essa atividade, ou seja, por onde começar?
  • Vocês acham que 1 litro é suficiente para encher os 4 copos?
  • Será que vai sobrar suco?
  • E se os três amigos resolvessem tomar o suco do copo oferecido a Lúcia, que quantidade de suco cada um tomaria desse copo?
  • Quanto representa esse número depois da vírgula?
  • Quanto de suco vocês calculam que vai sobrar na jarra?
  • Quantos copos será possível encher com o que sobrou de líquido?
  • Quantas e quais são as unidades de medida que vocês identificaram no problema?
  • Então, o que foi feito quando vocês dividiram a água ou suco para os copos? (divisão do líquido).
  • O que aconteceu com as unidades de medidas ao repartir o líquido para os copos? (transformam-se em partes do litro, passando para a unidade mililitro).
  • Observem, será que vocês usaram todo o líquido que havia na jarra?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9).

Orientação: Apresente as soluções deste e dos demais slides a seguir somente após a socialização das estratégias encontradas pelos alunos.

Nesta atividade são retomadas as unidades de medidas de capacidade mais usuais: “litro e mililitro”, podendo verificar a equivalência entre estas unidades de medida. Destaque que no cotidiano a unidade mililitro aparece em frações do litro de alguns produtos como óleo, refrigerantes, ou em medições de medicamentos.

É importante ressaltar para os alunos as frações do litro, que representam “partes” do litro.

Propósito: Discutir com os alunos as equivalências entre as unidades de medidas mais usuais.

Discuta com a turma:

  • Quantos meios litros há em 1 litro?
  • Se em 1 litro há 2 meios litros, então, 1 litro e meio equivale a quantos meios litros?
  • Que parte do litro representa 1/2 ?
  • Ao dividir ½ litro em duas partes iguais, quantos mililitros vou ter?
  • Ao dividir 1 L em 4 partes iguais, quantos mL vou ter?
  • Ao dividir 1L e meio, em 4 partes iguais, quantos litros vou obter?
  • Que fração então representa 375 mL?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9).

Orientação: Explique que a solução através do algoritmo, porém, explore o significado de cada termo nessa divisão. Questione-os antes de apresentar o resultado se a conta vai dar exata ou se vai sobre algum resto e por que.

Discuta a segunda possibilidade de divisão. Verifique o resultado da medida através da experiência, transferindo o suco da jarra para os 4 copos. Caso optar em fazer a divisão de 1 L e depois 500 mL, troque os copos (375 mL) por outros de 250 mL, que representa 1/4 do litro. Ao dividir 500 mL entre 4 copos, é necessário que o aluno já tenha noções do que é estimar, pois estarão disponíveis copos de 250 mL e ficou ainda na jarra 500 mL.

Propósito: Discutir a possibilidade de solução do problema através do algoritmo usual.

Discuta com a turma:

  • O resultado da divisão representa que parte do litro? E de 1 ½ ?
  • De que outra maneira posso escrever o resultado dessa divisão?
  • Quantos copos de 250 mL é possível encher com 1,5 L?
  • O conteúdo de uma jarra de 1 litro pode encher completamente quantos copos de 250 mL? E de 375 mL?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9)

Orientação: Aplique os conhecimentos sobre frações para obter a resposta do problema. Ao dividir o suco está sendo explorada uma grandeza contínua. Para que fique mais fácil a compreensão, divide-se 1,5 L em 3 vezes (500 mL cada). Dividindo 500 mL de suco entre 4 amigos, cada um receberá 125 mL de suco.

Propósito: Realizar um debate das ideias discutidas até o momento, levando-os a refletirem sobre a solução através de um número racional (fração).

Discuta com a turma:

  • Quantos meios litros há em 1 litro e meio?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9)

Orientação: Aplique os conhecimentos sobre frações para obter a resposta do problema. Para que fique mais fácil a compreensão, divide-se 1,5 L em 3 vezes (500 mL cada). Dividindo 500 mL de suco entre 4 amigos, cada um receberá 125 mL de suco.

Propósito: Realizar um debate das ideias discutidas até o momento, levando-os a refletirem sobre a solução através de um número racional (fração).

Discuta com a turma:

  • Quantos meios litros há em 1 litro e meio?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9).

Orientação: Explore nesta solução as equivalências, fazendo a correspondência estabelecendo relações entre as unidades de medidas e as partes que a compõem. Reflita nesta estratégia a ideia da divisão estar relacionada com as frações (partes de um todo). Através de uma leitura, faça com que percebam as equivalências entre as medidas: (1/4 equivale a 375 mL, 1/3 equivale a 500 mL e 1/2 equivale a 750 mL.

Propósito: Realizar um debate das ideias discutidas até o momento, levando-os a refletirem sobre as estratégias pessoais utilizadas pelos alunos para solução do problema.

Discuta com a turma:

  • 4/4 de 375 mL corresponde a mesma fração do todo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos nesta aula de forma reflexiva, fazendo uma leitura das aprendizagens construídas durante a aula.

Orientação: Faça de maneira reflexiva, um resumo sobre a aula. Antes de projetar o slide, incentive os alunos a contarem sobre as aprendizagens desta aula, de forma resumida. Em seguida, peça que leiam coletivamente o resumo do slide.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Orientação: O Raio x é o momento de avaliar se os alunos estão fazendo uso das aprendizagens apropriadas durante a aula, através de procedimentos estratégicos para chegar na solução do problema.

Para que o professor possa avaliar se os alunos estão dominando os conceitos trabalhados durante a aula , recomenda-se que a atividade seja realizada individualmente, usando estratégias pessoais de solução, assim, o professor poderá analisar quais conceitos ainda será necessário retomar em outras aulas, garantindo assim a aprendizagem.

Oriente para que todos leiam com bastante atenção a atividade. Questione-os, sobre o que o menino está pensando, será que a ideia dele está correta?

Quando todos concluírem, socialize as diferentes formas de solução que os alunos desenvolveram, sempre instigando o aluno a refletir sobre o resultado que encontrou.

Discuta com a turma:

  • Observe o pensamento de Junior no balão, será que a quantidade de copos que ele está pensando está correta?
  • Qual medida é maior, 2 L ou 200 mL?
  • Quantas vezes 200 mL cabe em 1 L?
  • E em 2 L?
  • Que parte do L representa 200 mL?
  • Quantos mL há em 2 litros?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosélia Sezerino Fenner

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas: comprimento, área massa, tempo, temperatura e capacidade. Recorrendo transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objetivos específicos

Reconhecer, analisar e estabelecer relações entre as medidas de capacidade “litro e mililitro”.

Conceito-chave

Medidas de capacidade

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Lápis;
  • Caderno;
  • Borracha;
  • Utensílios graduados ou não:
  • Garrafas com capacidade para 1,5 L ou 1 L e ½ L;
  • Copos (podem ser descartáveis) com capacidade para 250 mL, 375 mL;
  • Caixa de papelão forrada com plástico em formato de cubo com 10  cm de arestas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Projete o slide ou faça uma simulação da fala do personagem com o questionamento do menino. Deixe que os alunos deem sua opinião sobre o que sabem a respeito dessa unidade de medida. Intuitivamente eles poderão responder que 1 litro é uma quantidade de leite, de água, suco que cabe em um recipiente.

Para mostrar como é definida a unidade padrão de capacidade, bem como a relação entre o dm³ e o litro, inicie esta aula com uma experiência. Providencie um recipiente cúbico que possua aresta de 10 cm. Caso não tenha disponível em sua escola, é possível confeccionar com papelão e plástico, é só montar um recipiente com a forma de cubo, mas aberto. Una as arestas com fita adesiva. Com um saco plástico, forre o recipiente em forma de cubo.

Coloque o recipiente em cima de uma mesa juntamente com um vasilhame de 1 litro de água. Peça que os alunos se aproximem da mesa. Explore as dimensões desse recipiente cúbico: 10 cm de profundidade, 10 cm de largura e 10 cm de altura. Pergunte qual a quantidade de água eles estimam caber no recipiente. Ouça as opiniões. Convide-os a comparar os resultados, solicitando a algum aluno que despeje o conteúdo do vasilhame dentro do recipiente. Através desse experimento eles poderão constatar que 1 litro é igual a 1 decímetro cúbico e realizando a transformação temos que 1 000 litros de água é igual a 1 m³. Ao transferir a água da garrafa (1 L), os alunos podem perceber as capacidades relativas (dm³ e o L). Leve-os a perceber que as dimensões do recipiente representam a quantidade de espaço que o volume de 1 litro ocupa. Um recipiente que leve 1 litro de algum líquido tem a capacidade de 1 litro, concluindo assim, que medidas de capacidade servem para medir a capacidade de recipientes.

Propósito: Realizar a experiência com os alunos para mostrar como é definida a unidade padrão de capacidade

Discuta com a turma

  • Será que vocês podem responder a pergunta feita no início desta aula, sobre como é possível calcular 1 litro?
  • Quem quer explicar o que entendeu sobre a experiência que realizamos?
  • Existe diferença entre volume e capacidade?
  • Gostaria que me explicassem quais são essas diferenças.
  • Quanto é 1 litro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Organize a turma em grupos de quatro alunos. Distribua uma cópia da atividade para cada aluno, que encontra-se para impressão junto aos materiais complementares. Oriente-os a ler a o problema com muita atenção.

Desafie-os a estimar quanto de suco eles acham que cada aluno irá tomar. Peça que registrem os valores para posterior verificação. Se considerar oportuno, deixe a disposição um recipiente com a quantidade de água indicada no problema (1,5 L) e 4 copos de mesmo tamanho, se possível, com capacidade para 250 mL (há copos descartáveis com essa capacidade), para que façam a divisão, transferindo, a água ou suco da jarra para outro recipiente, neste caso, os copos. Como os alunos estão organizados em grupos de 4 integrantes, poderão fazer uma simulação da situação, isso facilitará a compreensão das equivalências entre o litro e o mililitro, relacionando as medidas. Lembre-os de realizar a verificação das estimativas. Desafie-os a encontrar mais de uma maneira de resolver a tarefa dada, sendo uma delas, representando a resposta em um Número Racional.

Destine um tempo para que os alunos discutam entre si as possibilidades de solução do problema. Circule pela sala, observe a maneira como estão conduzindo os trabalhos, se todos do grupo estão participando e, principalmente, o modo como estão pensando na solução do problema. Neste momento, caso haja necessidade de alguma intervenção, faça-a através de questionamentos, boas perguntas que os levem a refletir sobre o que estão fazendo.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam através da atividade como as medidas de capacidade relacionam-se entre si, identificando as equivalências entre as medidas.

Discuta com a turma:

  • Qual será o primeiro passo para resolver essa atividade, ou seja, por onde começar?
  • Vocês acham que 1 litro é suficiente para encher os 4 copos?
  • Será que vai sobrar suco?
  • E se os três amigos resolvessem tomar o suco do copo oferecido a Lúcia, que quantidade de suco cada um tomaria desse copo?
  • Quanto representa esse número depois da vírgula?
  • Quanto de suco vocês calculam que vai sobrar na jarra?
  • Quantos copos será possível encher com o que sobrou de líquido?
  • Quantas e quais são as unidades de medida que vocês identificaram no problema?
  • Então, o que foi feito quando vocês dividiram a água ou suco para os copos? (divisão do líquido).
  • O que aconteceu com as unidades de medidas ao repartir o líquido para os copos? (transformam-se em partes do litro, passando para a unidade mililitro).
  • Observem, será que vocês usaram todo o líquido que havia na jarra?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9).

Orientação: Apresente as soluções deste e dos demais slides a seguir somente após a socialização das estratégias encontradas pelos alunos.

Nesta atividade são retomadas as unidades de medidas de capacidade mais usuais: “litro e mililitro”, podendo verificar a equivalência entre estas unidades de medida. Destaque que no cotidiano a unidade mililitro aparece em frações do litro de alguns produtos como óleo, refrigerantes, ou em medições de medicamentos.

É importante ressaltar para os alunos as frações do litro, que representam “partes” do litro.

Propósito: Discutir com os alunos as equivalências entre as unidades de medidas mais usuais.

Discuta com a turma:

  • Quantos meios litros há em 1 litro?
  • Se em 1 litro há 2 meios litros, então, 1 litro e meio equivale a quantos meios litros?
  • Que parte do litro representa 1/2 ?
  • Ao dividir ½ litro em duas partes iguais, quantos mililitros vou ter?
  • Ao dividir 1 L em 4 partes iguais, quantos mL vou ter?
  • Ao dividir 1L e meio, em 4 partes iguais, quantos litros vou obter?
  • Que fração então representa 375 mL?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9).

Orientação: Explique que a solução através do algoritmo, porém, explore o significado de cada termo nessa divisão. Questione-os antes de apresentar o resultado se a conta vai dar exata ou se vai sobre algum resto e por que.

Discuta a segunda possibilidade de divisão. Verifique o resultado da medida através da experiência, transferindo o suco da jarra para os 4 copos. Caso optar em fazer a divisão de 1 L e depois 500 mL, troque os copos (375 mL) por outros de 250 mL, que representa 1/4 do litro. Ao dividir 500 mL entre 4 copos, é necessário que o aluno já tenha noções do que é estimar, pois estarão disponíveis copos de 250 mL e ficou ainda na jarra 500 mL.

Propósito: Discutir a possibilidade de solução do problema através do algoritmo usual.

Discuta com a turma:

  • O resultado da divisão representa que parte do litro? E de 1 ½ ?
  • De que outra maneira posso escrever o resultado dessa divisão?
  • Quantos copos de 250 mL é possível encher com 1,5 L?
  • O conteúdo de uma jarra de 1 litro pode encher completamente quantos copos de 250 mL? E de 375 mL?

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Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9)

Orientação: Aplique os conhecimentos sobre frações para obter a resposta do problema. Ao dividir o suco está sendo explorada uma grandeza contínua. Para que fique mais fácil a compreensão, divide-se 1,5 L em 3 vezes (500 mL cada). Dividindo 500 mL de suco entre 4 amigos, cada um receberá 125 mL de suco.

Propósito: Realizar um debate das ideias discutidas até o momento, levando-os a refletirem sobre a solução através de um número racional (fração).

Discuta com a turma:

  • Quantos meios litros há em 1 litro e meio?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9)

Orientação: Aplique os conhecimentos sobre frações para obter a resposta do problema. Para que fique mais fácil a compreensão, divide-se 1,5 L em 3 vezes (500 mL cada). Dividindo 500 mL de suco entre 4 amigos, cada um receberá 125 mL de suco.

Propósito: Realizar um debate das ideias discutidas até o momento, levando-os a refletirem sobre a solução através de um número racional (fração).

Discuta com a turma:

  • Quantos meios litros há em 1 litro e meio?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 à 9).

Orientação: Explore nesta solução as equivalências, fazendo a correspondência estabelecendo relações entre as unidades de medidas e as partes que a compõem. Reflita nesta estratégia a ideia da divisão estar relacionada com as frações (partes de um todo). Através de uma leitura, faça com que percebam as equivalências entre as medidas: (1/4 equivale a 375 mL, 1/3 equivale a 500 mL e 1/2 equivale a 750 mL.

Propósito: Realizar um debate das ideias discutidas até o momento, levando-os a refletirem sobre as estratégias pessoais utilizadas pelos alunos para solução do problema.

Discuta com a turma:

  • 4/4 de 375 mL corresponde a mesma fração do todo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos nesta aula de forma reflexiva, fazendo uma leitura das aprendizagens construídas durante a aula.

Orientação: Faça de maneira reflexiva, um resumo sobre a aula. Antes de projetar o slide, incentive os alunos a contarem sobre as aprendizagens desta aula, de forma resumida. Em seguida, peça que leiam coletivamente o resumo do slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Orientação: O Raio x é o momento de avaliar se os alunos estão fazendo uso das aprendizagens apropriadas durante a aula, através de procedimentos estratégicos para chegar na solução do problema.

Para que o professor possa avaliar se os alunos estão dominando os conceitos trabalhados durante a aula , recomenda-se que a atividade seja realizada individualmente, usando estratégias pessoais de solução, assim, o professor poderá analisar quais conceitos ainda será necessário retomar em outras aulas, garantindo assim a aprendizagem.

Oriente para que todos leiam com bastante atenção a atividade. Questione-os, sobre o que o menino está pensando, será que a ideia dele está correta?

Quando todos concluírem, socialize as diferentes formas de solução que os alunos desenvolveram, sempre instigando o aluno a refletir sobre o resultado que encontrou.

Discuta com a turma:

  • Observe o pensamento de Junior no balão, será que a quantidade de copos que ele está pensando está correta?
  • Qual medida é maior, 2 L ou 200 mL?
  • Quantas vezes 200 mL cabe em 1 L?
  • E em 2 L?
  • Que parte do L representa 200 mL?
  • Quantos mL há em 2 litros?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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PRÓXIMAS AULAS:

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Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

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