Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Elaborando problema a partir de dados numéricos e não numéricos
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais
Descrição
A corrida - elaborando problema a partir de dados numéricos e não numéricos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Ser capaz de elaborar um problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
- Utilizar de conceitos matemáticos para elaboração e resolução de problemas matemáticos coerentes com a situação criada.
- Estimular a autonomia e a criatividade do aluno.
Conceito-chave
Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Ser capaz de elaborar um problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
- Utilizar de conceitos matemáticos para elaboração e resolução de problemas matemáticos coerentes com a situação criada.
- Estimular a autonomia e a criatividade do aluno.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que é um problema em matemática?
- Você acha possível elaborar um problema partindo somente de dados numéricos ou não?
Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
- Organize em U e estimule a participação de todos, com sugestões sobre o que foi proposto.
- Realize a leitura do slide e peça que expliquem o que entenderam das orientações.
- Solicite que observem a imagem e o título apresentado, converse com o colega que senta ao seu lado a respeito do tema proposto.
- Coletivamente realize discussões, solicitando a participação dos alunos na elaboração de uma situação matemática coletiva.
- Direcione a atividade, escrevendo na lousa as ideias dos alunos, ajudando-os a organizar de uma maneira coerente.
Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar uma situação matemática, considerando dados não numéricos apresentados através da imagem e do título.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
- Tiveram dificuldade para imaginar uma situação matemática adequada à imagem apresentada?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação:
- Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de retomada .
- Apresente os slides e entregue a atividade impressa a cada aluno.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Durante a realização da atividade circule pela sala, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu sobre os dados apresentados?
- Você conhece os conceitos de metade e dobro?
- Você teve dificuldade em pensar em uma situação ou problema matemático envolvendo os dados apresentados? Quais?
- Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos apresentados?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Materiais complementares:
Atividade Principal
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação:
- Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de retomada .
- Apresente os slides e entregue a atividade impressa a cada aluno.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Durante a realização da atividade circule pela sala, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu sobre os dados apresentados?
- Você conhece os conceitos de metade e dobro?
- Você teve dificuldade em pensar em uma situação ou problema matemático envolvendo os dados apresentados? Quais?
- Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos apresentados?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Materiais complementares:
Atividade Principal
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).
Orientação:
- Observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham na lousa suas criações e a maneira como pensaram.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para elaborar a situação-problema?
- O que você observou nos dados apresentados para iniciar seu raciocínio?
- Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
- O problema elaborado é coerente com a resolução e leva à uma solução possível e adequada?
- Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.
Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. O exemplo deverá ser compartilhado com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação do exemplo enriquecerá o trabalho.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).
Orientação:
- Observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham na lousa suas criações e a maneira como pensaram.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para elaborar a situação-problema?
- O que você observou nos dados apresentados para iniciar seu raciocínio?
- Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
- O problema elaborado é coerente com a resolução e leva à uma solução possível e adequada?
- Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.
Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. O exemplo deverá ser compartilhado com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação do exemplo enriquecerá o trabalho.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia o slide e questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham seus entendimentos em relação ao objetivo proposto.
Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando conhecimentos adquiridos. Em seguida, deixe que discutam com um colega sobre sua criação. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que, em duplas, compartilhem o que discutiram.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação ao objetivo proposto na aula.
Materiais complementares:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_25RDP_10
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail e documento PowerPoint.
Para este plano, a sugestão é que foque no aquecimento, na Atividade principal e na Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
A retomada oportuniza a construção de uma situação matemática, considerando dados não numéricos apresentados através de uma imagem, dessa forma é totalmente pertinente realizar. A realização pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 3, e estimular uma conversa com os alunos sobre a imagem apresentada, para que seja pensada uma informação matemática relacionada à imagem. Dessa forma, relacionando um dado numérico à imagem, é possível dar início à construção coletiva do problema. Importante nesse momento é incentivar a participação de todos.
De acordo com as sugestões apresentadas pelos alunos para a construção do problema, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar (ressaltando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar a construção do problema, ou seja, lousa, papel kraft,...).
Após concluir a produção dos problemas, provoque reflexões:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
- É possível elaborar outro problema a partir dessa imagem?
- Existe uma relação entre as informações dadas e a pergunta realizada?
- É necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
- Qual a dificuldade para elaborar um problema?
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, a situação apresentada na retomada (slide 3), as orientações e questionamentos que julgar pertinente, via WhatsApp ou e-mail, através de fotografia, print ou filmagem da tela.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize as atividades da retomada, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal sugere a produção de um problema a partir da apresentação de dados numéricos e não numéricos, assim esta atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado na retomada.
Na aula síncrona, sugiro que seja apresentado o slide 5 e, assim, seja provocada uma conversa com os alunos sobre o contexto apresentado, identificando os dados numéricos ou não, e consequentemente dar início à construção coletiva do problema, solicitado no slide 4. Nesse momento, de acordo com as ideias dos alunos, você poderá ser o escriba, repetindo os mesmos cuidados que teve na execução da atividade da retomada.
Durante a conversa coletiva e a produção do problema, você pode provocar reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma” sugeridos no plano.
Na aula assíncrona, você pode fotografar, printar ou filmar as telas dos slides 4 e 5, as orientações e os questionamentos pertinentes, para assim compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da produção, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída com a retomada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema elaborado deve ser analisado coletivamente, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a). Nesse momento de discussão você pode provocar reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma” sugeridos no plano.
Após a discussão do problema elaborado pelos alunos, você pode apresentar os slides 6 e 7, correspondentes a Discussão da solução, possibilitando reflexão quanto às semelhanças e diferenças observadas nas produções.
Na aula assíncrona, as produções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização dos problemas elaborados pelos alunos e dos apresentados na Discussão da solução (slides 6 e 7), através de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as produções e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, favorecer, por intermédio da discussão das produções apresentadas, o levantamento do que foi aprendido. Inclusive lançando os questionamentos:
- Como você se sentiu sendo autor do problema? Como você se sentiu sendo autor do problema?
- O que você aprendeu na aula de hoje?
Pode ser oportunizada a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 8) para maior apropriação dos conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 9 pode ser usada para verificar se os alunos elaboram problemas a partir de dados numéricos e não numéricos apresentados.
Dessa forma, professor, para os alunos que realizaram as atividades pelo acesso digital, solicite que registrem suas elaborações no documento PowerPoint compartilhado por você (interessante que cada aluno registre em um lâmina).
Para os demais alunos, receba a devolutiva física e transcreva no PowerPoint. Ressaltando a importância de socializar com todos.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula, apresentando inclusive suas produções.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.
A corrida - elaborando problema a partir de dados numéricos e não numéricos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Ser capaz de elaborar um problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
- Utilizar de conceitos matemáticos para elaboração e resolução de problemas matemáticos coerentes com a situação criada.
- Estimular a autonomia e a criatividade do aluno.
Conceito-chave
Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;