10789
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Elaborando problema a partir de dados numéricos e não numéricos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

A corrida - elaborando problema a partir de dados numéricos e não numéricos.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Ser capaz de elaborar um problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
  • Utilizar de conceitos matemáticos para elaboração e resolução de problemas matemáticos coerentes com a situação criada.
  • Estimular a autonomia e a criatividade do aluno.

Conceito-chave

Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é um problema em matemática?
  • Você acha possível elaborar um problema partindo somente de dados numéricos ou não?

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Organize em U e estimule a participação de todos, com sugestões sobre o que foi proposto.
  • Realize a leitura do slide e peça que expliquem o que entenderam das orientações.
  • Solicite que observem a imagem e o título apresentado, converse com o colega que senta ao seu lado a respeito do tema proposto.
  • Coletivamente realize discussões, solicitando a participação dos alunos na elaboração de uma situação matemática coletiva.
  • Direcione a atividade, escrevendo na lousa as ideias dos alunos, ajudando-os a organizar de uma maneira coerente.

Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar uma situação matemática, considerando dados não numéricos apresentados através da imagem e do título.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
  • Tiveram dificuldade para imaginar uma situação matemática adequada à imagem apresentada?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

  • Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de retomada .
  • Apresente os slides e entregue a atividade impressa a cada aluno.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Durante a realização da atividade circule pela sala, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu sobre os dados apresentados?
  • Você conhece os conceitos de metade e dobro?
  • Você teve dificuldade em pensar em uma situação ou problema matemático envolvendo os dados apresentados? Quais?
  • Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos apresentados?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Materiais complementares:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

  • Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de retomada .
  • Apresente os slides e entregue a atividade impressa a cada aluno.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Durante a realização da atividade circule pela sala, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu sobre os dados apresentados?
  • Você conhece os conceitos de metade e dobro?
  • Você teve dificuldade em pensar em uma situação ou problema matemático envolvendo os dados apresentados? Quais?
  • Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos apresentados?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Materiais complementares:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).

Orientação:

  • Observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham na lousa suas criações e a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para elaborar a situação-problema?
  • O que você observou nos dados apresentados para iniciar seu raciocínio?
  • Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
  • O problema elaborado é coerente com a resolução e leva à uma solução possível e adequada?
  • Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.

Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. O exemplo deverá ser compartilhado com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação do exemplo enriquecerá o trabalho.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).

Orientação:

  • Observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham na lousa suas criações e a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para elaborar a situação-problema?
  • O que você observou nos dados apresentados para iniciar seu raciocínio?
  • Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
  • O problema elaborado é coerente com a resolução e leva à uma solução possível e adequada?
  • Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.

Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. O exemplo deverá ser compartilhado com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação do exemplo enriquecerá o trabalho.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia o slide e questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham seus entendimentos em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando conhecimentos adquiridos. Em seguida, deixe que discutam com um colega sobre sua criação. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que, em duplas, compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação ao objetivo proposto na aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é um problema em matemática?
  • Você acha possível elaborar um problema partindo somente de dados numéricos ou não?

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.


A corrida - elaborando problema a partir de dados numéricos e não numéricos.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Ser capaz de elaborar um problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
  • Utilizar de conceitos matemáticos para elaboração e resolução de problemas matemáticos coerentes com a situação criada.
  • Estimular a autonomia e a criatividade do aluno.

Conceito-chave

Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Organize em U e estimule a participação de todos, com sugestões sobre o que foi proposto.
  • Realize a leitura do slide e peça que expliquem o que entenderam das orientações.
  • Solicite que observem a imagem e o título apresentado, converse com o colega que senta ao seu lado a respeito do tema proposto.
  • Coletivamente realize discussões, solicitando a participação dos alunos na elaboração de uma situação matemática coletiva.
  • Direcione a atividade, escrevendo na lousa as ideias dos alunos, ajudando-os a organizar de uma maneira coerente.

Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar uma situação matemática, considerando dados não numéricos apresentados através da imagem e do título.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
  • Tiveram dificuldade para imaginar uma situação matemática adequada à imagem apresentada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

  • Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de retomada .
  • Apresente os slides e entregue a atividade impressa a cada aluno.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Durante a realização da atividade circule pela sala, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu sobre os dados apresentados?
  • Você conhece os conceitos de metade e dobro?
  • Você teve dificuldade em pensar em uma situação ou problema matemático envolvendo os dados apresentados? Quais?
  • Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos apresentados?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Materiais complementares:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

  • Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de retomada .
  • Apresente os slides e entregue a atividade impressa a cada aluno.
  • Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
  • Durante a realização da atividade circule pela sala, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu sobre os dados apresentados?
  • Você conhece os conceitos de metade e dobro?
  • Você teve dificuldade em pensar em uma situação ou problema matemático envolvendo os dados apresentados? Quais?
  • Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos apresentados?
  • O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
  • É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?

Materiais complementares:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).

Orientação:

  • Observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham na lousa suas criações e a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para elaborar a situação-problema?
  • O que você observou nos dados apresentados para iniciar seu raciocínio?
  • Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
  • O problema elaborado é coerente com a resolução e leva à uma solução possível e adequada?
  • Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.

Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. O exemplo deverá ser compartilhado com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação do exemplo enriquecerá o trabalho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).

Orientação:

  • Observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
  • Deixe que os alunos exponham na lousa suas criações e a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
  • Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para elaborar a situação-problema?
  • O que você observou nos dados apresentados para iniciar seu raciocínio?
  • Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
  • O problema elaborado é coerente com a resolução e leva à uma solução possível e adequada?
  • Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?

Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.

Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. O exemplo deverá ser compartilhado com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação do exemplo enriquecerá o trabalho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia o slide e questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham seus entendimentos em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando conhecimentos adquiridos. Em seguida, deixe que discutam com um colega sobre sua criação. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que, em duplas, compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação ao objetivo proposto na aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas com múltiplas soluções e sem solução.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano