OBJETIVO
A corrida - elaborando problema a partir de dados numéricos e não numéricos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Ser capaz de elaborar um problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
- Utilizar de conceitos matemáticos para elaboração e resolução de problemas matemáticos coerentes com a situação criada.
- Estimular a autonomia e a criatividade do aluno.
Conceito-chave
Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que é um problema em matemática?
- Você acha possível elaborar um problema partindo somente de dados numéricos ou não?
Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
- Organize em U e estimule a participação de todos, com sugestões sobre o que foi proposto.
- Realize a leitura do slide e peça que expliquem o que entenderam das orientações.
- Solicite que observem a imagem e o título apresentado, converse com o colega que senta ao seu lado a respeito do tema proposto.
- Coletivamente realize discussões, solicitando a participação dos alunos na elaboração de uma situação matemática coletiva.
- Direcione a atividade, escrevendo na lousa as ideias dos alunos, ajudando-os a organizar de uma maneira coerente.
Propósito: Que os alunos sejam capazes de criar uma situação matemática, considerando dados não numéricos apresentados através da imagem e do título.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para iniciar a atividade?
- Tiveram dificuldade para imaginar uma situação matemática adequada à imagem apresentada?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação:
- Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de retomada .
- Apresente os slides e entregue a atividade impressa a cada aluno.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Durante a realização da atividade circule pela sala, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu sobre os dados apresentados?
- Você conhece os conceitos de metade e dobro?
- Você teve dificuldade em pensar em uma situação ou problema matemático envolvendo os dados apresentados? Quais?
- Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos apresentados?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Materiais complementares:
Atividade Principal
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação:
- Aproveite a mesma organização dos alunos na atividade de retomada .
- Apresente os slides e entregue a atividade impressa a cada aluno.
- Peça que leiam ou realize a leitura, no caso de alunos não leitores.
- Durante a realização da atividade circule pela sala, observando, orientando e intervindo quando necessário, cuidando para não direcionar demais a atividade, prejudicando o esforço produtivo.
Propósito: Mobilizar conhecimentos para a elaboração de problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu sobre os dados apresentados?
- Você conhece os conceitos de metade e dobro?
- Você teve dificuldade em pensar em uma situação ou problema matemático envolvendo os dados apresentados? Quais?
- Você é capaz de pensar em uma pergunta relacionada aos dados numéricos e não numéricos apresentados?
- O que você precisa saber ou fazer para responder a essa pergunta?
- É possível chegar a uma solução para o problema que você criou?
Materiais complementares:
Atividade Principal
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).
Orientação:
- Observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham na lousa suas criações e a maneira como pensaram.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para elaborar a situação-problema?
- O que você observou nos dados apresentados para iniciar seu raciocínio?
- Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
- O problema elaborado é coerente com a resolução e leva à uma solução possível e adequada?
- Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.
Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. O exemplo deverá ser compartilhado com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação do exemplo enriquecerá o trabalho.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).
Orientação:
- Observe os alunos e suas estratégias de pensamento.
- Deixe que os alunos exponham na lousa suas criações e a maneira como pensaram.
- Indique a autoria do trabalho e valorize o que apresentaram.
- Caso algum aluno apresente uma situação contendo algum erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para elaborar a situação-problema?
- O que você observou nos dados apresentados para iniciar seu raciocínio?
- Você pensou primeiramente no enunciado ou na pergunta do problema?
- O problema elaborado é coerente com a resolução e leva à uma solução possível e adequada?
- Você encontrou alguma dificuldade para concluir a atividade? Qual?
Propósito: Compartilhar os diferentes modos de pensar, as diferentes estratégias de elaboração e resolução de situação-problema.
Importante ressaltar: Os slides apresentados trazem exemplos de elaboração e resolução partindo de dados apresentados. O exemplo deverá ser compartilhado com os alunos somente após as apresentações de suas produções próprias. Observe e destaque, caso apareçam situações semelhantes a estas. Caso não apareçam situações semelhantes, a apresentação do exemplo enriquecerá o trabalho.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia o slide e questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham seus entendimentos em relação ao objetivo proposto.
Propósito: Concluir a aprendizagem proposta pelo objetivo da aula.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando conhecimentos adquiridos. Em seguida, deixe que discutam com um colega sobre sua criação. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que, em duplas, compartilhem o que discutiram.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação ao objetivo proposto na aula.
Materiais complementares: