10787
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Algoritmo da subtração com reagrupamentos até 3ª ordem

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre Algoritmo da subtração.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_04NUM09

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo online: Jogo da Subtração
Jogo online: Subtração

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O foco do plano de aula é a atividade principal, entretanto, é interessante compartilhar os questionamentos sobre algoritmo e o que os alunos compreendem sobre essa palavra. Você pode enviar os questionamentos por WhatsApp antes da aula para que os alunos já irem pesquisando e concluindo o que sabem sobre algoritmo. Eles podem enviar as respostas e reflexões pelo próprio WhatsApp e um aluno pode ir complementando o pensamento do outro.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é compreender o algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos. Para a realização da atividade, os alunos precisam ter acesso ao slide com o labirinto e com os desafios. Caso esteja em uma videoconferência, mostre os slides e realize a atividade principal na sequência dos slides. Caso esteja em uma aula assíncrona/síncrona por WhatsApp ou ferramenta semelhante, envie a imagem do slide em forma de fotografia (print) ou o arquivo da atividade principal, pois será interessante que visualizem a ilustração para que a atividade fique mais lúdica. Quanto aos desafios podem ser enviados através de texto, áudio ou a própria ilustração. Você pode apresentar os desafios um a um e deixar que os alunos resolvam um por um, primeiramente de forma individual, depois compartilhando com o grupo. Eles podem explicar ao vivo, por texto ou áudio. Mais importante do que resolver o desafio, é explicar como que estratégias foram utilizadas para chegar ao resultado.

Discussão da solução
Compartilhe ou fotografe os slides do painel de soluções e compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Os alunos devem apresentar também as formas que realizaram os desafios por fotografias ou de forma escrita. Depois, podem observar as soluções dos slides e escrever ou enviar áudios, respondendo-as ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, complementar o painel de soluções.

Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade poderia ser compartilhando estratégias para a resolução dos desafios, bem como criar novos desafios para serem resolvidos em família.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_04NUM09

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas