10787
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Algoritmo da subtração com reagrupamentos até 3ª ordem

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre Algoritmo da subtração.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de subtração.

Objetivos específicos

Compreender o algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos até 3ª ordem.

Conceito-chave

Algoritmo da subtração.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Papel;
  • Atividades impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização dos algoritmos como técnicas para a resolução de operações. Explique que os algoritmos da adição e da subtração possuem regras em comum, por exemplo, a organização dos números de acordo com as ordens: unidade embaixo de unidade, dezena embaixo de dezena e assim por diante; que devemos começar a calcular pela ordem das unidades etc.

Propósito: Introduzir o assunto a ser abordado na aula e relembrar a utilização de algoritmos.

Discuta com a turma:

  • O que são algoritmos?
  • Para o que utilizamos?
  • Em quais situações vocês já utilizaram um algoritmo?
  • Vocês já resolveram alguma operação utilizando algoritmo?
  • Como devemos “armar” um algoritmo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o algoritmo convencional da subtração.

Discuta com a turma:

  • Quais são as possibilidades de solução?
  • O que devemos fazer para descobrir as senhas que abrem os cadeados?
  • Quais operações deverão ser realizadas?
  • A utilização do algoritmo pode auxiliá-los na resolução?

Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos resolvam os desafios realizando os cálculos. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão resolvendo os problemas, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o algoritmo convencional da subtração.

Discuta com a turma:

  • Quais são as possibilidades de solução?
  • O que devemos fazer para descobrir as senhas que abrem os cadeados?
  • Quais operações deverão ser realizadas?
  • A utilização do algoritmo pode auxiliá-los na resolução?

Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos resolvam os desafios realizando os cálculos. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão resolvendo os problemas, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides de 6 a 9).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como solucionaram os desafios propostos. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Por onde devemos começar?
  • É possível subtrair 6 unidades de 5? O que é possível fazer nesse caso?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Materiais complementares:

Acesse aqui a solução dessa atividade.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides de 7 a 10).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “emprestar” refere-se ao desagrupamento e reagrupamento das dezenas e centenas.

Discuta com a turma:

  • Por que “cortamos” o número 4 e acrescentamos o número 3 na ordem das dezenas? O que isso significa?
  • É possível utilizar a mesma estratégia para a ordem das dezenas e centenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma subtração?
  • Já haviam pensado em realizar mais de uma reagrupamento?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides de 7 a 10).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como solucionaram os desafios propostos. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides de 7 a 10).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como solucionaram os desafios propostos. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade dizendo aos alunos que o algoritmo é apenas mais uma estratégia para a realização de cálculos e que as propriedades do sistema de numeração decimal são utilizadas na aplicação dessa técnica.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo convencional da subtração.

Materiais Complementares:

Atividade Complementar

Atividade Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de subtração.

Objetivos específicos

Compreender o algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos até 3ª ordem.

Conceito-chave

Algoritmo da subtração.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Papel;
  • Atividades impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização dos algoritmos como técnicas para a resolução de operações. Explique que os algoritmos da adição e da subtração possuem regras em comum, por exemplo, a organização dos números de acordo com as ordens: unidade embaixo de unidade, dezena embaixo de dezena e assim por diante; que devemos começar a calcular pela ordem das unidades etc.

Propósito: Introduzir o assunto a ser abordado na aula e relembrar a utilização de algoritmos.

Discuta com a turma:

  • O que são algoritmos?
  • Para o que utilizamos?
  • Em quais situações vocês já utilizaram um algoritmo?
  • Vocês já resolveram alguma operação utilizando algoritmo?
  • Como devemos “armar” um algoritmo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o algoritmo convencional da subtração.

Discuta com a turma:

  • Quais são as possibilidades de solução?
  • O que devemos fazer para descobrir as senhas que abrem os cadeados?
  • Quais operações deverão ser realizadas?
  • A utilização do algoritmo pode auxiliá-los na resolução?

Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos resolvam os desafios realizando os cálculos. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão resolvendo os problemas, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o algoritmo convencional da subtração.

Discuta com a turma:

  • Quais são as possibilidades de solução?
  • O que devemos fazer para descobrir as senhas que abrem os cadeados?
  • Quais operações deverão ser realizadas?
  • A utilização do algoritmo pode auxiliá-los na resolução?

Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos resolvam os desafios realizando os cálculos. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão resolvendo os problemas, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides de 6 a 9).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como solucionaram os desafios propostos. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Por onde devemos começar?
  • É possível subtrair 6 unidades de 5? O que é possível fazer nesse caso?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Materiais complementares:

Acesse aqui a solução dessa atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides de 7 a 10).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “emprestar” refere-se ao desagrupamento e reagrupamento das dezenas e centenas.

Discuta com a turma:

  • Por que “cortamos” o número 4 e acrescentamos o número 3 na ordem das dezenas? O que isso significa?
  • É possível utilizar a mesma estratégia para a ordem das dezenas e centenas?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma subtração?
  • Já haviam pensado em realizar mais de uma reagrupamento?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides de 7 a 10).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como solucionaram os desafios propostos. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides de 7 a 10).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como solucionaram os desafios propostos. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade dizendo aos alunos que o algoritmo é apenas mais uma estratégia para a realização de cálculos e que as propriedades do sistema de numeração decimal são utilizadas na aplicação dessa técnica.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo convencional da subtração.

Materiais Complementares:

Atividade Complementar

Atividade Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano