10786
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Número Desconhecido na Igualdade II

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Igualdade como equivalência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_16ALG_10

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, YouTube, Google Documentos.

Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.

Retomada
Apresentar para a turma conforme está no slide, impresso ou virtualmente, colhendo as impressões deles sobre a situação.

Atividade principal
Propor que os alunos resolvam as duas situações apresentadas e comparem-nas (pode ser feito usando o Google Documentos, para registro das impressões).

Discussão das soluções
O professor pode gravar breve vídeo no YouTube para apresentar as reflexões e discussões sobre as soluções das situações presentes nesta etapa do plano de aula. Em seguida, solicitar que a turma assista e faça as reflexões propostas. Eles podem registrar as reflexões por escrito ou enviar ao professor por e-mail.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Pode ser feito junto com os problemas apresentados na etapa do Raio X.

Raio X
Propor que os alunos resolvam as atividades propostas, incluindo as atividades complementares. Isso pode ser feito usando o Google Formulários, abrindo um campo para que os alunos redijam breve parágrafo sobre o que entenderam da aula. Caso não tenham acesso à internet, o professor pode solicitar esse registro por escrito.

Convite às famílias
Convidar a família a criar junto com o aluno outras situações similares ao Raio X que possam ser resolvidas por todos os membros da família, proporcionando um momento de aprendizagem conjunto, indicando ao aluno a correção da mesma.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_16ALG10

(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas