Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentadas no slide. É interessante que os alunos já tenham trabalhado com os planos anteriores desta Unidade.
Propósito: Retomar o conteúdo aprendido em aulas passadas de igualdade como equivalência.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 3 e 4)
Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos. Peça que leiam a atividade e a realizem individualmente. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Depois permita que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão. Fale que você escolherá algumas duplas para compartilharem suas resoluções. Consulte o Guia para possíveis intervenções.
Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.
Discuta com a turma:
- Quais informações o enunciado nos traz?
- Os meninos acharam a mesma quantia nos bolsos da calça? Sabemos exatamente quanto acharam? O que sabemos sobre as quantias? Quem achou mais? Quanto a mais?
- Agora eles têm a mesma quantia?
- O que aconteceu com o dinheiro de Antônio?
- No que a retomada do início da aula pode nos ajudar? Há uma igualdade nesse problema?
Materiais complementares
Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 3 e 4)
Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos. Peça que leiam a atividade e a realizem individualmente. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Depois permita que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão. Fale que você escolherá algumas duplas para compartilharem suas resoluções. Consulte o Guia para possíveis intervenções.
Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.
Discuta com a turma:
- Quais informações o enunciado nos traz?
- Como as meninas organizaram os bichinhos de pelúcia?
- Nesse problema há uma igualdade? Como ela pode ajudar a resolver o problema?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido. Reforce para os alunos a forma como a aula de hoje nos leva a resolver a situação proposta no slide. O aluno é levado a pensar na relação entre dois números dos dois membros da igualdade.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula. Reforce a forma de resolução aprendida nesta aula. Ou seja, os alunos podem buscar a relação entre dois números nos dois membros da igualdade.
Propósito: Avaliar a compreensão de como determinar o valor desconhecido em uma igualdade com multiplicações e divisões..
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar