10786
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Número Desconhecido na Igualdade II

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Igualdade como equivalência

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.

Objetivos específicos

Encontrar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve multiplicações e divisões com números naturais.

Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor;
  • Lápis e caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentadas no slide. É interessante que os alunos já tenham trabalhado com os planos anteriores desta Unidade.

Propósito: Retomar o conteúdo aprendido em aulas passadas de igualdade como equivalência.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 3 e 4)

Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos. Peça que leiam a atividade e a realizem individualmente. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Depois permita que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão. Fale que você escolherá algumas duplas para compartilharem suas resoluções. Consulte o Guia para possíveis intervenções.

Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.

Discuta com a turma:

  • Quais informações o enunciado nos traz?
  • Os meninos acharam a mesma quantia nos bolsos da calça? Sabemos exatamente quanto acharam? O que sabemos sobre as quantias? Quem achou mais? Quanto a mais?
  • Agora eles têm a mesma quantia?
  • O que aconteceu com o dinheiro de Antônio?
  • No que a retomada do início da aula pode nos ajudar? Há uma igualdade nesse problema?

Materiais complementares

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 3 e 4)

Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos. Peça que leiam a atividade e a realizem individualmente. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Depois permita que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão. Fale que você escolherá algumas duplas para compartilharem suas resoluções. Consulte o Guia para possíveis intervenções.

Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.

Discuta com a turma:

  • Quais informações o enunciado nos traz?
  • Como as meninas organizaram os bichinhos de pelúcia?
  • Nesse problema há uma igualdade? Como ela pode ajudar a resolver o problema?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido. Reforce para os alunos a forma como a aula de hoje nos leva a resolver a situação proposta no slide. O aluno é levado a pensar na relação entre dois números dos dois membros da igualdade.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula. Reforce a forma de resolução aprendida nesta aula. Ou seja, os alunos podem buscar a relação entre dois números nos dois membros da igualdade.

Propósito: Avaliar a compreensão de como determinar o valor desconhecido em uma igualdade com multiplicações e divisões..

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.

Objetivos específicos

Encontrar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve multiplicações e divisões com números naturais.

Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor;
  • Lápis e caderno.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentadas no slide. É interessante que os alunos já tenham trabalhado com os planos anteriores desta Unidade.

Propósito: Retomar o conteúdo aprendido em aulas passadas de igualdade como equivalência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 3 e 4)

Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos. Peça que leiam a atividade e a realizem individualmente. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Depois permita que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão. Fale que você escolherá algumas duplas para compartilharem suas resoluções. Consulte o Guia para possíveis intervenções.

Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.

Discuta com a turma:

  • Quais informações o enunciado nos traz?
  • Os meninos acharam a mesma quantia nos bolsos da calça? Sabemos exatamente quanto acharam? O que sabemos sobre as quantias? Quem achou mais? Quanto a mais?
  • Agora eles têm a mesma quantia?
  • O que aconteceu com o dinheiro de Antônio?
  • No que a retomada do início da aula pode nos ajudar? Há uma igualdade nesse problema?

Materiais complementares

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 3 e 4)

Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos. Peça que leiam a atividade e a realizem individualmente. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Depois permita que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão. Fale que você escolherá algumas duplas para compartilharem suas resoluções. Consulte o Guia para possíveis intervenções.

Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.

Discuta com a turma:

  • Quais informações o enunciado nos traz?
  • Como as meninas organizaram os bichinhos de pelúcia?
  • Nesse problema há uma igualdade? Como ela pode ajudar a resolver o problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 13)

Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas por eles e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido. Reforce para os alunos a forma como a aula de hoje nos leva a resolver a situação proposta no slide. O aluno é levado a pensar na relação entre dois números dos dois membros da igualdade.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula. Reforce a forma de resolução aprendida nesta aula. Ou seja, os alunos podem buscar a relação entre dois números nos dois membros da igualdade.

Propósito: Avaliar a compreensão de como determinar o valor desconhecido em uma igualdade com multiplicações e divisões..

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano