10785
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - O aumento é proporcional?

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre ideia de proporcionalidade na multiplicação.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

Sugestão de adaptação para ensino remoto 

Código do plano
MAT4_08NUM_01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Documentos, Google Apresentações, YouTube.

Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.

Aquecimento
Proponha aos alunos que resolvam ao problema proposto e criem uma explicação para a resolução, indicando inclusive outra forma de resolver o mesmo problema. Isso pode ser feito por escrito ou usando o Google Formulários.

Atividade principal
Proponha aos alunos  que resolvam à questão indicada no slide desta etapa, inserindo também questões problematizadoras, que levem a turma a pensar sobre a situação apresentada.
Os alunos podem responder às questões usando folhas impressas ou via Google Documentos.

Discussão das soluções
O professor pode dar uma devolutiva individual para cada aluno, tanto se o registro fosse feito de maneira escrita quanto se o registro fosse via Google Documentos. Para o recurso digital indicado, o professor pode usar os comentários no arquivo, permitindo que os apontamentos sejam bem direcionados, de acordo com os registros do aluno.
Além disso, o professor pode fornecer um vídeo aos alunos gravado por ele ou encontrado no YouTube que trate das ideias de proporcionalidade. Outra forma seria de colocar os slides presentes nesta etapa em uma sequência usando o Google Apresentações, disponibilizando o link compartilhado com a turma toda.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Pedir aos alunos que registrem no caderno o que compreenderam sobre proporcionalidade.

Raio X
Propor aos alunos que resolvam às questões propostas nesta etapa, tanto no slide quanto no arquivo de Atividade complementar, disponível nas orientações ao professor. Isso pode ser feito com registros por escrito ou usando o Google Formulários. Porém, é importante que os alunos registrem uma breve explicação de como pensaram.

Convite às famílias
Convidar a família do aluno a solicitar as explicações das resoluções realizadas na etapa de Raio X.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_08NUM01

(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas