Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Capovilla
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.
Objetivos específicos:
Compreender a ideia de proporcionalidade da multiplicação.
Conceito-chave
Ideia de proporcionalidade na multiplicação.
Recursos necessários:
- caderno,
- lápis,
- borracha,
- lápis colorido,
- cola,
- atividades impressas (se desejar).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão compreender a ideia de proporcionalidade aplicada na multiplicação.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente. Proponha depois, a resolução em duplas, registrando no caderno a resolução. Discuta as hipóteses e escreva na lousa a resolução coletivamente.
Propósito: Retomar conceito de multiplicação para desenvolvimento da proposta da aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar na quantidade de ingredientes necessários para fazer essas receitas?
- De quais maneiras podemos calcular essas quantidades?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientação: Proponha que, em duplas, façam a leitura do problema e conversem sobre estratégias para resolução. Dê um tempo para que o registrem suas ideias. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Incentive o uso de estratégias diversificadas para a resolução. Peça para cada dupla compartilhar com os demais as maneiras pensadas para a resolução do problema. Registre as diferentes formas de resolução.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre proporcionalidade da multiplicação, aplicando-a em um problema.
Discuta com a turma:
- De quais formas podemos chegar às respostas do problema?
- Quando passar de 4 para 8 refrigerantes, o que acontecerá com o valor que Carina vai pagar?
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre o ensino de proporcionalidade na matemática, acesse esse link e aqui também.
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 4 minutos
Propósito: Retomar o conceito aprendido, focando na proporcionalidade do problema, que demonstra que um valor, estando ligado a outro, aumenta ou diminui proporcionalmente, de acordo com a alteração do número.
Orientação: Encerre a atividade lendo com os alunos a situação do slide, levando-os a compreender que um valor está alterando proporcionalmente com a alteração do outro.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.
Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação a ideia de proporcionalidade da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber a quantidade de ovos que as tartarugas podem botar?
- Só há uma maneira de resolver o problema?
Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.
Materiais complementares
Resolução da Atividade complementar