10785
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - O aumento é proporcional?

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre ideia de proporcionalidade na multiplicação.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.

Objetivos específicos:

Compreender a ideia de proporcionalidade da multiplicação.

Conceito-chave

Ideia de proporcionalidade na multiplicação.

Recursos necessários:

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • atividades impressas (se desejar).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão compreender a ideia de proporcionalidade aplicada na multiplicação.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente. Proponha depois, a resolução em duplas, registrando no caderno a resolução. Discuta as hipóteses e escreva na lousa a resolução coletivamente.

Propósito: Retomar conceito de multiplicação para desenvolvimento da proposta da aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar na quantidade de ingredientes necessários para fazer essas receitas?
  • De quais maneiras podemos calcular essas quantidades?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Proponha que, em duplas, façam a leitura do problema e conversem sobre estratégias para resolução. Dê um tempo para que o registrem suas ideias. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Incentive o uso de estratégias diversificadas para a resolução. Peça para cada dupla compartilhar com os demais as maneiras pensadas para a resolução do problema. Registre as diferentes formas de resolução.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre proporcionalidade da multiplicação, aplicando-a em um problema.

Discuta com a turma:

  • De quais formas podemos chegar às respostas do problema?
  • Quando passar de 4 para 8 refrigerantes, o que acontecerá com o valor que Carina vai pagar?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Para saber mais sobre o ensino de proporcionalidade na matemática, acesse esse link e aqui também.

Discussão das soluções (slides 5 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções (slides 5 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções (slides 5 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções (slides 5 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções (slides 5 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Discussão das soluções (slides 5 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções (slides 5 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Discussão das soluções (slides 5 a 12) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Sistematização de conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Propósito: Retomar o conceito aprendido, focando na proporcionalidade do problema, que demonstra que um valor, estando ligado a outro, aumenta ou diminui proporcionalmente, de acordo com a alteração do número.

Orientação: Encerre a atividade lendo com os alunos a situação do slide, levando-os a compreender que um valor está alterando proporcionalmente com a alteração do outro.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação a ideia de proporcionalidade da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber a quantidade de ovos que as tartarugas podem botar?
  • Só há uma maneira de resolver o problema?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão compreender a ideia de proporcionalidade aplicada na multiplicação.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.

Objetivos específicos:

Compreender a ideia de proporcionalidade da multiplicação.

Conceito-chave

Ideia de proporcionalidade na multiplicação.

Recursos necessários:

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • atividades impressas (se desejar).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente. Proponha depois, a resolução em duplas, registrando no caderno a resolução. Discuta as hipóteses e escreva na lousa a resolução coletivamente.

Propósito: Retomar conceito de multiplicação para desenvolvimento da proposta da aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar na quantidade de ingredientes necessários para fazer essas receitas?
  • De quais maneiras podemos calcular essas quantidades?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Proponha que, em duplas, façam a leitura do problema e conversem sobre estratégias para resolução. Dê um tempo para que o registrem suas ideias. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Incentive o uso de estratégias diversificadas para a resolução. Peça para cada dupla compartilhar com os demais as maneiras pensadas para a resolução do problema. Registre as diferentes formas de resolução.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre proporcionalidade da multiplicação, aplicando-a em um problema.

Discuta com a turma:

  • De quais formas podemos chegar às respostas do problema?
  • Quando passar de 4 para 8 refrigerantes, o que acontecerá com o valor que Carina vai pagar?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Para saber mais sobre o ensino de proporcionalidade na matemática, acesse esse link e aqui também.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.

No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.

No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.

No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.

No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.

No slide 12 é apresentada a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
  • De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Propósito: Retomar o conceito aprendido, focando na proporcionalidade do problema, que demonstra que um valor, estando ligado a outro, aumenta ou diminui proporcionalmente, de acordo com a alteração do número.

Orientação: Encerre a atividade lendo com os alunos a situação do slide, levando-os a compreender que um valor está alterando proporcionalmente com a alteração do outro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação a ideia de proporcionalidade da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber a quantidade de ovos que as tartarugas podem botar?
  • Só há uma maneira de resolver o problema?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano