10784
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Álgebra

Plano de aula - Ideias de igualdade em diferentes sentenças de subtrações

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Conceitos de igualdade e diferença

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo César da Silva Rocha

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_13ALG10

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal

- Opcionais:
Jogo: Equações simbólicas com animais
Jogos físicos: JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA ÁLGEBRA
Artigo: Álgebra nos anos iniciais
Celular, computador ou tablet

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é a escrita de diferentes sentenças de subtrações com ideias de igualdade. Os alunos precisam ter acesso a situaçao problema da atividade principal que está dividida em duas partes: na primeira, os alunos devem perceber se há relação de igualdade ou de diferença entre as sentenças e na segunda, criar sentenças de igualdade e diferença. As ilustrações são opcionais portanto não precisam ser disponibilizadas, o importante é que tenham acesso ao enunciado. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides para a turma e explicar a atividade. Eles devem copiar a situação problema e realizá-la no caderno, depois, podem compartilhar pelo bate papo ou mesmo levantando a mão e abrindo o microfone para falar. Caso a aula não seja síncrona ou não tenha acesso a transmissão por vídeo, você pode fotografar ou tirar um print da atividade e compartilhar a imagem com os alunos via WhatsApp ou e-mail, entretanto, como o enunciado da situação problema não depende da imagem para ser resolvido, você pode enviá-lo por texto ou áudio. Eles também devem copiar o enunciado no caderno. A princípio, os alunos devem resolver individualmente a primeira parte da situação.e compartilhá-la com toda a turma por meio de vídeos, fotografias, áudios ou textos. Você pode enviar questões por ao vivo, se estiver em aula síncrona com vídeo, texto ou áudio se não tiver em vídeo para guiar a resolução:
     - Como podemos proceder para encontrar a relação de igualdade ou diferenças entre as sentenças?
     - O que é necessário para que as sentenças tenham relação de igualdade?
     - Quais sentenças possuem sentenças com relação de igualdade? E relação de diferença? Como chegou a esse resultado?
A segunda etapa e que eles vão criar sentenças, cada aluno pode desafiar os seus colegas para que digam se há uma relação de igualdade ou diferença em suas sentenças. Seria melhor a divisão da turma em grupos de WhatsApp para o desafio. Esses grupos de compartilhamento de soluções, jogos e desafios podem ser criados previamente e serem fixos para que não gaste muito tempo para organizá-los. Entre em todos os grupos e verifique como eles estão interagindo e fazendo intervenções quando necessário. Os alunos podem, depois, enviar fotografias de suas sentenças e você pode montar um álbum de sentenças de toda a turma.

Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade pode ser compartilhada através dos slides ou das imagens dos slides, mas o importante é que os alunos confrontem as suas respostas e conclusões com as que foram mostradas nos slides. Eles podem concordar ou discordar do que foi mostrado no slide. de acordo com a resolução que criaram e que debateram com os colegas.

Encerramento
Levante junto com os alunos o que foi aprendido nesta aula, leia ou compartilhe o slide de encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização, escolha as que melhor se adequam a sua turma. Eles podem fotografar as atividades e você pode montar um portfólio de atividades dos alunos.

Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos é desafiando uns aos outros a completarem as relações com os sinais de igual ou diferente. O contato com diferentes formas de pensar ajudará o aluno a repensar suas estratégias. A família também pode incentivar os alunos a jogarem os jogos indicados.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_13ALG10

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 3º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem regularidade em sequências numéricas ou geométricas, ideia de igualdade e diferença em sentenças relacionadas a adição ou subtração de dois números naturais.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas