10783
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Diferentes usos dos números

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Número como código de identificação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone de Oliveira da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_01NUM10

Recursos
- Necessários: Papel, lápis, revistas, jornais, folhetos para recorte, tesoura, cola e as imagens digitais ou impressas das comandas e orientações.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e que as famílias encaminhem à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar boas intervenções. Veja as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na condução das propostas, conforme as sugestões a seguir:

Retomada
Aula assíncrona: Envie a imagem ou a impressão da figura do slide e peça às famílias que conversem com os alunos sobre: “Onde podemos encontrar números?”. Oriente para que deixem os alunos falarem o que conhecem e que façam uma lista, para te enviar, juntamente com a atividade principal. O adulto pode ser o escriba.
Aula síncrona: Realize a proposta como indicada no plano de aula.

Atividade principal
Aula assíncrona: Encaminhe a comanda da atividade e solicite às famílias que organizem o material para recorte (podem ser: revistas, jornais, folhetos, etc). O aluno deve encontrar a imagem que contenha números, recortar, colar numa folha e escrever a que se refere o número. Para escrever, se necessário, pode contar com o adulto como escriba. Combine que te enviem a atividade e a lista realizada na retomada.
Aula síncrona: Antes do momento simultâneo. Envie a comanda da atividade e solicite às famílias que organizem o material para recorte (podem ser: revistas, jornais, folhetos, etc). O aluno deve encontrar a imagem que contenha números, recortar, colar numa folha e escrever a que se refere o número. Para escrever, se necessário, pode contar com o adulto como escriba. Peça que te encaminhem as atividades digitalmente ou não, assim poderá compartilhar durante a aula com os demais alunos. Inicie a aula com a retomada e peça para que contem se foi fácil fazer a atividade; se tiveram dificuldades, quais foram.

Discussão das soluções
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva aos alunos em suas atividades, com as intervenções necessárias. Pode listar os diversos contextos que apareceram, onde os números são encontrados.
Aula síncrona: Apresente algumas atividades (se conseguiu fazer a aula com grupos menores, pode socializar de todos os deste grupo) e realize o debate indicado no plano de aula.

Encerramento
Aula assíncrona: Encerre a devolutiva apresentando a síntese das aprendizagens da aula.
Aula síncrona: Realize a proposta como indicada no plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias para esta atividade deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_01NUM10

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas