10780
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - REGISTRANDO O TEMPO ATRAVÉS DE RELÓGIOS ANALÓGICOS

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Relógio analógico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Livia Cardozo Amarante

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT2_21GRM01

Recursos
-Necessários: Atividade impressa, ou enviada pela internet.
- Opcionais: Google Meet, Zoom. whatsApp; Receitas.

Para este plano foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
Se tiver comunicação on-line síncrona com seus alunos, antes de iniciar a atividade com os alunos sobre o tempo que os alimentos podem ficar no forno, se costumam prestar atenção quando seus familiares estão cozinhando e se já observaram o alimento assar no forno. Após essa conversa inicial, compartilhe a tela do seu computador com os slides 4 e 5, faça a leitura da atividade e promova um questionamento para as primeiras análises. Algum desses alimentos leva mais de 1 hora para assar no forno? Oriente que observem os horários que o texto traz. Depois compartilhe sua tela com o slide 5 e deixe que discutam por meio do bate-papo e criem suas estratégias para calcular as horas que devem marcar nos relógios. Faça as perguntas:
     - O que é preciso pensar sobre o relógio analógico para realizar as marcações das horas?
     - Vocês lembram qual o ponteiro que marca as horas? E qual marca os minutos?

Oriente que devem marcar os horários nos relógios analógicos iniciando a contagem à partir do horário especificado no texto para cada alimento. Eles podem desenhar os relógios em seus cadernos para marcar os horários do início e do fim de cada alimento que ficou o forno. Após as marcações nos relógios, é o momento de refletir sobre as questões. Compartilhe as perguntas que estão no slide 6 e promova uma reflexão.
     - Como vocês fizeram para descobrir os horários que cada alimento ficou pronto?
     - O alimento que ficou menor tempo no forno foi o primeiro a ficar pronto?
     - O alimento que ficou mais tempo no forno foi o último a ficar pronto?

Você pode enviar as imagens dos slides 4 e 5 pelo whatsApp e pedir que os alunos reproduzam os relógios no caderno. Você pode gravar um áudio também com o conteúdo deles e dar orientações. Encaminhe as questões para nortear o desenvolvimento da atividade. Peça que depois enviem para você um áudio ou mensagens por texto, contando qual estratégia usaram para calcular a passagem do tempo e saber o horário que cada alimento ficou pronto. Peça que enviem fotos de seus relógios marcados com os horários.

Se você não tiver comunicação on-line com seus alunos encaminhe o documento impresso da atividade principal. Encaminhe algumas questões que possam ajudar na interpretação e na marcação do tempo de cada alimento. Peça que leiam com atenção os horários de início que cada alimento deveria ser colocado no forno. Depois eles devem desenhar os ponteiros nos relógios analógicos e por fim responder as questões.

Discussão das soluções
A socialização das formas que os alunos usaram para calcular a passagem do tempo e marcar nos relógios é muito importante para consolidar a aprendizagem. Por isso, deixe que eles compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou pelo bate-papo, as diferentes estratégias que usaram para descobrir as respostas. Pergunte:
     - Como fizeram para descobrir os horários que os alimentos ficaram prontos?
     - Vocês tiveram dificuldades em marcar as horas nos relógios?

Se não tiver contato on-line com os alunos, reúna as principais respostas enviadas por eles, e envie junto com a validação das respostas e o encerramento da atividade. Inclua as ideias que forem diferentes das apresentadas por eles.

Encerramento
Sistematize o conceito de tempo, retomando com os alunos a passagem do tempo, e os passos que seguiram para realizar as marcações nos relógios analógicos. Ressalte a importância do relógio para a marcação do tempo do preparo dos alimentos. Você pode usar o conteúdo do slide 8 e disponibilizar para os alunos por meio impresso, por imagem, ou por compartilhamento de tela, conforme for o seu caso.

Raio X
Esse é o momento de avaliar processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre as marcações de horas em relógios analógicos. Encaminhe para os alunos a atividade, junto com orientações e peça que leiam e marquem os horários nos relógios. Solicite que atentem-se ao enunciado e oriente que destaquem os horários para facilitar a compreensão. Combine um meio para que enviem a atividade resolvida para você.

Convite às famílias
Peça aos responsáveis para que apoiem os filhos na realização da atividade. Oriente que conversem com eles sobre o tempo de cozimento dos alimentos. Eles podem pesquisar em receitas que normalmente a família costuma fazer. Pode ser um momento divertido e de interação familiar. Você pode escrever um texto solicitando esse envolvimento dos familiares, e dar orientações; ou gravar um áudio e enviar, se tiver comunicação pelo celular com os responsáveis.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_21GRM10

(EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas