10780
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - REGISTRANDO O TEMPO ATRAVÉS DE RELÓGIOS ANALÓGICOS

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Relógio analógico

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Livia Cardozo Amarante

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos, (EF01MA16)

Objetivos Específicos

Reconhecer as formas de verificação do tempo através de  relógios analógicos;

Marcar horas em relógios analógicos.

Conceito chave

Relógio analógico.

Recursos necessários

Folhas de atividades

Lápis, borracha, barbante e pregador.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Inicie uma roda de conversa sobre o relógio analógico. Você pode fazer um varal de ideias, pendure um barbante próximo ao quadro. Distribua uma folha para os alunos e peça que anotem tudo que sabem sobre o relógio analógico. Pendure as folhas no varal com pregadores. Peça a algum aluno que leia as folhas penduradas e questione se os alunos concordam ou não, vá fomentando as discussões. Após, mostre esse slide e compare com as folhas dos alunos, ou seja, se surgiu alguma coisa sobre os ponteiros dos relógios e as representações das horas e minutos.

Propósito: Levantar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao relógio analógico e lembrar conceitos importantes.

Discuta com a turma:

O que você lembrou sobre o relógio analógico?

Você tem relógio analógico?

Seu colega falou algo novo sobre o relógio analógico que você não sabia?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Mostre esse slide para os alunos, solicite que cada aluno reflita sobre os questionamentos e aponte qual dos pares de relógios apontam o melhor tempo de um pão assar no forno. Após, peça que exponham como pensaram sobre isso. Conduza a discussão acerca das respostas e estratégias utilizadas para chegar ao melhor tempo marcado nos relógios.

Propósito: Refletir sobre horas e minutos.

Discuta com a turma:

O que aconteceria se o pão ficasse no forno por horas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 a 7)

Orientações: Antes de iniciar a atividade, converse com os alunos sobre o tempo que os alimentos podem ficar no forno, se costumam prestar atenção quando seus familiares estão cozinhando e se já observaram o alimento assar no forno. Após essa conversa inicial, solicite aos alunos que individualmente iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises.

O Guia de Intervenção pode te ajudar a perceber as principais dificuldades dos alunos em relação à aula.

Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a atividade.

Discuta com a turma:

Algum dos alimentos leva mais de 1 hora para assar no forno?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 a 7)

Orientações: Agora, forme grupos de 3 componentes, convide-os a pensarem sobre essas questões. Entregue a atividade impressa e deixe que discutam, troquem com os colegas e criem suas estratégias para calcularem as horas que devem marcar nos relógios. É o momento de praticar. Circule pela sala e observe se está havendo troca. Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, faça as intervenções necessárias com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. Perceba se estão marcando nos relógios as horas corretas, se não estão fazendo confusão entre os ponteiros que marcam as horas e os minutos. Depois, solicite que os grupos exponham os caminhos que utilizaram para realizar as marcações nos relógios analógicos. Você pode usar as Atividades Complementares para enriquecer sua aula.

Propósito: Realizar as marcações nos relógios analógicos de acordo com o tempo correto de cada alimento no forno.

Discuta com a turma:

O que é preciso pensar sobre o relógio analógico para realizar as marcações das horas?

Vocês lembram qual o ponteiro que marca as horas? E qual marca os minutos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 a 7)

Orientações: Após as marcações nos relógios, é o momento de refletir sobre as questões.Passe para esse slide, nele contém questões para os alunos analisarem. Solicite ao grupo que respondam às questões. Reserve um tempo para que exponham suas respostas.

Materiais Complementares

Professor, você pode consultar esse site para informações sobre como ler as horas em relógios analógicos. A Coleção “O tempo não Para” traz importantes considerações sobre o Tempo. O Mathema faz algumas reflexões importantes sobre aprender a ler problemas em Matemática.

Propósito: Refletir sobre o tempo dos alimentos no forno, fazendo comparações.

Discuta com a turma:

Como vocês fizeram para descobrir os horários que cada alimento ficou pronto?

O alimento que ficou menor tempo no forno foi o primeiro a ficar pronto?

O alimento que ficou mais tempo no forno foi o último a ficar pronto?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, mostrando seus resultados, passe para este slide. Proponha aos alunos que leiam as considerações de Carolina, analisem, e registrem no papel. Após, deixe que leiam suas anotações e pergunte à turma se concordam ou não com Carolina, aqueles que discordarem pergunte o porquê. Veja se os alunos perceberam que Carolina desconsiderou a diferença no tempo que cada alimento tinha que ficar no forno.

Propósito: Analisar uma forma de pensamento sobre a questão proposta para apontar os possíveis erros e comparar com suas próprias soluções.

Discuta com a turma:

Vocês pensaram como Carolina?

Quem discorda dela? Porque?

Carolina deixou de analisar alguma coisa importante para chegar a essas conclusões? O que?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os conceitos aprendidos, os passos que seguiram para realizar as marcações nos relógios analógicos e a importância do relógio para a organização do dia a dia.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregar para os alunos a atividade, deixar que leiam individualmente e façam a análise do enunciado da questão e realizem a atividade. Solicitar que atentem-se ao enunciado e ao tempo que a mãe de Karina indicou sobre momento da preparação do almoço. . Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, você pode registrar as soluções encontradas pelos alunos na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui e a resolução da atividade.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre as marcações de horas em relógios analógicos.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos, (EF01MA16)

Objetivos Específicos

Reconhecer as formas de verificação do tempo através de  relógios analógicos;

Marcar horas em relógios analógicos.

Conceito chave

Relógio analógico.

Recursos necessários

Folhas de atividades

Lápis, borracha, barbante e pregador.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Inicie uma roda de conversa sobre o relógio analógico. Você pode fazer um varal de ideias, pendure um barbante próximo ao quadro. Distribua uma folha para os alunos e peça que anotem tudo que sabem sobre o relógio analógico. Pendure as folhas no varal com pregadores. Peça a algum aluno que leia as folhas penduradas e questione se os alunos concordam ou não, vá fomentando as discussões. Após, mostre esse slide e compare com as folhas dos alunos, ou seja, se surgiu alguma coisa sobre os ponteiros dos relógios e as representações das horas e minutos.

Propósito: Levantar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao relógio analógico e lembrar conceitos importantes.

Discuta com a turma:

O que você lembrou sobre o relógio analógico?

Você tem relógio analógico?

Seu colega falou algo novo sobre o relógio analógico que você não sabia?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Mostre esse slide para os alunos, solicite que cada aluno reflita sobre os questionamentos e aponte qual dos pares de relógios apontam o melhor tempo de um pão assar no forno. Após, peça que exponham como pensaram sobre isso. Conduza a discussão acerca das respostas e estratégias utilizadas para chegar ao melhor tempo marcado nos relógios.

Propósito: Refletir sobre horas e minutos.

Discuta com a turma:

O que aconteceria se o pão ficasse no forno por horas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 a 7)

Orientações: Antes de iniciar a atividade, converse com os alunos sobre o tempo que os alimentos podem ficar no forno, se costumam prestar atenção quando seus familiares estão cozinhando e se já observaram o alimento assar no forno. Após essa conversa inicial, solicite aos alunos que individualmente iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises.

O Guia de Intervenção pode te ajudar a perceber as principais dificuldades dos alunos em relação à aula.

Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a atividade.

Discuta com a turma:

Algum dos alimentos leva mais de 1 hora para assar no forno?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 a 7)

Orientações: Agora, forme grupos de 3 componentes, convide-os a pensarem sobre essas questões. Entregue a atividade impressa e deixe que discutam, troquem com os colegas e criem suas estratégias para calcularem as horas que devem marcar nos relógios. É o momento de praticar. Circule pela sala e observe se está havendo troca. Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, faça as intervenções necessárias com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. Perceba se estão marcando nos relógios as horas corretas, se não estão fazendo confusão entre os ponteiros que marcam as horas e os minutos. Depois, solicite que os grupos exponham os caminhos que utilizaram para realizar as marcações nos relógios analógicos. Você pode usar as Atividades Complementares para enriquecer sua aula.

Propósito: Realizar as marcações nos relógios analógicos de acordo com o tempo correto de cada alimento no forno.

Discuta com a turma:

O que é preciso pensar sobre o relógio analógico para realizar as marcações das horas?

Vocês lembram qual o ponteiro que marca as horas? E qual marca os minutos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 a 7)

Orientações: Após as marcações nos relógios, é o momento de refletir sobre as questões.Passe para esse slide, nele contém questões para os alunos analisarem. Solicite ao grupo que respondam às questões. Reserve um tempo para que exponham suas respostas.

Materiais Complementares

Professor, você pode consultar esse site para informações sobre como ler as horas em relógios analógicos. A Coleção “O tempo não Para” traz importantes considerações sobre o Tempo. O Mathema faz algumas reflexões importantes sobre aprender a ler problemas em Matemática.

Propósito: Refletir sobre o tempo dos alimentos no forno, fazendo comparações.

Discuta com a turma:

Como vocês fizeram para descobrir os horários que cada alimento ficou pronto?

O alimento que ficou menor tempo no forno foi o primeiro a ficar pronto?

O alimento que ficou mais tempo no forno foi o último a ficar pronto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, mostrando seus resultados, passe para este slide. Proponha aos alunos que leiam as considerações de Carolina, analisem, e registrem no papel. Após, deixe que leiam suas anotações e pergunte à turma se concordam ou não com Carolina, aqueles que discordarem pergunte o porquê. Veja se os alunos perceberam que Carolina desconsiderou a diferença no tempo que cada alimento tinha que ficar no forno.

Propósito: Analisar uma forma de pensamento sobre a questão proposta para apontar os possíveis erros e comparar com suas próprias soluções.

Discuta com a turma:

Vocês pensaram como Carolina?

Quem discorda dela? Porque?

Carolina deixou de analisar alguma coisa importante para chegar a essas conclusões? O que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os conceitos aprendidos, os passos que seguiram para realizar as marcações nos relógios analógicos e a importância do relógio para a organização do dia a dia.

Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregar para os alunos a atividade, deixar que leiam individualmente e façam a análise do enunciado da questão e realizem a atividade. Solicitar que atentem-se ao enunciado e ao tempo que a mãe de Karina indicou sobre momento da preparação do almoço. . Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, você pode registrar as soluções encontradas pelos alunos na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui e a resolução da atividade.

Propósito: Avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre as marcações de horas em relógios analógicos.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano