Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias pessoais para o cálculo da multiplicação
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias convencionais e não convencionais de cálculos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar
Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
Reconhecer os numerais e quantidades.
Possuir noções a respeito do conceito de multiplicação.
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação.
Conceito-chave
Estratégias de cálculo da multiplicação.
Recursos necessários
- Lápis.
- Papel.
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Familiarizar os alunos com o conteúdo a ser explorado na aula.
Orientações: Professor, inicie explorando o conceito de multiplicação e permita que os alunos exponham seus conhecimentos a respeito do conceito a ser trabalhado, a fim de verificar os conhecimentos prévios dos estudantes. Esclareça que podem existir diversas formas de realizar cálculos, inclusive de multiplicação, introduzindo o assunto a ser abordado na aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos resolver essa operação?
- Vocês conseguem pensar em estratégias para a resolução dessa operação?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Deixe que eles realizem a leitura individualmente. Em seguida, faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
- Qual é a operação que deve ser realizada?
- Quais estratégias podemos utilizar?
- Quantos dias há em uma semana?
Após o levantamento dos dados, deixe que tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão resolvendo o problema, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Materiais Complementares:
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem no quadro, para o restante da sala, as estratégias que utilizaram para realizar a operação. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram em cada solução apresentada.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou da mesma forma?
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- O que elas têm de diferente?
- Alguém utilizou desenhos para registrar o cálculo?
- De quantas formas é possível realizar esta operação?
Materiais complementares:
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: É possível que os alunos optem pela realização de desenhos e esquemas para a resolução dos cálculos. Neste caso, inicialmente descobre-se quantos ovos as galinhas botam por dia. Em seguida, calcula-se quantos ovos serão postos em 7 dias.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Por onde começamos a resolução neste caso?
- Alguém mais utilizou desenhos diferentes?
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Neste caso, buscou-se relacionar a quantidade de ovos postos por cada galinha e a quantidade de dias propostos no problema.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Por onde começamos a resolução neste caso?
- Qual o primeiro dado a ser considerado?
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Aqui, buscou-se inicialmente descobrir quantos ovos uma galinha bota em 7 dias. Em seguida, calculou-se quantos ovos as 12 galinhas botariam em 7 dias.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Por onde começamos a resolução neste caso?
- Qual o primeiro dado a ser considerado?
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Nos casos seguintes, os cálculos são realizados com base nas operações de adição de parcelas iguais e decomposição dos numerais. Caso estratégias como essa não tenham sido apresentadas pelos alunos, é importante que o professor apresente as várias formas de realizar os cálculos, a fim de repertoriá-los.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Quais operações temos que realizar?
- Somamos vários números iguais. Há outra operação que pode ser realizada?
- Decompor os numerais pode nos ajudar a realizar os cálculos?
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Nos casos seguintes, os cálculos são realizados com base nas operações de adição de parcelas iguais e decomposição dos numerais. Caso estratégias como essa não tenham sido apresentadas pelos alunos, é importante que o professor apresente as várias formas de realizar os cálculos, a fim de repertoriá-los.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Quais operações temos que realizar?
- Somamos vários números iguais. Há outra operação que pode ser realizada?
- Decompor os numerais pode nos ajudar a realizar os cálculos?
Painel De Soluções (slides de 5 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Nos casos seguintes, os cálculos são realizados com base nas operações de adição de parcelas iguais e decomposição dos numerais. Caso estratégias como essa não tenham sido apresentadas pelos alunos, é importante que o professor apresente as várias formas de realizar os cálculos, a fim de repertoriar o aluno.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Quais operações temos que realizar?
- Somamos vários números iguais. Há outra operação que pode ser realizada?
- Decompor os numerais pode nos ajudar a realizar os cálculos?
Materiais complementares:
Para saber mais, acesse aqui um artigo que discute estratégias de multiplicação.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.
Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Vocês já haviam pensado nessas estratégias para resolver operações?
RAIO X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de estratégias de cálculo da multiplicação.
Materiais Complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_04NUM03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo Online: Memória da tabuada
Jogo Online: Mergulho dos números
Jogo Online: Quebra-cabeça da multiplicação
Padlet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano é a atividade principal, entretanto, a atividade de aquecimento é interessante, pois introduz o conceito de multiplicação como a adição de parcelas iguais. Você pode enviar a atividade anteriormente por WhatsApp ou similar e pedir que os alunos a devolvam pelo mesmo meio.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação. Para a realização da atividade, os alunos precisam ter acesso à situação problema do slide 4. Se estiver em uma videoconferência, apresente o slide com a situação problema e realize a atividade e discussão por esse mesmo meio. Caso esteja em uma aula assíncrona/síncrona por WhatsApp ou ferramenta semelhante, envie a situação por meio de um texto ou de um áudio para que os alunos a copiem no caderno. Questione os alunos:
- Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
- Qual é a operação que deve ser realizada?
- Quais estratégias podemos utilizar?
- Quantos dias há em uma semana?
Os alunos também podem responder às questões o vivo, se for uma videoconferência, ou por meio de texto ou áudio, se for por WhatsApp. Pergunte de quais formas eles poderiam resolver esse problema. Explique que devem anotar todas as formas possíveis de chegar à resolução da situação. Depois, peça que alguns alunos compartilhem as suas estratégias por meio da escrita, desenhos ou áudio. Além de escrever, peça que expliquem como chegaram a essa conclusão. Uma outra forma de compartilhar as soluções é fazer um mural compartilhado através do Padlet para que os alunos escrevam e demonstrem as suas soluções. Este Padlet pode ser compartilhado, inclusive com as famílias.
Painel de soluções
Compartilhe ou fotografe os slides do painel de soluções e compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Mostre cada um dos slides e de um tempo para que os alunos analisem cada uma das soluções apresentadas. Se os alunos tiverem realizado o Padlet, compartilhe o mural também para que possam compará-los.
Os alunos podem observar as soluções encontradas, escrever, fotografar ou enviar áudios, respondendo-as ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, complementar o painel. Estimule a discussão através de alguns questionamentos:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Quais operações temos que realizar?
- Somamos vários números iguais. Há outra operação que pode ser realizada?
- Decompor os numerais pode nos ajudar a realizar os cálculos?
Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade poderia ser na parte de elaborar outras estratégias de cálculos e discuti-las com os alunos para que percebam que há várias formas de se chegar a um mesmo resultado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar
Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
Reconhecer os numerais e quantidades.
Possuir noções a respeito do conceito de multiplicação.
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação.
Conceito-chave
Estratégias de cálculo da multiplicação.
Recursos necessários
- Lápis.
- Papel.
- Atividades impressas.