Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Dyone Andrade
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos
Resolver problemas que envolvem a tabuada na reta numerada.
Conceito-chave
Solucionar a situação problema utilizando a tabuada representada na reta numerada.
Recursos necessários
- Folha impressa;
- Lápis;
- Régua.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue.Você pode representar alguns exemplos de tabuadas na reta numerada, desenhando-as no quadro.
Propósito: Resgatar os conhecimentos a respeito das regularidades das tabuadas na reta numerada.
Discuta com a turma:
- O que a reta numerada tem haver com as tabuadas?
- Como podemos representá-las?
- Vamos fazer alguns exemplos?
- O que precisamos observar para registrar diferentes tabuadas na reta?
- A reta numerada auxilia para descobrir os produtos da multiplicação?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Oriente seus alunos a observarem a regularidade que determinará o preenchimento da reta numerada com a tabuada correta. No segundo momento, oriente que resolvam os produtos das multiplicações pedidas e depois encontrem a letra que corresponde ao produto na reta numerada e que então reorganizem-as para descobrirem o nome. Dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.
Para maiores informações sobre as possíveis intervenções que deverão ser feitas, acesse o Guia de Intervenção deste plano.
Discuta com a turma:
- Como vocês encontraram o nome do personagem?
- Como podemos fazer para encontrar as letras que correspondem aos fatores ?
- Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
Propósito: Utilizar a reta numerada para trabalhar as regularidades das tabuadas.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Oriente seus alunos a observarem a regularidade que determinará o preenchimento da reta numerada com a tabuada correta. No segundo momento, oriente que resolvam os produtos das multiplicações pedidas e depois encontrem a letra que corresponde ao produto na reta numerada e que então reorganizem-as para descobrirem o nome. Dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.
Para maiores informações sobre as possíveis intervenções que deverão ser feitas, acesse o Guia de Intervenção deste plano.
Discuta com a turma:
- Como vocês encontraram o nome do personagem?
- Como podemos fazer para encontrar as letras que correspondem aos fatores ?
- Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
Propósito: Utilizar a reta numerada para trabalhar as regularidades das tabuadas.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 6 a 8 )
Orientação: Discuta com os alunos como fizeram para descobrir qual a tabuada que completa a reta numerada. Pergunte que regularidades foram observadas para que chegassem à tabuada do três. Oriente-os que as letras do nome do personagem estarão embaralhadas e que terão de reorganizá-las. Chame a atenção dos alunos que nesta reta a tabuada do três vai além do 3 x 10. Pergunte até que número chega. Na questão 3, há muitas possibilidades de resposta.Peça que socializem o nome que descobriram na reta numerada e expliquem quais multiplicações fizeram para encontrar. Deixe que registrem no quadro as descobertas e dê créditos à elas, escrevendo o nome dos “autores”.
Discuta com a turma:
- Como você chegou às respostas?
- Qual a tabuada da reta numerada?
- Como fez para descobrir o nome do personagem?
- Que outros nomes puderam ser formados?
- Quais tabuadas que você usou para formar o nome próprio?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 6 a 8 )
Orientação: Discuta com os alunos como fizeram para descobrir qual a tabuada que completa a reta numerada. Pergunte que regularidades foram observadas para que chegassem à tabuada do três. Oriente-os que as letras do nome do personagem estarão embaralhadas e que terão de reorganizá-las. Chame a atenção dos alunos que nesta reta a tabuada do três vai além do 3 x 10. Pergunte até que número chega. Na questão 3, há muitas possibilidades de resposta.Peça que socializem o nome que descobriram na reta numerada e expliquem quais multiplicações fizeram para encontrar. Deixe que registrem no quadro as descobertas e dê créditos à elas, escrevendo o nome dos “autores”.
Discuta com a turma:
- Como você chegou às respostas?
- Qual a tabuada da reta numerada?
- Como fez para descobrir o nome do personagem?
- Que outros nomes puderam ser formados?
- Quais tabuadas que você usou para formar o nome próprio?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 6 a 8 )
Orientação: Discuta com os alunos como fizeram para descobrir qual a tabuada que completa a reta numerada. Pergunte que regularidades foram observadas para que chegassem à tabuada do três. Oriente-os que as letras do nome do personagem estarão embaralhadas e que terão de reorganizá-las. Chame a atenção dos alunos que nesta reta a tabuada do três vai além do 3 x 10. Pergunte até que número chega. Na questão 3, há muitas possibilidades de resposta.Peça que socializem o nome que descobriram na reta numerada e expliquem quais multiplicações fizeram para encontrar. Deixe que registrem no quadro as descobertas e dê créditos à elas, escrevendo o nome dos “autores”.
Discuta com a turma:
- Como você chegou às respostas?
- Qual a tabuada da reta numerada?
- Como fez para descobrir o nome do personagem?
- Que outros nomes puderam ser formados?
- Quais tabuadas que você usou para formar o nome próprio?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Conseguiram compreender o uso da reta numerada para encontrar os produtos das tabuadas?
- E para resolver situações-problema? Facilitou?
- Ficou alguma dúvida?
Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.
Raio X
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.
Materiais Complementares: