10779
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Problemas usando a tabuada na reta numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver problemas que envolvem a tabuada na reta numerada

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Dyone Andrade

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Resolver problemas que envolvem a tabuada na reta numerada.

Conceito-chave

Solucionar a situação problema utilizando a tabuada representada na reta numerada.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis;
  • Régua.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue.Você pode representar alguns exemplos de tabuadas na reta numerada, desenhando-as no quadro.

Propósito: Resgatar os conhecimentos a respeito das regularidades das tabuadas na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O que a reta numerada tem haver com as tabuadas?
  • Como podemos representá-las?
  • Vamos fazer alguns exemplos?
  • O que precisamos observar para registrar diferentes tabuadas na reta?
  • A reta numerada auxilia para descobrir os produtos da multiplicação?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Oriente seus alunos a observarem a regularidade que determinará o preenchimento da reta numerada com a tabuada correta. No segundo momento, oriente que resolvam os produtos das multiplicações pedidas e depois encontrem a letra que corresponde ao produto na reta numerada e que então reorganizem-as para descobrirem o nome. Dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Para maiores informações sobre as possíveis intervenções que deverão ser feitas, acesse o Guia de Intervenção deste plano.

Discuta com a turma:

  • Como vocês encontraram o nome do personagem?
  • Como podemos fazer para encontrar as letras que correspondem aos fatores ?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a reta numerada para trabalhar as regularidades das tabuadas.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Oriente seus alunos a observarem a regularidade que determinará o preenchimento da reta numerada com a tabuada correta. No segundo momento, oriente que resolvam os produtos das multiplicações pedidas e depois encontrem a letra que corresponde ao produto na reta numerada e que então reorganizem-as para descobrirem o nome. Dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Para maiores informações sobre as possíveis intervenções que deverão ser feitas, acesse o Guia de Intervenção deste plano.

Discuta com a turma:

  • Como vocês encontraram o nome do personagem?
  • Como podemos fazer para encontrar as letras que correspondem aos fatores ?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a reta numerada para trabalhar as regularidades das tabuadas.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 6 a 8 )

Orientação: Discuta com os alunos como fizeram para descobrir qual a tabuada que completa a reta numerada. Pergunte que regularidades foram observadas para que chegassem à tabuada do três. Oriente-os que as letras do nome do personagem estarão embaralhadas e que terão de reorganizá-las. Chame a atenção dos alunos que nesta reta a tabuada do três vai além do 3 x 10. Pergunte até que número chega. Na questão 3, há muitas possibilidades de resposta.Peça que socializem o nome que descobriram na reta numerada e expliquem quais multiplicações fizeram para encontrar. Deixe que registrem no quadro as descobertas e dê créditos à elas, escrevendo o nome dos “autores”.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou às respostas?
  • Qual a tabuada da reta numerada?
  • Como fez para descobrir o nome do personagem?
  • Que outros nomes puderam ser formados?
  • Quais tabuadas que você usou para formar o nome próprio?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 6 a 8 )

Orientação: Discuta com os alunos como fizeram para descobrir qual a tabuada que completa a reta numerada. Pergunte que regularidades foram observadas para que chegassem à tabuada do três. Oriente-os que as letras do nome do personagem estarão embaralhadas e que terão de reorganizá-las. Chame a atenção dos alunos que nesta reta a tabuada do três vai além do 3 x 10. Pergunte até que número chega. Na questão 3, há muitas possibilidades de resposta.Peça que socializem o nome que descobriram na reta numerada e expliquem quais multiplicações fizeram para encontrar. Deixe que registrem no quadro as descobertas e dê créditos à elas, escrevendo o nome dos “autores”.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou às respostas?
  • Qual a tabuada da reta numerada?
  • Como fez para descobrir o nome do personagem?
  • Que outros nomes puderam ser formados?
  • Quais tabuadas que você usou para formar o nome próprio?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 6 a 8 )

Orientação: Discuta com os alunos como fizeram para descobrir qual a tabuada que completa a reta numerada. Pergunte que regularidades foram observadas para que chegassem à tabuada do três. Oriente-os que as letras do nome do personagem estarão embaralhadas e que terão de reorganizá-las. Chame a atenção dos alunos que nesta reta a tabuada do três vai além do 3 x 10. Pergunte até que número chega. Na questão 3, há muitas possibilidades de resposta.Peça que socializem o nome que descobriram na reta numerada e expliquem quais multiplicações fizeram para encontrar. Deixe que registrem no quadro as descobertas e dê créditos à elas, escrevendo o nome dos “autores”.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou às respostas?
  • Qual a tabuada da reta numerada?
  • Como fez para descobrir o nome do personagem?
  • Que outros nomes puderam ser formados?
  • Quais tabuadas que você usou para formar o nome próprio?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Conseguiram compreender o uso da reta numerada para encontrar os produtos das tabuadas?
  • E para resolver situações-problema? Facilitou?
  • Ficou alguma dúvida?

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Dyone Andrade

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Resolver problemas que envolvem a tabuada na reta numerada.

Conceito-chave

Solucionar a situação problema utilizando a tabuada representada na reta numerada.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis;
  • Régua.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue.Você pode representar alguns exemplos de tabuadas na reta numerada, desenhando-as no quadro.

Propósito: Resgatar os conhecimentos a respeito das regularidades das tabuadas na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O que a reta numerada tem haver com as tabuadas?
  • Como podemos representá-las?
  • Vamos fazer alguns exemplos?
  • O que precisamos observar para registrar diferentes tabuadas na reta?
  • A reta numerada auxilia para descobrir os produtos da multiplicação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Oriente seus alunos a observarem a regularidade que determinará o preenchimento da reta numerada com a tabuada correta. No segundo momento, oriente que resolvam os produtos das multiplicações pedidas e depois encontrem a letra que corresponde ao produto na reta numerada e que então reorganizem-as para descobrirem o nome. Dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Para maiores informações sobre as possíveis intervenções que deverão ser feitas, acesse o Guia de Intervenção deste plano.

Discuta com a turma:

  • Como vocês encontraram o nome do personagem?
  • Como podemos fazer para encontrar as letras que correspondem aos fatores ?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a reta numerada para trabalhar as regularidades das tabuadas.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Oriente seus alunos a observarem a regularidade que determinará o preenchimento da reta numerada com a tabuada correta. No segundo momento, oriente que resolvam os produtos das multiplicações pedidas e depois encontrem a letra que corresponde ao produto na reta numerada e que então reorganizem-as para descobrirem o nome. Dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Para maiores informações sobre as possíveis intervenções que deverão ser feitas, acesse o Guia de Intervenção deste plano.

Discuta com a turma:

  • Como vocês encontraram o nome do personagem?
  • Como podemos fazer para encontrar as letras que correspondem aos fatores ?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a reta numerada para trabalhar as regularidades das tabuadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 6 a 8 )

Orientação: Discuta com os alunos como fizeram para descobrir qual a tabuada que completa a reta numerada. Pergunte que regularidades foram observadas para que chegassem à tabuada do três. Oriente-os que as letras do nome do personagem estarão embaralhadas e que terão de reorganizá-las. Chame a atenção dos alunos que nesta reta a tabuada do três vai além do 3 x 10. Pergunte até que número chega. Na questão 3, há muitas possibilidades de resposta.Peça que socializem o nome que descobriram na reta numerada e expliquem quais multiplicações fizeram para encontrar. Deixe que registrem no quadro as descobertas e dê créditos à elas, escrevendo o nome dos “autores”.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou às respostas?
  • Qual a tabuada da reta numerada?
  • Como fez para descobrir o nome do personagem?
  • Que outros nomes puderam ser formados?
  • Quais tabuadas que você usou para formar o nome próprio?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 6 a 8 )

Orientação: Discuta com os alunos como fizeram para descobrir qual a tabuada que completa a reta numerada. Pergunte que regularidades foram observadas para que chegassem à tabuada do três. Oriente-os que as letras do nome do personagem estarão embaralhadas e que terão de reorganizá-las. Chame a atenção dos alunos que nesta reta a tabuada do três vai além do 3 x 10. Pergunte até que número chega. Na questão 3, há muitas possibilidades de resposta.Peça que socializem o nome que descobriram na reta numerada e expliquem quais multiplicações fizeram para encontrar. Deixe que registrem no quadro as descobertas e dê créditos à elas, escrevendo o nome dos “autores”.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou às respostas?
  • Qual a tabuada da reta numerada?
  • Como fez para descobrir o nome do personagem?
  • Que outros nomes puderam ser formados?
  • Quais tabuadas que você usou para formar o nome próprio?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 6 a 8 )

Orientação: Discuta com os alunos como fizeram para descobrir qual a tabuada que completa a reta numerada. Pergunte que regularidades foram observadas para que chegassem à tabuada do três. Oriente-os que as letras do nome do personagem estarão embaralhadas e que terão de reorganizá-las. Chame a atenção dos alunos que nesta reta a tabuada do três vai além do 3 x 10. Pergunte até que número chega. Na questão 3, há muitas possibilidades de resposta.Peça que socializem o nome que descobriram na reta numerada e expliquem quais multiplicações fizeram para encontrar. Deixe que registrem no quadro as descobertas e dê créditos à elas, escrevendo o nome dos “autores”.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou às respostas?
  • Qual a tabuada da reta numerada?
  • Como fez para descobrir o nome do personagem?
  • Que outros nomes puderam ser formados?
  • Quais tabuadas que você usou para formar o nome próprio?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Conseguiram compreender o uso da reta numerada para encontrar os produtos das tabuadas?
  • E para resolver situações-problema? Facilitou?
  • Ficou alguma dúvida?

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano