Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada (slides de 3 a 5)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Retome com os alunos os conceitos de adição como operação inversa da subtração, além do vocabulário próprio da Matemática como: parcela, soma, minuendo, subtraendo, resto. Esses conceitos serão importantes para a realização do jogo. Proponha a realização da operação e disponha de um tempo para que os alunos tentem resolver. Em seguida, resolva a operação no quadro, de maneira coletiva.
Propósito: Explicar sobre a atividade a ser realizada na aula.
Retomada (slides de 3 a 5)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:Orientações: Retome com os alunos os conceitos de adição como operação inversa da subtração, além do vocabulário próprio da Matemática como: parcela, soma, minuendo, subtraendo, resto. Esses conceitos serão importantes para a realização do jogo. Proponha a realização da operação e disponha de um tempo para que os alunos tentem resolver. Em seguida, resolva a operação no quadro, de maneira coletiva.
Propósito: Explicar sobre a atividade a ser realizada na aula.
Retomada (slides de 3 a 5)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Questione os alunos sobre o significado da palavra “oculto”, explique sobre o objetivo do jogo e faça “combinados” para que o jogo transcorra de maneira organizada e prazerosa. Informe também que eles terão que registrar os ponto feitos e que poderão utilizar o caderno para fazer operações caso acharem necessário.
Propósito: Explicar sobre a atividade a ser realizada na aula.
Atividade principal
Tempo sugerido:15 minutos.
Orientação: Divida a turma em trios e apresente aos alunos as regras do jogo. Cada trio deverá receber cinco “jogos” de 3 cartões contendo operações de adição. Cada cartão deve ter a identificação “parcela”, “parcela” e “soma”. Um aluno do trio, atuando como mediador, apresenta o cartão “Soma” e entrega as parcelas aos demais jogadores, sem que um veja o cartão do outro. Lance o desafio para que cada um descubra o número que está no cartão do colega. A cada rodada, pode haver um revezamento entre os alunos do trio, para que todos possam atuar como mediador e como jogador. Os alunos devem anotar seus pontos. Cada acerto valerá 1 ponto. Circule pela sala enquanto os alunos jogam e observe como calculam. Faça perguntas e aplique as intervenções necessárias.
Após a realização do jogo, as duplas devem apresentar seus resultados.
Propósito: Utilizar o algoritmo da subtração em um contexto lúdico.
Discuta com a turma:
- Como vocês farão para descobrir o número oculto?
- De que forma os números revelados podem ajudá-los a descobrir?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Painel De Soluções (slides de 7 a 9)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide os trios para que demonstrem, para o restante da sala, seus resultados e as estratégias utilizadas para realizar as operações. É esperado que os alunos tenham recorrido à utilização de algoritmos para descobrir o número que está com o colega. Nos slides referentes ao “painel de soluções” serão apresentadas possíveis soluções e resultados.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para descobrir o número oculto?
- Alguém pensou da mesma forma?
- Há outras maneiras de fazer esta descoberta?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Painel De Soluções (slides de 7 a 9)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Aproveite este momento para retomar as regras de resolução do algoritmo da subtração, como os reagrupamentos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Painel De Soluções (slides de 7 a 9)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Aproveite este momento para retomar as regras de resolução do algoritmo da subtração, como os reagrupamentos. Em caso de erros, abra a discussão para a turma para que reflitam sobre o erro e apontem o que deveria ser feito para que a operação apresente o resultado correto.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Por que o colega não descobriu o número correto?
- O que é preciso fazer?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês gostaram do jogo?
- O que foi possível aprender com esse jogo?
- Foi possível pensar em Matemática durante a realização do jogo?
- Qual a importância dos cálculos na realização desse jogo?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo da subtração.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar